Notícias

PlayStation VR é seguro para os olhos, explica Sony

por Daniel dos Reis
PlayStation VR é seguro para os olhos, explica Sony

O PlayStation VR está bem próximo de chegar às prateleiras e as expectativas estão elevadas. Em virtude disso, a Sony revelou informações importantes sobre o headset de Realidade Virtual.

Entre muitos esclarecimentos, um chamou atenção. A Sony afirma que o óculos é seguro para os olhos e que pode ser usado por horas. Tal informação pode ser um alívio para aqueles que nutriam algum tipo de receio, já que o equipamento fica bem próximos aos globos oculáres.

Pergunta: PS VR é seguro para meus olhos?

Sim. Mas, como em todos os dispositivos de vídeo (TVs, celulares, tablets, etc.), recomendamos uma pausa de 15 minutos para cada hora de uso.

Além disso, a empresa se estendeu na explicação enfatizando alguns outros pontos também muito importantes.

A empresa explica que o PS VR, mesmo ficando muito próximo, não vai fazer com os usuários fiquem míopes, mesmo com uso prolongado.

A distância focal das imagens apresentadas pelo PS VR está a uma distância de 8 pés (2,4 metros). Este valor é similar à distância de visualização ideal necessária para uma TV de 60 polegadas, por exemplo.

Já aqueles que usam óculos também podem ficar despreocupados. O PS VR foi projetado para acomodar mais próximo ou mais longe do rosto. O usuário pode fazer o ajuste até encontrar um ponto ideal.

Por fim, os jogadores que possuem um distúrbio visual (miopia,) caso queriam experimentar o capacete sem óculos, devem consultar a prescrição médica. Como exposto, a distância focal é de cerca de 2,4 metros e o usuário deverá verificar seu grau de alteração. Em resumo: caso o jogador precise de óculos para assistir TV ou para dirigir, provavelmente irá precisar deles enquanto usa o VR.

A explicação ainda conta com recomendações curiosas como: não sair por aí usando o VR ou para aqueles que possuem uma cabeça maior que a média. Para estes últimos, a empresa destaca que existem vários tipos de configurações e convida a todos a testarem o produto antes de comprá-lo.

Por sinal, é altamente recomendado que você teste o produto antes de partir para uma compra, principalmente para saber se você vai se adaptar a ele.

O PlayStation VR está programado para chegar ao mercado no próximo dia 13 de outubro. Como já explicamos, a Sony do Brasil não tem planos para lançar oficialmente o equipamento por aqui por enquanto. Talvez a partir de abril de 2017.

Fonte: PlayStation