Notícias

Limite de internet é prejudicial a todos os gamers

por Tatiane Inês
Limite de internet é prejudicial a todos os gamers

O mundo está online. Praticamente todos nós usamos, diariamente, algum tipo de conexão com a rede mundial de computadores. Com os games não é diferente, sendo que vários títulos exigem conexão permanente com a rede e, quanto mais recursos online, maior é exigência por uma internet de qualidade.

Apesar do termo banda-larga já ser amplamente conhecido, nem todos tem acesso aos recursos e aqueles que possuem deverão ficar preocupados com o que está por vir.

limite internet PS4

Nesta semana algumas das principais empresas de telecomunicações anunciaram mudanças que impactarão diretamente no gameplay de vários jogadores. A partir de agora, as conexões do tipo ADSL (linha telefônica) passarão a ter limite de download, algo similar ao que já acontece nos pacotes de telefonia móvel.

Aqueles usuários que atingirem a franquia de dados poderão ter a velocidade da internet residencial reduzida ou mesmo acarretará o bloqueio total da navegação.

Para os gamers, principalmente aqueles que já estão na oitava geração de consoles, a notícia é devastadora. É fácil perceber que a banda consumida por jogos, downloads e atualizações será facilmente ultrapassada em poucos dias.

Para melhor ilustrar a situação, vamos utilizar como exemplo os limites de uma das operadoras para planos ADSL:

  • Banda Larga Popular de 200 kbps: 10 GB por mês
  • Banda Larga Popular de 1 e 2 Mbps: 10 GB por mês
  • Internet de 4 Mbps: 50 GB por mês
  • Internet de 8 e 10 Mbps: 100 GB por mês
  • Internet de 15 Mbps: 120 GB por mês
  • Internet de 25 Mbps: 130 GB por mês

Imagine o seguinte cenário: Um jogador que possua um plano de 10 Mbps. Com o download de um título digital por mês e as diversas atualizações disponibilizadas, em pouquíssimos dias a banda será quase toda consumida. Considerando que um jogo “normal” de PS4 necessite, em média, de 40GB, somando todas as atualizações semanais, sobraria pouco “espaço” para utilização da rede para outras atividades como Youtube, navegação, Netflix, Spotify, etc.

A ameaça é real.

Até o momento, a informação é de que os usuários que utilizam internet por fibra ótica, não sofrerão com o limite de dados, porém, no Brasil esta modalidade ainda é pouco popular, principalmente em cidades menores onde a tecnologia ainda não foi implementada.

Mas é legal?

A prática é regulamentada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) da mesma maneira que os planos de rede móvel o são. As exigências da Agência para as operadoras que adotam a prática são de oferecer ao consumidor ferramentas para que ele acompanhe a quantidade de dados consumidos e disponíveis, além de alertar quando o limite estiver próximo de ser atingido.

A nova diretriz não traz nenhuma vantagem aos consumidores, principalmente nós jogadores. As novas regras serão um duro golpe no mercado de games nacional. Redução nas vendas digitais, encarecimento de planos mais robustos e restrição arbitrária de uso são impactos imediatos.

download ps41

E não somente isso, a venda de consoles também será afetada, afinal o consumidor pensará duas vezes antes de adquirir um produto que não pode desfrutar de 100% dos seus recursos o tempo todo. A consequência é óbvia – diminuição de vendas gera desemprego.

Desde o anúncio, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público Federal tem investigado as ofertas das operadoras com a afirmação de que a prática não trará benefícios para o consumidor. De momento, resta aos usuários aguardar para que os fatos sejam ponderados e que os gamers, assim como os demais consumidores, não sejam mais uma vez prejudicados.