Notícias

[Rumor] PS4K terá codinome de NEO e será mais potente

por Daniel dos Reis
[Rumor] PS4K terá codinome de NEO e será mais potente

São cada vez maiores os rumores sobre um novo modelo do PlayStation 4, até então conhecido como PS4K ou PS4.5. As supostas novas revelações trazem à tona possíveis especificações do aparelho.

De acordo com informações obtidas pelo site Giant Bomb, o PS4K recebeu o codinome de NEO e contará com: CPU com maior capacidade de processamento, GPU melhorada e memórias com maior taxa de transferência de dados.

A tabela abaixo faz um comparativo:

PS4 original NEO
CPU Jaguar de 8 núcleos a 1,6 GHz Jaguar de 8 núcleos de 2,1 GHz
GPU AMD GCN, 18 UCs em 800 MHz AMD GCN, 36 UCs em 911 MHz
Memória 8 GB de memória GDDR5, 176 GB / s 8 GB de memória GDDR5, 218 GB / s

Segundo a publicação, todos os modelos fabricados irão contar com o “modo padrão” e o “modo NEO”, que expande as capacidades de processamento.

Os jogos executados no “modo NEO” poderão utilizar as novas capacidades do hardware, oferecendo FPS mais estável, estabilidade e suporte para saída de imagem em 4K.

Nos relatórios analisados pelo editorial, a Sony oferece sugestões para os desenvolvedores de como atingir a resolução 4K, contudo os estúdios terão liberdade para criar diferentes abordagens de desenvolvimento.

Segundo consta, o NEO não vai se sobressair em relação ao PS4 tradicional. Ambos os modelos irão coexistir no mesmo ambiente. PSN, serviços online, comunidades e aplicativos serão, rigorosamente, os mesmos para todos os modelos.

O objetivo da companhia japonesa é fazer com que a atual base instalada de consoles não seja fragmentada ou prejudicada, dessa forma:

  • Não serão lançados jogos exclusivos para PS4 NEO;
  • Os jogadores não serão separados;
  • Os jogos não irão contar com funcionalidades exclusivas no NEO;
  • NEO será apenas uma versão melhorada do modelo atual;
  • Os jogos deverão contar com as mesas funções em todos os modelos.

Com isso em mente, desde que os aplicativos ofereçam as mesmas características, o PS4 NEO pode oferecer extensão de uma funcionalidade. Exemplo: Um jogo que contenha co-op local para até 4 jogadores no modelo padrão, poderá contar com um co-op local de até 8 jogadores no NEO.

Entretanto, estas diferenças não se estenderão para os modos online. Nas jogatinas em rede não haverão quaisquer diferenças.

Esta restrição também será válida para suporte a periféricos como o PlayStation VR. Ambos os modelos suportarão a nova tecnologia e o NEO não vai oferecer exclusividades para o VR.

Embora todos os jogos lançados a partir de outubro deverão contar com suporte ao “modo NEO”, isso não quer dizer que novo hardware esteja agendado para este período.

Os títulos já lançados só poderão tirar vantagem do hardware se os estúdios responsáveis oferecerem patchs de atualizações.

O site conclui que a Sony estipulou regras rígidas para os desenvolvedores com o objetivo de não separar aqueles que já possuem o modelo padrão, daqueles que possam vir a adquirir o modelo mais novo.

Caso todos os rumores sejam confirmados, o PS4 NEO será uma atualização de hardware que terá como objetivo, em essência, oferecer saída em 4K (upscaling) com a possibilidade de aproveitamento, em poucas partes, em alguns jogos.

Até o momento a Sony não fez qualquer tipo de declaração sobre estas novas especulações.

Fonte: Giant Bomb

Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos