Notícias

PS4 Pro terá suporte ao SATA 3.0 para discos rígidos, confirma Sony

por Daniel dos Reis
PS4 Pro terá suporte ao SATA 3.0 para discos rígidos, confirma Sony

Em entrevista ao site 4Gamer.net, Masayasu Ito, chefe da divisão de engenharia da Sony, explicou, inicialmente, que o PS4 Slim e o PS4 Pro contariam com uma interface SATA 2.0 para conexão dos seus respectivos discos rígidos, entretanto o site publicou uma revisão do artigo esta semana.

Na retratação, segundo o texto, a Sony se corrigiu e informou que o PS4 Pro contará na verdade com uma interface SATA 3.0.

Esta pequena mudança reflete em um grande ganho de potencial. Enquanto no SATA 2.0 a transferência de dados é de aproximadamente 3.0 Gigabits por segundo, no SATA 3.0 ela é de 6.0 Gigabits por segundo. Ou seja, transfere o dobro de dados no mesmo espaço de tempo.

Na prática, uma maior taxa de transferência possibilitaria melhores performances em carregamentos e na própria instalação do jogo, que levaria menos tempo.

Por enquanto, a novidade estará disponível somente para o PS4 Pro. Além disso, a empresa não mencionou nada a respeito de suporte para HD externo, uma antiga cobrança dos usuários.

PS4 Pro

O PlayStation 4 high-end, ou mais poderoso, será lançado em novembro nos Estados Unidos por US$ 400 com a promessa de oferecer um produto mais incrementado e é destinado aos entusiastas de alto desempenho nos jogos (framerate; FPS).

Com um processador mais avantajado, o console terá suporte aos jogos em ultra-resolução, o famoso 4K. Contudo, o gamer que tenha intenção de aproveitar tudo que está por vir deverá ficar atento a dois fatores importantes:

  • Será necessário um televisor compatível com 4K;
  • Os jogos também deverão ser compatíveis.

No Brasil, não há nenhuma previsão para um lançamento oficial, entretanto as principais varejistas já listam o console em suas vitrinas virtuais e pretendem oferecê-lo por meio de importação.