Notícias

EA é processada por quase mil jogadores brasileiros

por Daniel dos Reis
EA é processada por quase mil jogadores brasileiros

Quando a EA anunciou que o game FIFA 15 não teria times e jogadores que atuam no Campeonato Brasileiro, muitas pessoas ficaram revoltadas e até certo ponto chateadas com a postura da empresa. Na ocasião, a alegação era de que os processos de licenciamento de jogadores havia mudado o que impossibilitou a inclusão dos mesmos.

Hoje, após uma apuração da ESPN Brasil, descobriu-se que a EA está sendo acionada na justiça por centenas de jogadores brasileiros. Quase 1000 jogadores de futebol entraram com processo contra a empresa norte-americana com alegação de que não receberam direitos de imagem para aparecerem nos games da empresa.

Representados por um advogado, 230 atletas encaminharam procurações para EA Sports solicitando ressarcimento de valores ainda não mencionados. Além destes, mais de 700 outras procurações estão prontinhas para serem desferidas contra a dona da franquia FIFA.

As ações estão fundamentadas em brechas de contrato. Nos acordos anteriores não era especificado quem era o responsável por repassar os direitos de imagem aos jogadores. Se seria a EA ou o próprio clube. Dessa forma, ficou uma lacuna e o advogado em questão resolveu entrar com processo.

Vários jogadores conhecidos do público brasileiro estão envolvidos. Diego Tardelli, Paulo Baier e Thiago Ribeiro são alguns dos exemplos.

Como no Brasil não existe uma entidade que representa os jogadores, as empresas que desejam utilizar os escudos e marcas de times brasileiros precisam fazer negociação com cada clube. Por este motivo sempre vemos notícias de entraves de negociação. Isso também explica o porque, por vezes alguns times aparecem nos jogos com nomes genéricos como Rio de Janeiro, Porto Alegre e etc.

Tanto a EA quanto a Konami não tinham conhecimento dos trâmites burocráticos brasileiros e esta brecha permitiu que o advogado tentasse tirar um dinheirinho das empresas.

A Konami só conseguiu se atentar a alguns detalhes jurídicos do Brasil somente neste ano, por isso ainda será possível ver times do Brasil no futuro PES 2015. Por outro lado, a EA resolveu tirar do seu produto todos os clubes e jogadores brasileiros para evitar novos processos de advogados oportunistas.

Fonte: ESPN