Especiais

Da expectativa à decepção, exclusivos que frustraram

por Thiago Lima
Da expectativa à decepção, exclusivos que frustraram

Os gigantes são anunciados com toda importância que merecem, com direito a vídeos, animações, torcida e muita festa. A expectativa é inevitável, fazendo com que os gamers gravem em sua imaginação o momento de ter o jogo em mãos e desfrutar de toda sua inovação e tecnologia, ou, quem sabe até, se emocionar com sua história.

PlayStation_Experience_2014

Mas, infelizmente, a realidade nem sempre segue esse script. Alguns deles cumprem parte desse papel, principalmente quando falamos da criação de uma enorme expectativa, mas falham na entrega do resultado final, tornando a experiência do usuário um verdadeiro trauma, seja pelo investimento, seja pela pura e simples decepção com o gameplay.

E ao falar em expectativa, um dos fatores que a aumenta, ainda mais que o normal, é a chamada exclusividade. Essa palavrinha mágica, que rende grandes discussões e que pode determinar a compra daquele ou deste console.

Nesse caso, podemos conversar sobre os exclusivos do nosso querido PlayStation 4. Por mais que amemos nosso console, alguns títulos não causaram um impacto muito positivo na época de seu lançamento e decepcionaram boa parte do público gamer.

Abaixo segue uma pequena lista com uma amostra de alguns games que obedeceram essa triste regra da decepção pós-lançamento, contendo o trailer de anúncio, que reforça a criação da expectativa de cada um deles.

3º lugar: DriveClub

O game que levou a medalha de bronze é DriveClub. Um jogo de corrida de carros que foi esperado por praticamente todos os proprietários do PS4, que tinha o potencial de ser um divisor de águas e recolocar o console no circuito dos grandes nomes dos simuladores.

A promessa, antes do lançamento, era de gráficos deslumbrantes e os desenvolvedores comentavam de todo tipo de inovação que o jogo ofereceria. Uma experiência com grande interação multiplayer. Nada mais que fantástico era esperado.

Mas, após o lançamento, logo em seguida da instalação do jogo, as reclamações começaram, transformando a expectativa em embaraço. O gameplay foi muito básico, contaminando até as possibilidade de customização, que eram extremamente simples.

O multiplayer também não funcionou inicialmente. Muito pelo fato de os desenvolvedores terem ignorado a necessidade de uma fase beta para testes. A impressão foi a de um lançamento incompleto, que prometeu muito e entregou muito pouco.

É bem verdade que na atualidade, após dezenas de gigabytes de atualizações, o game esteja em um nível bastante elevado, figurando entre os melhores do gênero para PS4. Entretanto, lá em outubro de 2014 a frustração foi enorme.

2º lugar: Street Fighter V

Esse jogo sim mexeu com o imaginário gamer. Faz parte da história de muitos jogadores, que chagaram a atual geração de consoles passando por variadas experiências em jogos de lutas, mas poucas tão marcantes quanto a da franquia Street Fighter.

Ryu e seus colegas foram prometidos com muito entusiasmo, provocando o clamor esperado para franquia. Chegariam “chutando a porta” e arrebatando o sucesso esperado pelas mecânicas e gameplays oferecidos.

Mas não foi bem assim, ao jogar o game muitos sentiram que o jogo foi lançado ainda incompleto, sem modo arcade e outras melhorias, que poderiam valorizar o jogo. Muitas das novidades estavam bloqueadas, causando muita irritação aos jogadores.

Mesmo que no momento o título esteja recebendo novos conteúdos, atualizações, melhorias, todas gratuitamente, os fãs se decepcionaram com o lançamento, principalmente pela necessidade em esperar até junho, quando o game finalmente estará completo.

1º lugar: The Order: 1886

O grande campeão de nossa lista de exclusivos do PS4 que decepcionaram já no lançamento é o The Order: 1886, um dos maiores desapontamentos da Sony.

Como os demais, as expectativas que o cercava eram as melhores possíveis, um universo único a ser explorado, um design bem elaborado, rico em detalhes, quase um filme com sequência de ações jogáveis, tudo o tornava um dos jogos mais esperados do ano.

Mas o que deu errado? O primeiro ponto a ser notado, logo após o lançamento foi a fluidez do gameplay, que ficou muito prejudicada, se tornando artificial e meio apressada, com os fatos do enredo sendo atropelados constantemente. A experiência não era muito interativa, o que impossibilitou uma conexão emocional com o jogo, ou seja, os jogadores não se sentiram parte do enredo, o pior que pode acontecer com um game.

Mas em termo visuais, sem dúvida, o jogo conseguiu se impor, apresentando um novo modelo de conceito gráfico. Infelizmente, ficou só nisso, poderia ter sido mais bem trabalhado. Acabou sendo mais um a entregar menos que o prometido no dia do lançamento.

Então? Concorda com essa pequena lista? Acha que outros poderiam estar aqui? Deixe sua opinião e ajude a construir um mundo com exclusivos de mais qualidade.