Notícias

Konami vai focar em jogos de celulares

por Daniel dos Reis
Konami vai focar em jogos de celulares

A Konami vem passando por um momento bastante inconstante em seus negócios. O divórcio com Hideo Kojima, cancelamento de Silent Hills e a falta de grandes lançamentos vem colocando em xeque o futuro da empresa no mercado de consoles.

E, para colocar ainda mais lenha nessa fogueira, o novo CEO da empresa, Hideki Hayakawa, informou em uma entrevista que a empresa vai focar seus esforços no desenvolvimento de jogos para celulares, deixando de lado as plataformas como PS4, XOne e PC's.

O executivo deu a seguinte declaração:

Vamos investir de forma agressivo em jogos para celular. Nossa principal plataforma será o mobile.

Os jogos se espalharam para um grande número de plataformas, mas no final do dia a platafoma que está mais próxima de nós, é o móvel. Mobile é o futuro dos jogos. Com eles os jogos não serão mais divididos em categorias. Os jogos mobile vão ter um novo papel de destaque.

Portanto, fica claro que a Konami vai se afastando gradualmente dos consoles, plataforma que lhe garantiu a posição de destaque, e vai se concentrar em joguinhos para celulares, bem mais rentáveis.

De acordo com Hayakawa, a publisher está estudando maneiras de transportar as franquias Metal Gear e Pro Evolution Soccer para este novo tipo de negócio, contudo neste primeiro momento elas ainda vão ser lançados para os consoles.

Esta mudança nos negócios já vinha sendo sinalizada há algum tempo. De acordo com a empresa, jogos como Metal Gear Solid dão lucro, entretando levam muito tempo para serem desenvolvidos enquanto os jogos mobile possibilitam lucros ainda maiores e com um tempo de desenvolvimento muito menor.

Talvez esta mudança de foco seja um dos motivos que justificam o descontentamento de Kojima para com a empresa. Recentemente ele declarou que não estava de acordo com o futuro da companhia e que "não queria ser o responsável pela queda na qualidade dos jogos da série Metal Gear".

E aí, você acha que a Konami está correta em mudar seu foco e abandonar os consoles? Compartilhe conosco sua opinião sobre este assunto!

Fontes: Eurogamer, NeoGAF, PSU e PLST