Notícias

47.4 milhões de PS4 enviados às lojas; Sony explica queda nas vendas

por Daniel dos Reis
47.4 milhões de PS4 enviados às lojas; Sony explica queda nas vendas

A Sony revelou hoje (1) os resultados financeiros da companhia referente ao segundo trimestre do seu ano fiscal de 2016. Os resultados são referentes ao período de julho a setembro de 2016.

De acordo com os relatórios, no período especificado foram enviadas às lojas 3,9 milhões de unidades do PlayStation 4, fazendo com que o total de transferências chegasse ao montante de 47,4 milhões de unidades.

Os números apontam para uma redução de 11,2% nas vendas relacionadas aos setor de games. Esta redução deveu-se as taxas cambiais e a redução no preço de venda do PlayStation 4, contudo as perdas foram parcialmente recuperadas pelo aumento nas vendas de jogos.

O resultado operacional (lucro obtido após dedução das despesas) também apresentou redução em comparação ao último ano, ficando em US$ 188 milhões. Segundo a empresa, a redução no preço do PS4 e diminuição nas vendas do PS3 foram os grandes responsáveis. Todavia, a redução nos custos de fabricação do PS4 e venda de jogos amenizaram um pouco as perdas.

resultados_sony_games

Os japoneses também aproveitaram para falar sobre o futuro próximo. Mesmo com previsões menos otimistas, a empresa espera vender 20 milhões de unidades do PS4 até o final do ano fiscal (março de 2017), fazendo com que o total chegue as 60 milhões de unidades comercializadas.

Mesmo com atrasos em diversos jogos, as previsões de lucro mantiveram-se inalteradas. As perdas com os adiamentos foram parcialmente compensadas por um aumento nas vendas da rede online.

Quedas nas vendas

O PlayStation 4 está vendendo menos. Os números comprovaram. Contudo, a Sony explicou os motivos que levaram ao esfriamento do interesse do consumidor.

Kenichiro Yoshida, diretor financeiro, ressaltou que não é uma retração do interesse. Segundo ele, os consumidores estavam aguardando o lançamento do PS4 Slim e PS4 Pro.

No dia de 15 de setembro, um novo PS4 foi lançado e o modelo Pro também estará disponível em novembro. Portanto, as pessoas não estão procurando o PS4 “velho”, mas esperando os novos modelos. As vendas do Slim estão ocorrendo como esperado, portanto as vendas do novo modelo e também do Pro estão inclusas em nossas projeções de 20 milhões de unidades (até março) e não mudamos este volume.

Yoshida também refletiu sobre o PlayStation VR e enfatizou que o headset de realidade virtual está se comportando como esperado, no que diz a respeito às vendas.

Fonte: DualShockers (1) (2)