Novidades

Explicamos: O que acontece com PS4 ‘normal’ agora?

por Daniel dos Reis
Explicamos: O que acontece com PS4 'normal' agora?

A Sony confirmou hoje (10), através do CEO Andrew House que realmente está trabalhando em um modelo mais robusto do PlayStation 4, conhecido até então pela alcunha de PS4K.

Com a confirmação, várias e naturais dúvidas irão surgir na cabeça de todos aqueles que já possuem o modelo atual e de outros que ainda possam interessar por um modelo de PS4.

Com base na fala de Andrew e em outras confirmações, vamos tentar explicar o que acontece agora com o PS4 ‘normal’ e o virá.

O PS4 atual deixará de existir?

Não. Ambos os modelos vão coexistir dentro do mesmo mercado. A Sony garante que vai comercializar as duas versões até o final do ciclo de vida da oitava geração.

O PS4 atual deixará de receber lançamentos?

Não, definitivamente. TODOS os jogos irão funcionar em ambas as plataformas sem ônus para o modelo ‘normal’.

Os jogos do PS4K serão melhores?

Depende do ponto de vista. Os lançamentos serão os mesmos, para ambos, contudo alguns jogos do PS4K poderão contar com algum recurso adicional como por exemplo: co-op para quatro jogadores, enquanto o modelo ‘normal’ oferece co-op para dois jogadores. 60FPS em um modo campanha, enquanto o ‘normal’ entrega 30FPS.

Portanto, as melhorias irão se restringir somente a complementos e não exclusão. A Sony não irá permitir, por exemplo, que um jogo do PS4K contenha uma missão extra a mais, uma funcionalidade adicional ou qualquer novidade que limite o gameplay.

Preciso trocar o PS4 ‘normal’ para o PS4K?

Para se divertir e jogar os jogos, não será necessário. O PS4K será destinado ao público hardcore que se interessa por novidades. A função do PS4K, em teoria, é disponibilizar uma resolução de 4K para alguns jogos.

Ou seja, para experimentar a novidade o consumidor deve ter em mente que será necessário possuir um aparelho televisor compatível com 4K, os jogos deverão contar com suporte ao 4K e filmes idem.

Em resumo, trata-se de uma versão focada em entusiastas de produtos de última geração. Os consumidores tradicionais não serão impactados.

A base de consumidores será dividida?

O próprio Andrew House explica que o objetivo da nova empreitada da Sony não é dividir a comunidade, entre aqueles que possuem um PS4 tradicional e os que possuem o PS4K. A iniciativa tem o propósito de oferecer apenas uma outra alternativa, destinada aqueles que gostariam de melhorias pontuais.

Todos os jogos serão lançados para o PS4 padrão e nós antecipamos que uma grande parte dos jogos irão apoiar o PS4 novo (high-end), garantiu o executivo.

Quero um PS4, devo esperar o novo ou comprar o atual?

Reflita. Você tem uma TV 4K ou pretende comprar uma? Você, necessariamente, acredita que um complemento em um determinado game é preponderante para sua diversão? Você tem condições de investir um pouco mais? Caso positivo, talvez você deva esperar até outubro, quando o PS4K deve ser lançado, por outro lado, se o seu foco for nos jogos, não há muitas razões para compra-lo.

Devo ir no Twitter e ‘xingar muito’ a Sony?

Você é livre! 🙂

Contudo, é o mercado quem dita as regras. Certamente a companhia japonesa realizou inúmeros estudos de viabilidade e identificou que uma atualização de hardware fosse necessária para, em um primeiro momento, estar preparada para o 4K, atender a demanda crescente por maior resolução e pelo anseio dos consumidores.

Se ela não fizesse este movimento agora, certamente perderia espaço para concorrência que também tem planos bastante claros de seguir pelo mesmo caminho.

A Sony desrespeitou as 40 milhões de pessoas que compararam o PS4 ‘normal’ ?

Analisando contexto e a forma como a empresa especificou as regras, acredito que não (opinião pessoal). Segundo alardeado, os jogos funcionarão normalmente tanto em um quanto no outro, sem prejuízos ou depreciação, as funções serão as mesmas, o PS4 padrão continuará no mercado, então a mim não afeta, e a você?

Estamos entrando na 9º geração?

Não. Ainda continuamos na oitava geração de consoles, onde existem e existirão modelos diferentes do mesmo console.

Por sinal, o conceito de ‘geração’ está com os dias contados. Com a constante evolução das tecnologias de hardware, é muito natural que daqui para frente as empresas passem a atualizar com muito mais frequências seus consoles. Algo que já acontece com celulares, que evoluem ano a ano passará a ser implementada na indústria de videogames.

Futuramente talvez, iremos presenciar atualizações periódicas dos videogames, onde os aplicativos (jogos) funcionam em diferentes versões, contudo em dado momento se faz necessário trocar de aparelho para obter melhor desempenho. Talvez.

E quanto a sua opinião, qual é?