Tudo que você precisa saber sobre Street Fighter V

Após longos oito anos, sem lançar um novo capítulo da consagrada franquia de lutas Street Fighter, a Capcom nos agracia com um quinto episódio que promete conquistar a comunidade, tanto os novatos quanto os mais antigos fãs.

Confira um material completo de pré-lançamento do game, no qual você encontrará todas as informações que precisa saber.

O retorno

Street Fighter IV foi lançado em 2008. Na época, o game fez bastante sucesso por renovar a série, introduzir um visual mais moderno ao mesmo tempo em que oferecia variados recursos, como multiplayer online.

Ao longo dos anos seguintes ao lançamento, o game recebeu atualizações de versões como a Super Street Fighter, Arcade Edition e Ultra, entretanto, as novidades consistiam essencialmente na adição de personagens e no balanceamento de partidas.

Agora, em 2015, realmente, receberemos uma versão completamente renovada, tanto em jogabilidade, visual e adição de personagens inéditos.

Exclusividade de consoles

Por meio de uma parceria estratégica com a Sony Interactive Entertainment (SIE), Street Fighter V chegará, aos consoles, com exclusividade atrelada ao PlayStation 4.

O game representa um excelente ao aditivo aos “exclusivos” da plataforma PS4 e oferece aos jogadores uma alternativa interessante.

Visual

Valendo-se do poder da Unreal Engine 4, SFV entregará aos fãs um visual de oitava geração, rico em detalhes com efeitos de luzes e de iluminação capazes de abrir um belo sorriso na cara dos mais céticos.

Novos e antigas caras

Os personagens mais conhecidos da saga marcarão forte presença no novo game. Além deles, os novatos chegam impondo respeito com características singulares.

Em seu lançamento, o game contará com 16 personagens selecionáveis: Ryu, Chun-li, Nash, M. Bison, Cammy, Birdie, Ken, Necalli, Vega, R. Mika, Rashid, Karin, Zangief, Laura, Dhalsim e Fang.

Cada um dos persongens possui uma diferente característica de luta, ficando a critério do jogador escolher aquele que melhor se adapta. Alguns são mais ágeis, enquanto outros são mais fortes.

Skills_1 Skills_2 Skills_3 Skills_4

Além desses, ao longo de 2016, o game receberá outros seis personagens adicionais que poderão ser adquiridos por meio do Fight Money, no qual falaremos posteriormente.

Urien, Alex, Balrog, Ibuki, Juri e Guile se unirão ao cartel principal, fazendo com que o game some o número total de 22 lutadores no primeiro ano.

SFV_DLC

Jogabilidade

A jogabilidade clássica de Street Fighter retornará com a precisão de sempre, contudo várias melhorias foram adotadas para tornar o título mais acessível para aqueles que ainda não estão familiarizados com o estilo, ao mesmo tempo em que atende perfeitamente aos mais experientes. Agrada gregos e troianos.

Essa abordagem tem o objetivo de fazer com os jogadores criem vínculos com determinados personagens, se identificando com alguns em específico, fazendo com que o estilo do lutador se “encaixe” com o do jogador.

A movimentação dos lutadores também está mais rápida e versátil. Encaixar uma sequência de golpes exuberantes é mais fácil em SFV do que em versões anteriores. Contudo, isso não quer dizer que todos terão facilidade no game, não exatamente.

A Capcom vem trabalhando para tornar as partidas mais equilibradas e dinâmicas. Com a mesma facilidade que se encaixa uma sequência, é possível escapar e revidar de maneira imediata.

Essas mudanças privilegiam a inteligência dos jogadores. Nem sempre partir para cima do adversário será garantia de vitória, pelo contrário. Analisar o comportamento do oponente é um fator crucial para vitória.

Ainda dentro do aspecto jogabilidade, as mecânicas contarão com um sistema inteiramente novo de três barras de energia, chamadas de Barra-V (V-Gauge). Essas barras se preenchem na medida em que o personagem recebe dano.

V-Skill: Habilidades únicas de cada personagem que podem ser usadas a qualquer hora apertando soco médio e chute médio ao mesmo tempo. Essas habilidades não requerem o uso do V-Gauge e têm diferentes utilidades pra cada personagem (ex: mobilidade, ofensiva, defensiva). As V-Skills são importantes na luta, pois podem ajudar os personagens em uma área em que eles são fracos, ou auxilia a encher o V-Gauge mais rapidamente.

V-Trigger: Também são habilidades únicas de cada personagem que apenas podem ser ativadas quando a V-Gauge está cheia, apertando o soco forte e chute forte ao mesmo tempo. Ativar a V-Trigger permite alcançar o potencial completo de um personagem, permitindo que ele adicione golpes aos ataques, contudo a habilidade do jogador para executar os ataques é decisiva.

V-Reversals: As V-Reversals tiram um pedaço do V-Gauge, e permitem ao jogador contra-atacar o golpe do oponente enquanto se usa o bloqueio, criando um espaço pra respirar. Os jogadores devem explorar cada personagem pra ver como as V-Reversals deles funcionam.

Todos esses recursos poderão ser utilizados em variados modos de gameplay. Confira quais são todos:

Lute por Dinheiro

Pela primeira vez na série o game contará com um sistema financeiro que permitirá que os jogadores tenham acesso aos conteúdos adicionais por meio de uma moeda virtual chamada de Fight Money.

À medida em que os jogadores forem desfrutando do game, Fight Money lhes serão oferecidos como recompensa pelas vitórias. Esse dinheiro virtual poderá ser utilizado para adquirir lutadores, cenários, skins, etc.

Seleção SFV

A Capcom faz questão de ressaltar que todos conteúdos adicionais do game poderão ser adquiridos sem custos adicionais, apenas jogando. Basta entrar no jogo, mostrar habilidade e conquistar Fight Money.

Contudo, os mais afoitos, que não quiserem esperar até que a carteira virtual esteja mais polpuda, poderão adquirir o “Passe de Temporada” que dá acessos aos personagens e aos skins extras.

Esse sistema privilegia aqueles que realmente jogam o game. Os jogadores mais casuais, que vez ou outra dão uma espiada no game, certamente, terão um pouco mais de dificuldade para arrecadar fundos.

Também é uma forma de recompensar os melhores jogadores, como nos velhos tempos dos jogos onde era realmente necessário se dedicar para liberar um conteúdo extra.

A moeda virtual poderá ser conquistada em quatro modos de jogo:

  • Vencer adversários online
  • Jogar o Modo Sobrevivência
  • Concluir o modo História
  • Subindo de nível

Para adquirir os conteúdos extras, seja utilizando o Fight Money ou mesmo usando dinheiro verdadeiro, a Capcom disponibilizará uma Loja Virtual dentro do jogo. Essa Loja estará disponível somente em março. Enquanto isso, os jogadores terão um tempinho para acumular dinheiro 🙂

Uma única versão

Ao contrário de Street Fighter IV que contou com as versões: Street Fighter IV, Super Street Fighter IV, Super Street Fighter IV: Arcade Edition e Ultra Street Fighter IV, o quinto capítulo da série contará somente com uma única versão a Street Fighter V.

Capa Street Fighter V

Esta mudança de estratégia é uma resposta aos pedidos da comunidade que não aprovou as múltiplas versões da edição passada.

OS JOGOS ANTERIORES PODEM TER SIDO UM POUCO EXCESSIVOS. ISSO FAZ COM QUE NOSSA MENTALIDADE SE VOLTE PARA O OBJETIVO DE TORNAR O JOGO MAIS ACESSÍVEL. NÃO SÓ O JOGO, MAS O MODELO DE NEGÓCIOS TAMBÉM. – Brian Ayers

Essa abordagem também facilitará a aquisição do game. Muitos se confundiam no momento de adquirir o Street Fighter IV por este contar com várias edições.

Como já foi exposto, todos os conteúdos adicionais de SFV serão disponibilizados via download e poderão adquiridos por meio da moeda do próprio jogo.

Pré-venda com conteúdos diferentes

Aqueles que optarem por comprar o game antecipadamente por meio do sistema de pré-venda receberão skins diferentes de acordo com a loja escolhida.

Saraiva, Lojas Americas e Submarino fazem parte da ação promocional que é amplamente utilizada em outros países.

Confira os detalhes:

Lançamento

Street Fighter V será lançado para PlayStation 4 e PC em 16 de fevereiro de 2016 na PlayStation Store e o dia 18 de fevereiro marcará a chegada da versão física.

Finalizando, os duelos entre jogadores de PS4 vs PC será perfeitamente possível por meio de um robusto sistema de cross-play.