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5 coisas do Pro Evolution Soccer que você viu há 20 anos

por Charles Paim
5 coisas do Pro Evolution Soccer que você viu há 20 anos

Pro Evolution Soccer não nasceu com este nome. Também conhecido como Winning Eleven no Japão, sua primeira versão foi lançada há 20 anos para o Super Nintendo (ou Super Famicom, no Japão) há 20 anos, com o nome de International Super Star Soccer. Ainda não tinhamos embates online naquela época, e frequentemente a galera se encontrava para jogar, seja nas saudosas locadoras de bairro, seja na casa de alguém que tivesse o console.

Para relembrar um pouco estes momentos inesquecíveis, resolvemos mostrar 5 coisas bacanas que tínhamos presentes no ISSS, que com certeza nossos leitores com mais de 25 anos vão se lembrar de todas elas. E os leitores menores de 25 anos terão a oportunidade de conhecer um pouco deste jogo que fazia a alegria da garotada da época e que provavelmente conheceram o Pro Evolution Soccer através do nosso querido Playstation.

Recurso Anti-Pausa

Quem já não sentiu raiva naquele momento que você tem total certeza que vai fazer um gol, aí seu adversário pausa a partida justamente neste momento (acidental ou propositalmente), e aquele gol garantido vai pro espaço? Pois é, no ISSS não tínhamos este problema, no momento que um jogador apertasse o botão Select, um símbolo com 2 setas aparecia ao lado da bandeira do time que solicitou a interrupção (veja na imagem abaixo) e o jogo somente pausava quando a partida era interrompida por uma lateral, escanteio, impedimento, etc. Principalmente nos torneios com a galera, era um recurso extremamente útil e seria muito bom termos de volta no Pro Evolution Soccer.

PES - Anti-Pausa

Disputa de cara ou coroa

Um momento clássico do ISSS. Antes de começar a partida, os jogadores disputavam, via cara ou coroa, quem teria o direito de escolher entre efetuar a saída de bola ou começar a partida do lado desejado.

PES - Cara ou Coroa

Seleção de árbitro

Que tal ter a opção de escolher um árbitro mais rígido, que parasse a partida por qualquer motivo, ou um árbitro mais tranqullo, e que deixasse a partida rolar? O ISSS nos permitia selecionar o árbitro de nossa preferência antes de começar a partida.

PES - Escolha de Árbitro

Gol de ouro

Estamos há muito tempo acostumados com o esquema de partida normal, prorrogação e disputa de pênaltis. Mas o ISSS nos dava a feliz oportunidade de optar pelo “Gol de Ouro”, ou seja, após a prorrogação, vencia o time que primeiro fizer um gol. Particularmente, sinto muita falta desta opção nas versões atuais do Pro Evolution Soccer.

PES - Gol de Ouro

Handicap

Tinha alguém na turma que destruía os adversários? Tinha alguém na turma que estava começando a jogar agora? Nenhum destes motivos era problema para o ISSS, era possível ajustar o Handicap e permitir, com isso, enfraquecer o time de um adversário mais habilidoso, ou fortalecer o time de um adversário inexperiente, possibilitando, assim, equiparar adversários com habilidades muito discrepantes.

PES - Handicap

E vocês? Tem outras coisas do ISSS ou de outras versões do Pro Evolution Soccer que vocês sentem saudades? Compartilhem com a gente! 🙂