Notícias

Inacreditável! Governo planeja criar mais impostos para games; veja

por Daniel dos Reis
Inacreditável! Governo planeja criar mais impostos para games; veja

De acordo com colunista Ricardo Feltrin do UOL, o governo brasileiro está bem próximo de aumentar e já altíssima taxa de impostos sobre games no Brasil. A ANCINE, Agência Nacional do Cinema, está finalizando uma consulta pública para ‘regulamentação’ da futura taxação da indústria de produção e desenvolvimento de games no país.

Através desta suposta consulta, o governo anuncia que passará cobrar a Condecine – uma espécie de ‘contribuição’ que as TVs e operadoras de TV por assinatura pagam por todos os filmes e seriados estrangeiros exibidos no país – também da indústria de videogames.

Em nota, a ANCINE tenta se justificar dizendo que jogos de videogame também são uma espécie de produção cultural.

A importância do setor de jogos, assim como os demais setores da indústria audiovisual, não se resume ao tamanho de sua economia, ainda que esta seja forte indicador de sua capacidade de geração de emprego e renda.

A nota ainda explica que o crescimento acelerado dos jogos nos últimos anos, movimentando mais de US$ 28 bilhões em 2015 ‘precisa regulamentação’, conclui.

Fato curioso é que há poucos anos o mesmo governo federal afirmava, categoricamente, que jogos de videogame não eram considerados ‘cultura’ e por isso não caberia redução de impostos, como acontecem com os livros, por exemplo. Nota do autor: para aumentar impostos, games podem ser considerados culturais? curioso…

E não é somente videogames que provavelmente ficarão mais caros no Brasil. Serviços de streaming, como Netflix, também serão obrigados a pagar a tal ‘taxa cultural’.

Por fim, a mesma nota tenta amenizar dizendo que o BNDES está começando a financiar empresas do setor de games.

Portanto meu caro amigo gamer, fique atento! Jogos de videogame no Brasil certamente ficarão mais caros.

Atualização

Após leitura deste artigo, recomendamos que você leia este outro artigo. A ANCINE se manifestou sobre o caso. Confira: