Novidades

The Last Guardian homenageia ICO e Shadow of the Colossus em trailer

por Daniel dos Reis
The Last Guardian homenageia ICO e Shadow of the Colossus em trailer

A Sony lançou hoje (6) um novo trailer em homenagem aos clássicos Ico e Shadow of the Colossus, os precursores de aguardadíssimo The Last Guardian.

O vídeo é na verdade uma homenagem tanto aos jogos em si, como para os fãs dos títulos que, mesmo após tanto tempo de lançamento, ainda reservam um lugar especial para os jogos nas lembranças.

Além disso, a empresa reuniu comentários de profissionais da indústria de como os jogos impactaram e ainda influenciam em suas criações.

Acompanhe:

Ico foi o primeiro jogo em que eu realmente me importei com um personagem de IA, Yorda. Não havia conversas que eu pudesse entender entre os personagens, apenas o comportamento de Yorda em relação àquilo que eu fazia ou a situação presente, que me fazia sentir como se Yorda fosse uma pessoa de verdade – pensando e sentindo como um indivíduo. Isso fez com que jogar Ico fosse uma experiência muito especial – como se eu vivesse a aventura com ela.

Eu acredito, como fã dos jogos de Ueda-san, que as pessoas sentem que seu trabalho é especial porque você sente claramente que o jogo era – do início ao fim – uma visão singular, sem qualquer influência de gêneros e estilos populares da época – Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios.

Team Ninja

A Team Ico cria obras-primas atemporais que me lembram de um antigo e amado livro ilustrado ou um conto de fadas. Eu sou um grande fã de suas animações fantásticas.

Nós da Team Ninja também nos esforçamos muito para criar uma ação suave por muito tempo. Eu sinto emoção calorosa e verdadeira nas animações sofisticadas de Ueda-san.
-Fumihiko Yasuda, diretor da Team Ninja.

Guerrila Games

Em Shadow of the Colossus, a sensação de que você está enfrentando probabilidades impossíveis é ainda mais forte por conta da presença constante dos colossos. A primeira vez que eu escalei e derrubei um colosso foi um momento de pura emoção; Eu nunca havia enfrentado uma criatura tão maior do que eu mesmo em um jogo, muito menos derrotado uma. É um daqueles momentos definitivos nos jogos, e eu acho que é justo dizer que os confrontos entre Aloy e as máquinas em Horizon Zero Dawn devem muito a Shadow of the Colossus – Hermen Hulst, Guerrilla Games.

Quantic Dream

Pouquíssimos criadores têm essa habilidade que faz com que tudo que eles tocam se torne distinto e especial. Ueda-san definitivamente é um deles. Seu trabalho é edificante de tantas formas e ainda hoje é uma fonte de inspiração – David Cage, Quantic Dream

Naughty Dog

Anos depois de jogar pela primeira vez, o impacto emocional de Ico puxando o braço de Yorda ainda ressoa em mim. A mecânica de segurar a mão parece enganosamente simples, mas foi claramente construída com carinho e atenção aos detalhes. Por meio da interatividade, um laço profundo é criado entre os dois personagens de uma forma que é única dos jogos. É uma de muitas escolhas visionárias que fazem de Ico um clássico e uma verdadeira aula de design e de como contar histórias – Neil Druckman, Naughty Dog