Notícias

Produtora de Friday the 13th explica a falta de data de lançamento

por Thiago Lima
Produtora de Friday the 13th explica a falta de data de lançamento

Nem sempre é fácil adaptar filmes ou programas de TV para o mundo dos games. É necessário se observar todos os detalhes de modelagem de enredo e personagens. E ainda existe uma série de burocracias que precisam ser respeitadas.

Contratos, documentos, autorizações são apenas o começo para garantir a segurança e legalidade na produção e distribuição do game.

Como não tem como fugir desses trâmites, alguns jogos sofrem com essa papelada. Isso pode acarretar atrasos significativos em seu lançamento, como no caso de Friday the 13th (Sexta-Feira 13). O game passou por algumas dificuldades no processo de certificação para o console.

Assim, apesar de anunciado no início de 2015, pela Gun Media, ainda não chegou ao PlayStation 4, frustrando a expectativa de muitos fãs, que esperam ansiosamente para experimentar o thriller de terror.

Justificativa

Em alguns fóruns especializados, da própria Gun Media, o produtor Wes Keltner postou algumas explicações sobre o caso. Ele esmiuça em detalhes as razões pelas quais o game levou tanto tempo do anúncio até chegar ao lançamento oficial. Data esta ainda não revelada.

“Muitas coisas que envolvem o lançamento de um jogo, precisam ser mantidas em segredo, como proteção em relação ao mercado, mas como Friday the 13th vem revolucionando o mercado, decidimos deixar o processo mais transparente.

(…)

O tópico que vamos desmitificar hoje é: por que vocês ainda não revelaram a data de lançamento? Tentarei ser breve.

A única razão para vocês não terem uma data de lançamento é porque precisamos passar por um processo de certificação. Me deixe explicar: ao produzir um jogo para consoles, precisamos submete-lo a testes, feitos pela Sony e Microsoft, que cumprem um longo checkllist, diferente em cada região do mundo, com critérios muito pesados e diferentes.

(…)

Ok, mas como os jogos AAA conseguem ser anunciados com até um ano de antecedência? A explicação é simples: não temos uma montanha de dinheiro, não conseguimos investir para ter uma margem de segurança de aprovação dos certificados, como os grandes fazem.

Assim, não seguramos o lançamento do jogo simplesmente por sermos ‘chatos’ e para esperar um melhor período de estreia do game. Mas realmente é engraçado repetir sempre: ‘breve em 2017’.

(…)

Por isso, podem ficar tranquilos, assim que vencermos os certificados o jogo vai a ‘gold’ e anunciaremos em seguida uma data oficial de lançamento. A Sony tem sido mais flexível nesse processo, podendo nos indicar, em breve, uma potencial janela de lançamento.

Obrigado por serem pacientes (…) não queremos decepcioná-los.”

Friday the 13th - imagem

Diferente no mercado, a Gun Media vai ganhando respeito dos jogadores e de outras empresas, mostrando transparência e respeito com toda a cadeia produtiva de seu novo jogo.

Mesmo sem data, Friday the 13th já possui alguns gameplays revelados. Sendo assim, aproveite e confira outras informações já publicadas sobre o jogo: