Notícias

Diretor apresenta o poder da narrativa de The Last Guardian

por Thiago Lima
Diretor apresenta o poder da narrativa de The Last Guardian

Os desenvolvedores de The Last Guardian, a Team Ico, divulgaram 5 pontos que, de acordo com eles, revelam os principais segredos da narrativa do game.

Assim, o Diretor Fumito Ueda dedicou algumas palavras, relacionadas a cada um dos pontos citados, fortalecendo ainda mais a imagem que vem sendo formada do jogo no imaginário gamer.

  1. O poder da narrativa visual

The Last Guardian - Gestual

Contar a história de um jogo, no qual os personagens principais não se comunicam verbalmente, é um grande desafio. O gestual, as ações e as emoções serão as línguas comuns para os protagonistas.

“Eles só podem se comunicar via gestos e reações emocionais, assim a narrativa visual é a ferramenta principal que fará o game mostrar sua história (…) sempre buscamos, por meio da tecnologia, mostrar as expressões e emoções, mas concluímos que a melhor maneira de fazer isso é usando um animal.”

  1. O contador da história.

The Last Guardian - Historia

O game usa um artificio interessante para dar ênfase à narrativa, apresentando a voz do garoto, já em uma idade mais avançada, como um pano de fundo emocional.

“Isso ajuda no contexto da obra, já que a maior parte da comunicação é não-verbal. Traz o jogador para mais perto do garoto, dando acesso direto aos seus pensamentos, uma forma natural de entregar dicas e informações aos jogadores.”

  1. Personagem e jogador como um só.

The Last Guardian - um so

Mesmo sem um nome, o protagonista do jogo consegue se aproximar do jogador. Principalmente nos momentos em que o garoto tenta se fazer entender e alcança esse objetivo.

“Um dos meus pontos favoritos no game são os momentos de ‘eureka’, quando o garoto tenta fazer com que Trico o entenda e finalmente consegue. (…) Os jogadores também podem sentir a mesma sensação de conquista que o garoto sente.”

  1. Início de uma grande amizade

The Last Guardian - Amigos

Um dos primeiros desafios do jogo é a aproximação entre o garoto e Trico, quando, pelo menos à princípio, não sabem se podem ser realmente amigos, colocando a origem dessa relação diretamente na mão dos jogadores:

“Desde o primeiro momento no jogo, o garoto não está certo se Trico será um amigo ou uma ameaça. Imediatamente os jogadores precisarão descobrir como construir essa ponte entre os dois, para resolver essa lacuna de comunicação.”

  1. Inimigos não são só obstáculos

The Last Guardian - Obstáculos

No game, o garoto não possui habilidades de luta ou combate, assim, as relações com os inimigos serão diferentes, vistas muito mais como parcerias que enfraqueçam as ameaças que os inimigos possam vir a representar:

“Em The Last Guardian, focamos as mudanças de relacionamento entre o garoto e Trico e os desafios de descobrir os mistérios do game, (…) sem os momentos de paz, provavelmente, os jogadores não estariam preparados para a escala de variação na relação e seus momentos de tensão.”

The Last Guardian está com lançamento confirmado para o dia 25 de outubro, mas Ueda ainda aproveita para lançar mais um desafio:

“Há muitos pequenos detalhes escondidos no trailer mostrado na E3 2016. Então, olhe bem de perto e tente descobrir outras informações que ainda não comentamos…”