The Last of Us Part II: Joel está morto ou vivo?

O trailer emocionante de The Last of Us Part II encerrou a apresentação da Sony na PSX 2016 com chave de ouro. Depois, um painel com os atores responsáveis por Joel e Ellie, além do escritor da série, revelou alguns detalhes do game. Mas a pergunta que não vai ser respondida até o lançamento do jogo é: afinal, Joel está morto?

A teoria começou a se espalhar logo após o anúncio do trailer. Como a galera já estava animada criando possibilidades para The Death Stranding, aproveitou para falar sobre o novo TLoU também. No nosso grupo do Facebook, começou uma discussão do jogo, e nós vamos trazê-la para o site. Confira abaixo:

Joel está morto

A análise do teaser de The Last of Us Part II divulgado na PlayStation Experience indica a morte de Joel? Para muita gente, sim. E as justificativas são muitas: a primeira é como ele entra na cena. O personagem vem caminhando de uma luz branca que dá um efeito meio sobrenatural ao seu andar.

joel_morto_1

A calma dele ao entrar em uma casa repleta de corpos, ensanguentados, também deixa uma sensação esquisita. Ele não ficaria preocupado com o que aconteceu ali? Ao ouvir a Ellie tocando violão e cantando, em meio àquela cena macabra, ele conversa com ela como se nada tivesse acontecido.

Além disso, já foi confirmado que o jogo se passa cerca de cinco anos após os eventos de The Last of Us, mas Joel não parece mais velho no trailer. Sem contar que o rosto do personagem não aparece em nenhum momento. No máximo, ele é mostrado de lado, e sua face está com muitas sombras.

joel_morto_2

As reações de Ellie também podem ser indícios de que Joel morreu. No início do trailer, ela está com a mão tremendo. A música que ela canta é bem pesada e, no final, ela diz que irá “caçar e matar todos eles”. Obviamente, algo traumático aconteceu com ela, até porque a temática do jogo irá girar em torno do seu ódio, segundo Neil Druckmann.

As teorias para este ódio são muitas, mas a morte de Joel parece ser o que mais teria o poder de mexer com Ellie a ponto de deixá-la como ela aparece no trailer. Para aqueles que pensam que Joel morreu, portanto, este trailer mostra Ellie “sonhando” com ele, e a frase dela seria uma promessa de se vingar de quem o assassinou. Será?

Joel está vivo

“Acho que o pessoal anda vendo muito os trailers de Death Stranding”. E foi assim que um usuário do Reddit definiu a teoria de Joel estar morto neste trailer de The Last of Us Part II. Muita gente pensa dessa forma: as pessoas já estão exagerando em cima de um trailer que, claramente, não era sobre este personagem.

joel_morto_3

Assim como Druckmann confirmou que Ellie sentirá muito ódio no game, ele disse que é ela quem será sua protagonista e personagem controlada pelo jogador. Além disso, com o passar do tempo, ela foi quem mais mudou. Portanto, é natural que o trailer seja focado especialmente nela e não em Joel, o que não quer dizer que ele morreu.

E há justificativas para cada argumento de quem diz que ele morreu: a entrada na casa é normal, o efeito de luz é o que acontece quando você está em um ambiente fechado e olha pra fora, ele olha os corpos na casa, mas não se assusta porque isso é uma rotina na vida deles, e o ódio de Ellie pode ser por milhões de motivos.

joel_morto_4

Alguém pode ter invadido a vila onde eles moravam e matado todo mundo, então ela estaria em busca de vingança. Ela também pode estar atrás dos Fireflies novamente. Sem falar que até mesmo algo totalmente novo pode ter acontecido entre os dois jogos e ser explicado somente no decorrer de The Last of Us Part II.

Sem falar no easter egg de Uncharted 4 – que mostra um pôster de The Last of Us com Ellie grávida. Imagine, por exemplo, que ela engravidou e perdeu o bebê por causa do conflito com os inimigos e agora quer vingança? Tudo é possível, e ainda há bastante tempo para o jogo, então dizer que Joel está morto neste trailer é um pouco exagerado.

O que já está confirmado

Teorias à parte, vamos relembrar algumas informações confirmadas pela Naughty Dog para The Last of Us Part II. 

Ellie e Joel serão os protagonistas do jogo. Neil confirmou isso durante a PSX, onde ele falou bastante da relação entre os dois. Segundo ele, The Last of Us é uma história bem focada nos relacionamentos – e o deles é o principal. Por isso, ele não conseguiria ver a série sem a dupla.

joel_morto_5

O escritor também falou que a história foi concebida há cerca de dois anos após muitas discussões. A empresa não sabia se queria fazer uma sequência para um jogo que foi tão aclamado. Mas optou por fazê-la e pediu a confiança do público na sua capacidade de fazer uma história à altura da saga.

Não vejo a hora de compartilhar mais detalhes da história com vocês. Spoiler alert: é intensa! – escreveu Druckmann no Twitter.

Sabemos também que The Last of Us Part II é mesmo uma sequência para o que houve em The Last of Us. Porém, não é uma continuação direta a partir do final do antecessor. Ellie está mais velha, com 19 anos. O que aconteceu neste período entre os jogos é um mistério – e, provavelmente, fundamental para a trama.

Data de lançamento, outros personagens e detalhes do enredo não foram revelados, e a tendência é de que isso demore um pouco. Afinal, os desenvolvedores explicaram ao público que o projeto ainda está em fase inicial. Talvez só tenhamos notícias relevantes na E3 de 2017, por exemplo.

Relembrando The Last of Us

Para quem jogou The Last of Us só no PlayStation 3, quando ele foi lançado em junho de 2013, muita coisa já pode ter sido apagada da memória. Mas nós vamos relembrar os principais acontecimentos da trama. Se você não jogou ainda, obviamente, não leia daqui em diante, pois contém spoilers.

O jogo começa com o aniversário de Joel em 2013. Uma infecção causada por uma mutação em um fungo começa a dizimar os humanos. Entre muitos acontecimentos, a filha de Joel, que acaba morrendo nos seus braços. Vinte anos depois, ele é um dos sobreviventes, e vive traficando armas em Boston. 

joel_morto_6

Ele sai da sua zona segura para encontrar um antigo amigo que o traiu e roubou a sua mercadoria. Nesta sua aventura, ele acaba tendo que fazer um acordo com a líder dos Fireflies, um grupo de rebeldes, para levar uma menina chamada Ellie a um prédio, em troca de novas armas.

Aí começa a relação dos protagonistas. A história se desenrola, eles se relacionam com outros personagens e, depois de muitos maus bocados, chegam aonde deveriam, mas com um nível de afeição enorme. E ao chegar lá, Joel descobre que a intenção da sua missão era, na verdade, levar Ellie para ser morta. 

joel_morto_7

Ellie era um caso raríssimo, de uma menina que foi mordida por um dos Infectados, mas não teve o vírus se manifestando no seu corpo. Ou seja, seu organismo resistiu, e dele poderia sair alguma cura para aquela peste. Para isso, porém, ela precisaria passar por uma cirurgia para retirar o fungo do seu cérebro, o que resultaria na sua morte.

Mas Joel não deixa. Ele mata Marlene, a líder dos Fireflies que pediu a ele que levasse Ellie até o prédio, e foge com a menina, que já estava anestesiada para a cirurgia. Ao acordar, ela pergunta o que houve, e Joel mente, dizendo que os Fireflies descobriram outros sobreviventes e que não precisariam mais dela.

Ellie sente que há algo errado, mas Joel jura que está falando a verdade. Então, ela diz um “OK” meio sem graça, e o jogo acaba. Certamente, a cena final deu margem para “a Parte II”, apesar de muita gente ser contra a sequência. Agora, é saber o que acontece a partir daí.

joel_morto_8