Listas

12 shooters que fizeram nossa alegria em 30 anos (Parte 3)

por Charles Paim
12 shooters que fizeram nossa alegria em 30 anos (Parte 3)

Trazemos para vocês a terceira (e última) parte de nossa série de shooters que fizeram história ao longo dos últimos 30 anos. Com isso, damos nossa pequena contribuição para que este estilo de jogo permaneça vivo, apesar das poucas novidades que tivemos recentemente.

Shooters - Resogun

Space Invaders

Começamos em grande estilo, com um dos maiores clássicos da história, lançado na década de 70 para os arcades, mais precisamente em 1978. Serviu de inspiração para dezenas de jogos posteriores, com sua jogabilidade simples e inovadora para a época.. Basicamente, enfrentava-se uma exército de naves no topo da tela que, a cada vez que eram totalmente destruídas, voltavam novamente, cada vez mais rápidas. Space Invarders também ganhou versões para consoles, como o Atari 2600, NES, entre outros.

Demon Attack

Mais um clássico do Atari 2600. É um shooter vertical, no qual sua nave se desloca apenas lateralmente. Seus dois principais diferenciais são possuir modo cooperativo para dois jogadores e, nos níveis mais avançados, as naves inimigas se dividirem em naves menores ao serem atingidas.

Bosconian

Lançado pela Namco em 1981 para os arcades, era um shooter sensacional para a época, possuía até uma voz sintetizada que falava “blast off” no início de cada fase. Guiando-se por um radar, era necessário destruir todas as naves inimigas espalhadas pelo espaço, que somente eram destruídas quando recebiam um tiro em cheio no núcleo.

UN Squadron

Jogo lançado pela Capcom, também conhecido como Area 88, inicialmente para os arcades e, posteriormente, para o Super NES.. Gráficos e efeitos sonoros excelentes, chefes de fase desafiadores e além disso, permite dois jogadores simultâneos, algo infelizmente ausente na versão caseira.

Aleste

Shooter fantástico, foi lançado para praticamente todas as plataformas. Sua estréia foi no Sega Master System em 1988, atingindo seu ápice na versão do Super NES, que se chamava Super Aleste. Possui scroll vertical, dificuldade bastante desafiadora.

1942

Shooter vertical criado pela Capcom, era inspirado na segunda guerra mundial. Ganhou várias continuações, entre elas o 1944 que permitia modo cooperativo para dois jogadores. Tinha detalhes interessantes, como o pouso e decolagem em um porta-aviões a cada transição de fases.

Soldner-X

Lançado inicialmente para PC, ainda ganhou uma continuação posterior. Apesar de não conter aspectos inovadores, é um shooter horizontal bastante competente, com bons gráficos e efeitos sonoros. A dificuldade é mediana, comparando-o com outros concorrentes. Posteriormente, foi lançado para o PlayStation 3.

Blazing Star

Mesmo desenvolvendo dezenas de jogos de luta, a SNK também mostrava bastante competência, quase fugia um pouco do estilo costumeiro, e produzia bons jogos, como o Blazing Star. Da mesma forma que o Soldner-X, apesar de não trazer inovação, era muito divertido, principalmente no modo cooperativo.

Viewpoint

Outro shooter competente da SNK. Gráficos poderosos, trilha sonora muito boa e um scroll diferenciado, no qual a tela se deslocava diagonalmente. Posteriormente, ganhou versão para o Sega Mega Drive.

Phelios

Bom shooter vertical do Sega Mega Drive, inspirado na mitologia grega. Gráficos e efeitos sonoros bacanas, chefes de fase legais, mas pecava por não ser tão desafiador. Apesar deste defeito, era bastante divertido e valia à pena jogar até finalizá-lo.

Fantasy Zone II

Shooter lançado inicialmente para o Sega Master System ,e, posteriormente, para o Sega Mega Drive (com o nome de Super Fantasy Zone), era um um jogo bastante pitoresco: sua nave era um bichinho estranho, que possuía asas e tinha pés quando se aproximava do solo. Era possível comprar armamentos e outros acessórios para melhorar aspectos de sua nave, como o poder de fogo, e a velocidade. Cada fase trazia um respectivo chefe, que nem sempre era tão fácil de ser batido

Super Stardust HD

Lançado inicialmente para o PS3, ganhou um bom upgrade na nova geração, sendo um dos poucos representantes dos shooters do PlayStation 4. Sua jogabilidade é muito interessante, pois usa-se um analógico esquerdo para deslocar a nave, e o direito para direcionar o tiro nos inimigos. Sua criadora é a Housemarque, a mesma do sensacional Resogun.

Shooters representados em grande estilo

Esperamos que vocês tenham gostado de nossa homenagem 🙂 Comentem e contem pra gente a experiência de vocês com estes clássicos!