Notícias

[Rumor] Vazam especificações do PS4 NEO; confira

por Daniel dos Reis
[Rumor] Vazam especificações do PS4 NEO; confira

Os rumores que circundam o PS4 NEO, chamado pela Sony de PS4 high-end, ainda continuam muito fortes e um dos principais questionamentos diz a respeito as especificações técnicas do hardware. O quão mais poderoso ele seria?

Respondendo à dúvida, hoje (14) foram compartilhados PDFs, supostamente confidenciais, onde a Sony especifica o console, posicionamento no mercado e como os desenvolvedores devem trabalhar.

São várias transparências que serviriam como um norte para as equipes. Vamos tratar das mais importantes:

PS4_NEO_PDF_1

O slide detalha que todos os jogos lançados a partir de outubro de 2016 devem contar com suporte ao PS4 NEO, bem como o modelo padrão. Ou seja, os estúdios serão obrigados a dar suporte para ambos.

Mesmos pacotes de atualização, mesma comunidade online, mesma loja virtual e mesma experiência.

Mas, os jogos deverão ser melhores no NEO, com suporte para o 4K. Muitos títulos poderão contar com melhores taxas de framerate, estabilidade e melhorias gráficas.

PS4_NEO_PDF_2

De acordo com o documento, o novo console contará com um CPU (Jaguar) de 8 núcleos, cada um rodando à 2.1 GHZ (1.3x mais rápido). Por sua vez, a GPU (processador gráfico) contará com 36 unidades rodando a 911 MHz cada (2.3x mais rápido).

Já a memória ram não sofreu alterações em quantidade, mas a taxa de transferência de dados foi melhorada 1.24x.

Um observação interessante é que, quando operando em modo NEO, o console irá oferecer um pouco mais de memória para os jogos.

PS4_NEO_PDF_3

A apresentação também esclarece como as equipes devem tratar as diferentes resoluções de tela.

Caso o gamer possua uma TV mais tradicional, a resolução deve ser em FullHD (1080p). Por outro lado, caso seja detectada um televisor 4K, a resolução de ser 3840 x 2160.

Além disso, as resoluções dos jogos devem ser, no mínimo, iguais a do PS4 padrão, preferencialmente melhor.

Os demais slides detalham como os desenvolvedores devem renderizar os jogos, sempre considerando as diferentes versões de PS4. Caso você queria conferir, basta baixar a apresentação no link abaixo:

Cabe ressaltar que a Sony não confirmou a veracidade do documento. Dessa forma, tudo não passa de especulações e rumores. Contudo, as informações de hoje são bastante similares as reveladas em abril, quando surgiram os primeiros detalhes técnicos do NEO.

Pode ser que as especificações, no final das contas, não sejam estas, haja vista a Microsoft ter proposto um concorrente mais parrudo que o modelo sugerido pelos slides acima, obrigando a Sony a repensar a sua estratégia.

Aproveite a ocasião para compartilhar sua opinião. O que você está achando de tudo isso?

Fonte:WCCF