Especiais

Retrospectiva 2016: relembre o que bombou no Meu PS4 mês a mês

por Thiago Barros
Retrospectiva 2016: relembre o que bombou no Meu PS4 mês a mês

O ano de 2016 foi inesquecível para o Meu PS4. Porque eu entrei para a equipe. Brincadeirinha, amigos. Tivemos 12 meses de muito sucesso ao levar para vocês as principais notícias deste mercado agitado do PlayStation 4. Foram mais 30 milhões de views, superamos a marca de 1 milhão de fãs no Facebook e passamos dos 100 mil seguidores no Instagram.

E, por isso, resolvemos lembrar para vocês o que mais bombou aqui no site, mês a mês, neste 2016. Teve Uncharted(s) novo(s), PlayStation VR, Battlefield na Primeira Guerra Mundial, novo jogo de Hideo Kojima e, claro, o queridinho de vocês: Kratos. O trailer do novo God of War teve mais de 200 mil views em 24 horas, e a série segue como nossa recordista de acessos.

Houve um aumento de 50% no número de acessos se comparado com 2015, superamos páginas de grandes portais em fãs no Facebook e estamos nos aproximando do maior site de games no Brasil em acessos. O próximo desafio é sermos vistos como pro-players de mídia e não como um blog – explica Daniel Donizetti, criador e editor-chefe do Meu PS4.

Além de mim, a Redação Meu PS4 ganhou Hector Suzuki, Caio Miranda, Bruna Lanzillotta, Rui Celso. E que legal é fazer parte dessa galera! Foram muitos bate-papos bem humorados, lives no Facebook, um Amigo Oculto super divertido totalmente online e várias histórias para contar. Sempre com todos se dedicando muito para trazer o melhor para nossos leitores.

Confira nosso recap de 2016 abaixo:

Janeiro

Infelizmente, o ano começou com uma notícia ruim: a PSN ficou offline por um bom tempo. Mas depois vieram novidades legais. Primeiro, o prolongamento de assinaturas da PlayStation Plus. Depois, os rumores sobre o preço do aguardado PlayStation VR.

Mas o que marcou foi a expectativa por um ano histórico em termos de lineup de games, o que acabou até se confirmando. Nosso artigo com 20 jogos que fariam do PS4 o melhor de 2016 foi sucesso absoluto!

Fevereiro

Depois de um janeiro sem grandes novidades, fevereiro de 2016 teve treta, rumores e um novo trailer. A briga foi entre Naughty Dog e Ubisoft, após um trailer de Uncharted, supostamente, ter copiado uma imagem de referência de Assassin’s Creed Black Flag.

O trailer cinematográfico contando a história da última aventura de Nathan Drake, porém, falou muito mais alto do que essa polêmica. E se Uncharted 4 ganhava contornos oficiais e tinha o seu lançamento mais próximo, alguns rumores de outras séries surgiam.

Fevereiro teve as primeiras especulações sobre novidades de FIFA 17 e também marcou o início dos rumores, que depois foram confirmados, sobre a temática do novo Battlefield: a Primeira Guerra Mundial. 

Março

Uma das notícias mais lidas de março, infelizmente, foi bem ruim na época: Uncharted 4 havia sido adiado (pela terceira vez). Muitos fãs ficaram bem chateados com isso, porém a mudança foi rápida: o game sairia em maio.

Depois disso, vieram boas novas: o retorno de Bully, que chegou de surpresa ao PlayStation 4, finalmente o anúncio do preço do PlayStation VR e o começo das especulações sobre o que a mídia chamava de “PS4.5”, que tornou-se o PlayStation 4 Pro.

Abril

A primeira bomba, de verdade, de 2016 veio em abril: rumores fortes de um novo God of War – e com uma mudança drástica, deixando para trás a mitologia grega rumando à história de deuses nórdicos. E hoje sabemos: não é que era verdade?

Além disso, tivemos dois vídeos que bombaram: um novo gameplay de Uncharted 4 e um trailer assustador de Outlast 2. Isso sem falar no importante update 3.5 para o software do PlayStation 4, lançado no começo do mês.

Maio

O finalzinho do primeiro semestre começou a esquentar as coisas. A Konami anunciou a versão 2017 do PES, com muitas novidades. O novo Battlefield foi confirmado com o tema da Primeira Guerra Mundial e recebeu o nome de Battlefield 1. E começou a falar-se em Resident Evil 7.

Acho que foi só isso… Ou estou esquecendo de algo? Ah, sim, um tal de Uncharted 4, enfim, foi lançado – e claro, nossa análise sobre ele bombou! A última aventura de Nathan Drake foi muito aclamada por todos e recebeu o nosso selo de Obrigatório – o primeiro do site.

Junho

Aí venho junho para, como a galera de hoje em dia diz, lacrar! A E3 2016 foi uma festa para os jogadores do PlayStation 4. A conferência da Sony no evento foi cinematográfica e gerou muito assunto. Foram tantos anúncios que é difícil até citar todos.

O principal, claro, foi o retorno de Kratos. God of War vai mesmo voltar, com o jogo na mitologia nórdica e o seu protagonista de sempre. Depois, a bomba de Hideo Kojima, que anunciou Death Stranding, um jogo que até agora não entedemos do que se trata, mas já amamos.

Isso sem falar em Resident Evil 7, Days Gone, Spider-Man… Tirando Resident Evil, nenhum foi anunciado com data de lançamento, mas todos já estão na mente dos fãs que aguardam suas chegadas em 2017 ou 2018.

Julho

Para começar o segundo semestre, a confirmação de Rise of The Tomb Raider para PS4 e o anúncio do novo update 4.0 do console. Mas depois da E3, com sinceridade, julho teve mais discussões sobre tudo o que vimos em junho do que outra coisa.

Exceto, claro, pelas muitas notícias sobre FIFA 17 e PES 17, além de outros games esportivos, como NBA 2K17 e Madden NFL 17, já que a época de lançamento destas séries se aproximava.

Agosto

Ainda em ritmo lento após a E3, agosto foi marcado pelas pelo aumento do valor da assinatura da PlayStation Plus e as novas funcionalidades do update 4.0 que foram oficializadas. Isso sem falar no vazamento do suposto PlayStation 4 Slim.

Setembro

Depois de vazar em agosto, o PlayStation 4 Slim foi oficializado pela Sony em setembro. E não só ele, como também o PlayStation 4 Pro, capaz de rodar jogos com qualidade 4K. Uma dupla de respeito, que deu uma atualizada no mercado.

Novos acessórios também foram anunciados para o PS4: headset, câmera e DualShock. Além do Pôster de The Last of Us, que à época gerou irritação de fãs pois a Naughty Dog fez muito mistério sobre um novo conteúdo da série e muitos acharam que viria o anúncio de outro jogo.

Os fãs de futebol também puderam, enfim, jogar as edições deste ano de PES e FIFA. O jogo da Konami, em nossa análise, foi considerado o melhor da série em muito tempo. Porém, isso não foi o bastante para destronar o FIFA, que evoluiu muito em relação ao 16.

Outubro

Outubro também foi um mês pra lá de agitado. O que dizer dos teasers da Rockstar nas redes sociais que geraram um buzz enorme até que Red Dead Redeption 2, enfim, fosse anunciado? Até nosso chat do Meu PS4 no Facebook mudou de nome para “REDação Meu PS4”.

Mas este não foi o único tema que bombou no mês. Muitos jogos foram lançados, e as análises de Battlefield 1, Mafia 3, Tomb Raider e Titanfall 2 foram bastante lidas. Assim como a chegada do PlayStation VR às lojas de alguns países (infelizmente, nada de Brasil).

Novembro

Novembro também teve grandes lançamentos, com suas respectivas análises sendo sucesso entre nossos leitores: Call of Duty, Final Fantasy e Watch Dogs foram séries que voltaram ao mercado e não decepcionaram – talvez CoD tenha flopado um pouco, mas não é de todo ruim.

Agora o que bombou mesmo nesse mês foram as promoções. Na Black Friday, fizemos até o Guia Meu PS4 para evitar “black fraude”. Houve diversos descontos e ofertas que valeram os investimentos feitos, tanto em mídia física como digital. Quem aí aproveitou?

Dezembro

Com direito a Overwatch de GOTY no The Game Awards, dezembro foi um mês especial. Teve novo trailer de Death Stranding, gerando inúmeras teorias de fãs sobre o novo jogo de Kojima e, claro, os tiros disparados pela Sony na PlayStation Experience 2016.

Três anúncios fizeram muito sucesso. The Last of Us Part II, claro, foi o mais aclamado. O lado emotivo do vídeo, as entrevistas dos atores e a expectativa pelo futuro dos personagens foram bastante abordados e lidos por aqui.

A volta de Crash Bandicoot também foi muito comemorada, até porque ele virá em uma linda coletânea com três jogos totalmente remasterizados. Mas o que surpreendeu mesmo foi que anunciaram um novo Uncharted, com Chloe como protagonista. Quem diria, não é?