Listas

5 perguntas essenciais para o Pro Evolution Soccer

por Charles Paim
5 perguntas essenciais para o Pro Evolution Soccer

Pro Evolution Soccer volta aos holofotes novamente, com uma enxurrada de notícias sobre sua nova versão, o PES 2017. É inegável que sua versão atual mostra um amadurecimento muito maior na utilização da Fox Engine, mas também é muito claro que existem aspectos que deixam a desejar e precisam evoluir o mais rápido possível.

Todo fã de PES lembra do tempo que a liderança entre os jogos de futebol digital era absoluta, e acreditamos que reverter novamente este quadro é perfeitamente possível, desde que a Konami permaneça atenta ao mercado e possa se adequar às novas exigências do tão competitivo mercado de games.

Quando o serviço online será robusto de verdade?

Desde a primeira versão na qual era possível jogar online, a conexão entre os jogadores é P2P (Peer to Peer) ou seja, o desempenho adequado na partida depende exclusivamente da qualidade de conexão entre os jogadores.

O PES precisa, urgentemente, de uma estrutura robusta de servidores, que possa nos dar os benefícios que já vemos há muitos anos em outros jogos, como um controle efetivo dos cheaters, pesquisar adversários de acordo com a qualidade da conexão ou com o nível de habilidade, entre outros.

Quando teremos um Open Beta para testarmos a qualidade do serviço online antecipadamente?

Esta pergunta está atrelada à anterior. O modo online veio pra ficar, e um bom desempenho neste sentido, está cada vez mais fazendo a diferença entre o sucesso e o fracasso de um jogo. Se um grupo seleto de jogadores ao redor do mundo, pudesse testar o modo online muito antes do lançamento oficial, muitos problemas poderiam ser corrigidos antecipadamente, e teríamos um jogo muito redondo chegando às lojas.

Quando os recursos que gostamos deixarão de ser podados sem maiores explicações?

Infelizmente, o corte de funcionalidades ou modos de jogo que curtimos no PES tradicionalmente são cortadas ano após ano, sem maiores explicações, como a barra de equilíbrio, modo de comunidade, cenários (partidas que começam com determinado placar e precisam ser revertidas), disputa de cara e coroa, entre outros. Temos até algumas que duram apenas uma versão e nunca mais aparecem, como mudança de estilo de jogo a depender se o time esta na frente do placar ou não.

PES - Mudança de Estratégia Tempo e Placar

Quando poderemos compartilhar com os amigos nossas customizações?

Imagine o quão legal seria compartilhar seu plano de jogo ou o time que você criou com toda a rede de jogadores? Quando você fosse jogar na casa de um amigo, era só baixar a tática na nuvem, e não precisaria perder tempo fazendo a tática do zero ou importando de um pendrive.

PES 2016 - Plano de Jogo

Quando poderemos ver os replays de todos os jogadores, ou assistir as partidas ao vivo?

Se você pensou na Capcom Fighters Network, acertou em cheio. Precisamos de um modo que permita assistir partidas dos jogadores (gravadas ou em tempo real). Quem quer se aprimorar no jogo, sabe que é essencial acompanhar partidas de alto nível para melhorar o desempenho, e seria muito bem vindo ter acesso ao maior número de partidas possível a partir de uma network contida no próprio jogo.

Isso permitiria, inclusive, a disponibilidade de inúmeras estatísticas para estimular a competitividade entre os jogadores: ranking geral, ranking por time, ataque mais eficiente, defesa menos vazada, etc.

E você, fã do PES, o que acha essencial para que sua qualidade atinja um novo patamar? Compartilhe com a gente! 🙂

Confira também: