Notícias

Overwatch tenta modelo mais justo para microtransações

por Thiago Lima
Overwatch tenta modelo mais justo para microtransações

Overwatch foi lançado ontem (23) com uma série de novidades, mas uma notícia, veiculada após o evento, chamou bastante a atenção dos jogadores: o game contará com as “famosas” microtransações.

Overwatch heróis

As microtransações, para quem não sabe, são créditos que podem ser adquiridos nas lojas digitais de games, para serem trocados por itens do jogo, que podem melhorar o nível dos personagens. Ou seja, é uma alternativa para aqueles que querem upar seu personagem mais rapidamente, sem ter que buscar no gameplay o destravamento das conquistas e recompensas.

Apesar de parecer uma ajuda não muito justa, a Blizzard, produtora do game, tratou de esclarecer rapidamente que as transações não prejudicarão a disputa dentro do jogo. A empresa aproveitou para afirmar que os itens compráveis, podem ser conseguidos durante o jogo sem grandes mistérios, mostrando que as microtransações não desnivelarão os gamers, como acontece em muitos outros títulos do gênero.

Ainda segundo a Blizzard, os itens são disponibilizados de forma randômica, ou seja, pelo menos a princípio, não será possível escolher qual item adquirir e caso você receba um item que você já tenha conseguido no jogo, seus créditos serão devolvidos para uma nova tentativa.

Na PlayStation Store Brasileira as caixas com os itens já podem ser compradas, com os preços variando de acordo com a quantidade de itens a ser adquirido, conforme a figura a seguir:

Overwatch_Valores_dos_Pacotes

Parece ser um modelo mais justo. É uma tentativa da Blizzard de apresentar uma solução para manutenção das microtransações, já que o modelo se mostrou bastante rentável para a indústria de games. O importante é buscar um equilíbrio entre lucratividade e jogabilidade, para evitar o desgaste entre os jogadores durante o gameplay.

Aproveite e confira outras informações sobre o lançamento de Overwatch: