Anunciado durante a E3 2015, Horizon: Zero Dawn é a nova aposta da Guerrilla Games, produtora de Killzone, que promete surpreender aos jogadores com uma proposta inovadora, peculiar e ampla.

Para atingir esses objetivos, o estúdio recrutou uma equipe de peso. Além dos colaboradores que tinham experiência na criação de jogos de FPS, juntaram-se a equipe desenvolvedores que trabalharam em outros títulos como The Witcher e Fallout 3: New Vegas.

Quando apresentado, o game surpreendeu logo em seu primeiro trailer. Visual estonteante, liberdade de exploração, ação, elementos de RPG e uma temática diferenciada chamaram atenção de todos.

Zero Dawn se passa 1000 anos futuro, em um ambiente pós-apocalíptico, onde a raça humana foi forçada a sobreviver utilizando de técnicas rudimentares e poucas convencionais. Nesse contexto, poderosas máquinas são a “raça” dominante e estão no topo da cadeia alimentar.

Mas, não são máquinas comuns ou semelhantes aquelas vistas em filmes como o Exterminador do Futuro, mas sim dinossauros mecânicos.

Uma protagonista

Com todo clima de sobrevivência e diversos desafios, somente alguém com força, sagacidade e destreza conseguiria sobreviver por muito mais tempo e Horizon conta justamente com uma protagonista de impacto.

Aloy Horizon

Aloy é uma guerreira que reúne todas as qualidades necessárias para enfrentar desafios tão grandes. Além de sobreviver, a personagem deverá trabalhar para que sua tribo também sobreviva em meio aos caos.

Mesmo que sua aparência deixe transparecer um pouco de fragilidade, Aloy equilibra a situação com sua astucia, em detrimento da força bruta.

Liberdade, cenários e exploração

Um dos aspectos mais importantes da nova IP é seu vasto mundo aberto. Os ambientes são amplos, espaços e ricos em detalhes.

Percebe-se o avanço da vegetação nas antigas metrópoles. Prédios, construções e o que sobrou das antigas arquiteturas estão sob domínio da mata selvagem.

Horizon Zero Dawn

Nesse cenário, o jogador terá a liberdade exploratório fortemente incentivada. Cada local pode ser cuidadosa vasculhado em busca de detalhes, pistas, informações ou indícios de outras tribos.

Segundo a Guerrilla, o game está sendo criado com favorecimento as descobertas, dessa forma, tutoriais e informações na tela serão mínimas e bastante reduzidas. Caberá aos jogadores explorar e descobrir como as coisas funcionam.

Dinossauros

A máquinas de Horizon: Zero Dawn são representações mecânicas de dinossauros.  A maneira como eles surgiram ainda não está muito clara e o estúdio reserva mistérios em relação aos detalhes.

Mas, mesmo sem muitas informações, o encantamento com as máquinas é imediato. Eles se comportam exatamente como supostamente os dinossauros se comportariam. Andando em bandos, caçam, se alimentam e atacam.

Horizon Zero Dawn

A beleza visual das máquinas é surpreende e chama atenção. Milhões de polígonos foram necessários para modelar as criaturas, muito mais que aqueles utilizados em Killzone: Shadow Fall, também da Guerrilla.

Estratégia

Enfrentar as criaturas de Horizon exigirá do jogador inteligência, muito mais que força. Claramente os inimigos levam vantagem na maioria dos aspectos, mas o uso correto de vários recursos pode gerar resultados extraordinários.

Que tal preparar uma emboscada para um grupo, chamar-lhes a atenção, fazendo com que eles se posicionem exatamente no lugar onde você pode explodir todos de uma única vez? Perfeitamente possível em Zero Dawn!

Enfrentar um dinossauro de mais de 20 metros de altura também exige um preparo especial, como atacar em pontos fracos específicos, dificultar a movimentação e usar as armas dos próprios inimigos.

Elementos de RPG

O novo game vai contar com vários elementos de RPG como árvore de skills, upgrade de armas, criação de novos equipamentos e o uso de vários outros recursos.

Horizon Zero Dawn_RPG

Percebe-se ainda a visualização da quantidade de HP que cada inimigo possui, mesmo que de forma mais discreta, a barra de life dos adversários está presente. Não só ela, como bussúlas de orientação e uma barra de XP.

Horizon: Zero Dawn promete conquistar aos jogadores e oferecer algo diferente e inusitado. O game ainda não tem uma data de lançamento estipulada, mas acredita-se que deverá chegar no final de 2016.