Notícias

Fontes confirmam existência do PS4.5 e possível data de lançamento

por Daniel dos Reis
Fontes confirmam existência do PS4.5 e possível data de lançamento

Estão cada mais fortes os rumores que apontam para um novo modelo de PlayStation 4, até momento batizado de PS4K ou PS4.5. Algumas fontes, como o Kotaku, Eurogamer e Digital Foundry já dão como certa a chegada do novo console que poderá aportar ainda neste ano.

De acordo com Masayasu Ito, vice-presidente da Sony Interactive Entertainment, a nova revisão do PS4 chegará ao mercado em outubro de 2016, em conjunto com o PlayStation VR.

Ito deu esta importante informação através de uma entrevista que está exposta no site 4Gamer, onde outros assuntos foram debatidos.

PS4 4K

Este novo modelo do PlayStation 4 teria como objetivo oferecer um conjunto de hardware mais poderoso, que possibilitaria aos desenvolvedores a implementação de novos recursos, principalmente no que diz a respeito da resolução, com foco em altíssimas definições como o 4K.

Entretanto, a disponibilização de um novo modelo, com especificações distintas, poderia fazer com que a comunidade se divida, entre aqueles que já possuem o atual e os futuros que poderiam possuir o modelo 4K. Mas, a Sony está bastante cautelosa em relação a este tema e irá realizar a introdução do equipamento de modo que não segmente os interessados na plataforma.

Para que servirá o PS4K?

O novo modelo tem como missão oferecer mais performance aos novos jogos e também aos já lançados sem no entanto, comprometer os antigos jogadores. Todos os jogos irão funcionar normalmente em ambos os consoles.

Mas, aqueles que desejam experimentar o mesmo título em 4K, terão que fazê-lo no PS4K, obviamente.

sony-ps4-4k-resolution

E não é somente em altas resoluções. Um bom exemplo seria para aquele título que já roda em 30FPS no modelo atual, ele poderia ser executado em 60FPS no PS4K, desde que o estúdio responsável lance algum tipo de atualização.

Em resumo, o suposto novo console seria destinado aos interessados em maiores resoluções.

Reforçando sempre a necessidade de possuir um televisor que também tenha suporte as tecnologias de altíssima definição. Os tradicionais modelos (1920 x 1080p) não são compatíveis, dessa forma o interessado também teria que comprar um novo aparelho de TV.

PS4 Slim

Os nomes PS4K e PS4.5 foram apelidados de forma não oficial pela mídia e entusiastas, até porque a Sony não confirmou nada oficialmente.

Alguns artigos também levantam a hipótese do futuro modelo ser ainda menor que o atual em comercialização, apontando que seria um PS4 Slim, com a atualização de vários componentes de hardware, como CPU, GPU, memórias, etc.

Seria como uma versão “Elite”, em comparação a atual.

Você deve se preocupar?

Aqueles que já possuem um PlayStation 4 e temem que o console fique defasado, podem ficar tranquilos. Se houver mesmo uma nova versão mais robusta, ela será destinada aqueles que desejam a resolução Ultra HD, geralmente entusiastas de alta tecnologia.

Uma vez que todos os jogos continuarão a ser oferecidos para os supostos dois modelos, não há nada com que se preocupar.

Fontes: Eurogamer, Eurogamer, DigitalFoundry