Listas

Os 10 jogos mais bem avaliados do PS4 até o momento

por Thiago Lima
Os 10 jogos mais bem avaliados do PS4 até o momento

Lançado no final de 2013, o PlayStation 4 já possui uma coleção considerável de games, sejam eles exclusivos ou multiplataformas. Tão extensa quanto essa lista, é a discussão sobre os critérios para definir os melhores jogos do console.

Quais seriam os melhores aspectos a serem levados em conta? É melhor a opinião dos chamados “especialistas” ou críticos profissionais? Ou é melhor se basear na experiência dos usuários?

Um denominador comum nessa discussão é a posição do site Metacritic, que pontua e ranqueia os jogos, levando em consideração as opiniões dos profissionais e usuários de games de diversos tipos.

Sendo assim, provocando (e muito) a discussão, vamos acompanhar essa lista para conhecer, até o momento, quais são os jogos mais bem avaliados do PS4.

  1. Grand Theft Auto 5

Situado na cidade de Los Santos, onde 3 personagens bem diferentes, Franklin, Michael e Trevor, mas com objetivos semelhantes se encontram e passam a trabalhar, com métodos pouco convencionais, para ganhar a vida e resolver seus problemas.

O destaque desse game é o seu mundo aberto e cenários ricos em detalhes, onde praticamente tudo é passível de utilização por parte do usuário para a realização das missões.

Nota: 97

  1. The Last of Us Remastered

Um dos grandes sucessos da geração anterior de consoles, The Last of Us ganhou sua versão para PS4 e convenceu os jogadores e críticos de sua grandiosidade.

Mesmo não sendo em mundo aberto, a ambientação do game é muito bem feita e seu enredo se destaca durante o desenvolvimento do jogo. Joel e Ellie, os protagonistas, acabam descobrindo a beleza de uma amizade em um cenário pós-apocalíptico, onde parte da população foi radicalmente transformada e a outra luta por uma sobrevivência cada vez mais difícil.

Nota: 95

  1. Metal Gear Solid V: The Phanton Pain

A conclusão da história lançada em Metal Gear Solid V: Ground Zeros é épica em Phanton Pain, marcando a despedida de Hideo Kojima da produção do game.

Já acordando em um hospital, o Big Boss, contando com seus amigos, vai em busca de vingança contra a organização que enganou e o deixou com sérios problemas.

O game com características de stealth, se destaca pela inclusão do mundo aberto na franquia, ampliando as possibilidades de realizações das missões e de interação com o cenário. A sua riqueza de detalhamento gráfico também é marcante.

Nota: 93

  1. Journey

Mantendo a tradição da TGC, produtora do jogo, Journey é mais um modelo que vem de encontro às tradicionais convenções mercadológicas dos games.

A ideia é retratar a experiência do personagem protagonista em sua jornada de descobertas e busca de conhecimento, em diversos locais de amplo espaço e interação, inclusive com outros personagens no modo online.

Destaca-se pelo controle simples e uma rica interação com o ambiente e o cenário, procurando promover uma experiência, permeada até pela música tema, mais voltada à emoção do usuário, caraterística pouco comum nos videogames até o momento.

Nota: 92

  1. Bloodborne

Bloodborne é um RPG de ação, onde o protagonista busca respostas para uma doença que assolou a cidade. Sem alternativas, o personagem sai a caça dos causadores da praga e vira um caçador de monstros, que usa diversos tipos de armas em sua empreitada.

O destaque fica por conta dos detalhes dos cenários, com uma ambientação sombria e muito bonita, sem falar na filosofia estilo Dark Souls, com todo jogo em modo punitivo, onde a dificuldade é um dos principais atrativo do título.

Nota: 92

  1. The Witcher 3: Wild Hunt

Geralt de Rívia continua em sua busca por Ciri e passa por diversas aventuras nesse RPG de mundo aberto que recebeu diversos prêmios no último ano. A medida que as missões são cumpridas, a evolução de Geralt é proporcional, o que torna o bruxo cada vez mais forte em sua caçada aos monstros que tentam impedi-lo de alcançar seu objetivo.

O destaque fica por conta do gigantesco mapa do mundo aberto de The Witcher 3, além dos gráficos e da jogabilidade que utilizaram como poucos a capacidade dos consoles da nova geração.

Nota: 92

  1. Flower

Antecessor de Journey, Flower segue essa linha simplista, com controles nada complexos e atmosfera emocional para conquistar seus fãs. Lançado primeiro para PS3, foi relançado na nova geração para aproveitar o potencial gráfico do PS4, conseguindo alcançar a excelência visual esperada.

Destaque para a perspectiva em primeira pessoa para a exploração de um cenário natural diferente de tudo já visto até hoje no mundo games. Uma experiência nova para quem curte relaxar e descansar dos jogos de ação.

Nota: 91

  1. Diablo III: Ultimate Evil Edition

Mais um RPG de ação, que aparece com personagens poderosos, cada um com suas características especiais, de acordo com sua classe de origem. O objetivo é salvar o Mundo de Santuário de antigas forças sinistras.

O destaque desse game é a jogabilidade, que ganha com o suporte do DUALSHOCK 4, que oferece novas funções para os jogadores. Além disso, algumas soluções sociais foram adicionadas ao game, agregando ainda mais valor ao título no PS4.

Nota: 90

  1. Shovel Knight

Um modelo clássico na lista dos Top 10 de todos os tempos para PS4. Essa seria a melhor definição para a presença de Shovel Knight. Mas, nem por isso o jogo deixa de merecer o seu destaque.

Um pequeno guerreiro pixelizado, com visual retrô de 8-bits, promove uma grande aventura para derrotar a feiticeira do mal e buscar sua alma gêmea. Entre ele e seus objetivos, está uma série de vilões que buscam, ao menos, atrasar o nosso herói.

O destaque é a pegada retrô do game, que promete uma jogabilidade retirada dos clássicos games de aventura de gerações passadas.

Nota: 90

  1. Rayman Legends

Rayman é um game que não sai de moda e sempre figura nas listas dos melhores. Sua versão para PS4 foi melhorada, contando com melhor qualidade gráfica, menos tempo de carregamento e novos personagens inspirados em heróis de outros games.

Um jogo de aventura também com uma pegada clássica, mas com detalhes que o diferenciam pela possibilidade de mudança de câmera e compartilhamento de imagens com extrema facilidade. A dinâmica do jogo é muito veloz e ganha em dificuldade com o a evolução natural do jogador.

Nota: 90

Também merecem menção, mais que honrosa, outros nomes que receberam a mesma nota que o décimo colocado dessa lista. Confira:

  • Fez
  • Dark Souls III
  • Tales From The Borderlands: Episode 5 – The Vault of the Traveler
  • The Witcher 3: Wild Hunt – Hearts of Stone
  • Bastion

E aí? Surpresos com essa lista? Deixe sua opinião aí nos comentários sobre os jogos que deveriam estar aqui nesse top 10, segundo seus critérios!

Fonte: Metacritic