Notícias

Confirmado: 7º núcleo do PS4 foi desbloqueado para uso

por Daniel dos Reis
Confirmado: 7º núcleo do PS4 foi desbloqueado para uso

Nos últimos dias, rumores a cerca de uma possível melhoria de processamento do PlayStation 4 ganharam força em diversos sites e fóruns de tecnologia.

De acordo com o especulado, a Sony havia desbloqueado o 7º núcleo de processamento do console para acesso por parte dos programadores. Esta opção, em teoria, faria com que os desenvolvedores tivessem mais flexibilidade ao desenvolver seus jogos e aplicativos.

Até então, o PS4 dispunha de 6 núcleos de processamento para os jogos e 2 dedicados exclusivamente as atividades de gerenciamento e escalonamento de tarefas do sistema operacional.

Após a divulgação das informações, portais de notícias passaram a especular a veracidade dos fatos onde foram realmente confirmados os rumores. O 7º núcleo foi mesmo desbloqueado.

Esta nova possibilidade veio através do mais recente KIT de desenvolvimento (SDK) de jogos. A partir deste novo update, os programadores podem utilizar o núcleo adicional para processamento de jogos.

Na prática isso quer dizer que os novos jogos podem contar com maiores recursos como: visual aprimorado, melhora no carregamento, melhor gerenciamento de informações, etc.

Mas, ao que parece, o 7º núcleo não será totalmente acessível. Isso será realizado de forma dinâmica ou seja, caso o sistema operacional não esteja necessitando de dois núcleos para gerenciar o sistema do PlayStation 4, parte do sétimo core ficaria livre para realizar outros processamentos.

Exemplo: Vamos supor que o jogador esteja: Jogando um game, fazendo um download de uma atualização, conversando em uma party e ainda esteja usufruindo de um tema dinâmico, certamente que 7º núcleo não estaria disponível, uma vez que todas estas atividades em conjunto necessitam de grande processamento. Mas, caso ele esteja apenas jogando, o núcleo adicional poderia contribuir no processamento.

Esta novidade gerou uma série de dúvidas em todos. Agora vamos saná-las:

Eu preciso comprar um novo PS4 com o 7º núcleo desbloqueado?

Não. O usuário final não sofrerá nenhum impacto com esta novidade. Não será necessário comprar um novo PS4, trocar de console ou mesmo levar em algum técnico para atualização.

Meu jogos atuais ficaram melhores?

Não. Os jogos atuais não sofrerão qualquer melhoria, a não ser que as próprias produtoras resolvam lançar algum patch, o que é pouquíssimo provável.

Mas, e os futuros lançamentos, serão melhores?

Esta é uma questão complexa. Pode ser que sim. Tudo irá depender da disposição e habilidade dos estúdios em maximizar a utilização do poder de processamento do PS4.

Na realidade, é bem provável que esta novidade seja utilizada somente para ajustes finos como: carregamentos mais rápidos, menus mais rápidos, melhorias pontuais de desempenho.

O que eu preciso fazer então?

Nada, caro leitor. Seu console será o mesmo e seus jogos também. Qualquer novidade será oferecida a todos através de atualizações gratuitas. Reforçando que estas só podem ser implementadas pelos próprios estúdios. O que a Sony fez foi somente liberar mais recurso, usa quem quer!

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco!

Fonte: Eurogamer