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Como funciona a unidade de processamento do PlayStation VR

por Tatiane Inês
Como funciona a unidade de processamento do PlayStation VR

Muitas novidades e informações foram reveladas durante a semana passada sobre o PlayStation VR. Porém, por se tratar de algo tão inovador e diferente do que já se viu anteriormente, várias perguntas ainda pairam no ar.

Uma delas é sobre a unidade de processamento do equipamento, aquela pequena caixinha preta que conecta o óculos ao PlayStation 4. Durante uma conferência aos desenvolvedores, a empresa forneceu um pequeno resumo do que a caixa faz ou não.

PlayStation VR unidade processamento

Segundo o Engenheiro sênior da Sony, Chris Norden, o equipamento não se trata de uma expansão ou upgrade de GPU ou CPU para o PlayStation 4: o console possui total capacidade de processamento de imagens e som que a tecnologia vai exigir.

O que ele faz, de acordo com Norden, é de processamento de áudio 3D baseada em objetos, bem como exibir as telas sociais em PSVR (ou seja, as saídas para a TV enquanto alguém está jogando um jogo com os óculos RV) e a interface do sistema PS4 em PSVR do “modo cinematográfico”.

PS VR Unidade processamento

Os desenvolvedores não precisam considerar para onde o jogador está olhando; eles simplesmente fixam uma fonte de áudio no espaço virtual e a unidade de processamento cuida de sintonizar essas fontes.

A unidade de processamento também conta com a exibição da “tela social”, que é o termo da Sony para uma segunda tela que poderá ser usada com o PlayStation VR. Ela permite que o PS4 envie uma imagem simultaneamente para o óculos e uma televisão.

PSVR_60_FPS_destacada

A tela social pode funcionar em dois modos: o “modo espelho” e o “modo separado”. No “modo de espelho”, a imagem que o usuário visualiza no óculos é mostrada na tela permitindo que aqueles na sala, mas fora da VR, compartilhem da experiência. No “modo separado” é transmitido áudio e imagens completamente diferentes da “tela social” a uma resolução de 720p e a 30 fps.

Falando em termos mais gerais, Norden confirmou que o PlayStation VR foi construído para ser compatível com uma “ampla gama” de IPD (distância inter pupilar), garantindo uma melhor adaptação dos desenvolvedores e usuários: “O PlayStation VR é projetado para acomodar uma ampla gama de IPDs. Haverá uma maneira de defini-lo, por usuário, no software do sistema”.