Primeiras impressões de Overwatch deixam boas expectativas

À convite da Blizzard, fomos até São Paulo testar o novo e badalado projeto da empresa, Overwatch. Em um evento com contou com a participação de sites, revistas e profissionais da imprensa, tivemos a oportunidade de testar em primeira mão o novo game.

Confira nossas primeiras impressões sobre o que está por vir.

O que é Overwatch?

Após um período de colapso, criou-se uma força-tarefa mundial que tinha como missão restaurar a paz. Este grupo era composto de diversos perfis de pessoas, desde renomados cientistas, aventureiros, soldados até anômalos. Esta equipe foi nomeada de: Overwatch. Contudo, a influência do conjunto foi diminuindo com o passar dos anos, até que um dia ele se desfez por completo.

Enredo

O jogo é ambientado na Terra em um futuro não muito distante, perceptível nos diferentes cenários inspirados em locais como o Templo de Anúbis no Egito ou em Hollywood nos Estados Unidos, por exemplo. São doze mapas diferentes que estarão disponíveis já no lançamento do jogo.

O jogo não vai contar com uma campanha tradicional, mas a Blizzard já vem oferecendo outras opções para que os jogadores se aprofundem no contexto. Uma destas opções é uma competente animação em curta-metragem, disponível gratuitamente e totalmente em PT-BR.

Através destas animações é possível conhecer um pouco mais dos personagens, motivações, relacionamentos e se situar sobre tudo.

Escolha seu herói

Ao contrário de muitos jogos do gênero, Overwatch não trabalha com sistema de classes. Na obra, os jogadores poderão optar por 21 opções diferentes de heróis, variando entre justiceiros, figuras angelicais, infantaria, etc.

Cada personagem conta habilidades e recursos singulares, o que proporciona uma identificação com aquele que controla. Basta escolher aquele que melhor se adapta ao seu estilo. Mesmo assim, um herói com raízes no suporte, pode também articular um ataque com sucesso, tornando o gameplay bastante dinâmico.

Overwatch heróis

Um dos destaques fica por conta com herói brasileiro, Lúcio, um DJ nascido nas comunidades do Rio de Janeiro. Lúcio uniu-se ao grupo através do poder da sua música, com ela, o personagem pode fazer a diferença.

Todos os personagens, suas histórias e habilidades podem ser conferidos no site oficial do jogo em detalhes.

Modos de jogo

Inicialmente, Overwatch possui três modos de jogo: ataque, escolta e controle. Na versão de testes foi possível experimentar mais sobre ataque e controle.

Em ataque, duas equipes duelam pelo controle de pontos estratégicos em diferentes locais do mapa, onde uma equipe deve atacar, enquanto a outra deve defender. A meta dos ofensores é capturar os objetivos, enquanto os adversários devem impedir que isto aconteça, até que o tempo acabe.

Em escolta, uma equipe porta uma carga especial e deve transporta-la até um determinado ponto, enquanto os adversários tentarão impedir, subtraindo o objeto.

Em controle os dois times se enfrentam para capturar zonas de objetivo. Em partidas com três rodadas, vence aquele que conquistar mais rodadas.

Gameplay

Como exposto, Overwatch não se compara aos demais shooters que adotam os sistemas de classes. Cada herói, apesar de possuir características distintas, pode explorar diversas alternativas. Mesmo em situações adversas, onde uma defesa mais sólida seja necessária, o jogador tem pode elaborar uma ardil estratégia e utilizar sua perícia para refutar um ataque.

Um ponto de destaque é liberdade de substituição. Durante as partidas é possível trocar de herói, a qualquer momento, quantas vezes desejar.

Mesmo se tratando de uma versão de testes, a experiência com o game foi muito satisfatória. Visual exuberante, jogabilidade extremamente fluída e variedade de heróis foram alguns dos destaques.

A autonomia em fazer trocas de personagens a qualquer momento proporciona leveza ao gameplay, facilitando a experimentação e instigando as escolhas. Uma opção acertada do estúdio, pois promete deixar as partidas mais interessantes.

O futuro de Overwatch

Apesar do game, logo de início, oferecer uma quantidade razoável de heróis, 12 mapas, e variados modos de jogo, a Blizzard promete entregar muito mais conteúdos com o passar do tempo, tudo de forma gratuita.

Overwatch não vai contar com DLCs pagas ou mesmo Passe de Temporada. Todos as adições serão entregues por download sem ônus adicionais aos jogadores. Um ponto muito positivo para o estúdio que resolve ir na contra-mão da indústria.

Localização

Como você pode perceber nos trailers, o game está complemente localizado em nosso idioma. O trabalho realizado até o momento é de excelente qualidade, colocando-o entre os melhores desta geração. Basta você acompanhar pelos curtas e pelo trailer abaixo.

Além da localização, o game contará com servidores brasileiros já disponíveis desde o open beta, eliminando as desvantagens que pings altos podem gerar no gameplay.

Overwatch mostra-se com potencial e diferenciais importantes para se tornar atrativos aos amantes de FPS, com visual agradável, gameplay responsivo, liberdade e boas perspectivas.

Gostou? Quer testar também?

Alguns testes fechados foram realizados anteriormente onde os jogadores eram selecionados mediante um cadastro no site oficial do jogo.

Aos que ainda não tiveram oportunidade de experimentar Overwatch, no próximo mês haverá uma nova fase de testes aberta para todos os jogadores que acontecerá no PlayStation 4 dos dias 05 a 09 de maio.

Overwatch será lançado oficialmente no dia 24 de maio.