Como resolver erro SU-41283-8 no PS4

As atualizações do PlayStation 4 sempre trazem boas novidades e mudanças para o console. O problema é que alguns usuários vivem um verdadeiro pesadelo no momento de atualizar o videogame para a versão mais recente do software: a atualização baixa mas não instala, apresentando o erro SU-41283-8.

Se isto acontecer, não entre em pânico! Basta seguir alguns passos para conseguir resolver o problema e desfrutar dos novos recursos.

Solução 1: Recriar o banco de dados do console

Uma das primeiras sugestões de solução para tal erro é restaurar o banco de dados. Na realidade, este procedimento pode solucionar diversos infortúnios do PS4 como problemas de lentidão de menu e erros de rede, por exemplo.

ATENÇÃO: realizar este procedimento NÃO causa perda de nenhum dado de jogo ou do sistema. Para recriar o banco de dados, basta fazer o seguinte:

Passo 1: Desligue o PlayStation 4;

Passo 2: Com o PS4 desligado, pressione e segure o botão de energia. Libere-o somente após ouvir dois sinais: um quando você inicialmente pressiona, e outro 7 segundos depois. Isso indica que o console está sendo ligado em modo de segurança;

Passo 3: Conecte o DualShock 4 com o cabo USB fornecido e pressione o botão PS para que ele ligue;

Passo 4: Na lista de opções, escolha: “Recriar banco de dados” ou Rebuild database em inglês.

Modo de Segurança PS4

Passo 5: Aguarde a conclusão do procedimento que pode levar alguns minutos.

ps4-normal-portas-usb

Solução 2: Instalar a atualização via USB

Caso o procedimento anterior não tenha surtido o efeito esperado, a outra dica é instalar o software do sistema via USB. É um pouco mais trabalhoso, mas bem simples.

Para que isto seja possível será necessário um dispositivo de armazenamento (pendrive, HD externo) formatado em FAT 32 e livre de outros arquivos (vazio).

Passo 1: baixe a atualização do software do sistema através do site da PlayStation. O link direto do download você encontra abaixo:

Não renomeie ou modifique o arquivo baixado. Ele precisa estar exatamente da forma que foi realizado o download.

Passo 2: Prosseguindo, acesse o dispositivo externo USB (pendrive) e crie uma pasta chamada PS4, e dentro desta, outra pasta chamada UPDATE (todas com letras maiúsculas) e transfira o arquivo de instalação, baixado anteriormente, para dentro desta última UPDATE.

Assim ficaria: PS4 > UPDATE > arquivo 

pastas-update-ps4

Passo 3: Com o PlayStation 4 desligado, plugue o dispositivo USB e ligue o console, colocando-o em modo de segurança.

Para ligá-lo neste modo, pressione o botão power uma vez e continue segurando por cerca de 7 segundos até que se escute um segundo bip. A seguinte tela surgirá:

Modo de Segurança PS4

Passo 4: Conecte o controle ao PlayStation 4 utilizando o cabo USB e escolha a opção 3: Atualização de software do sistema ou “Update System Software”.

O software começará a instalar. Aguarde até a conclusão.

Para este procedimento, valem algumas ressalvas:

  • Por algum motivo desconhecido, alguns modelos e marcas de pendrive ou HD externo podem não funcionar;
  • Caso o procedimento não funcione uma primeira vez, repita todo o processo, inclusive de formatação do dispositivo;
  • Verifique a nomenclatura das pastas. Estas são de extrema importância para que o sistema do PS4 identifique o arquivo com precisão.

Caso haja alguma outra dica ou sugestão para solução do erro SU-41283-8, não esqueça de deixar sua colaboração nos comentários.