Como trocar os botões e analógicos do DualShock 4

Seja por manutenção ou por personalização, é possível trocar os botões e analógicos do DualShock 4.

Com o tempo, pode ocorrer um desgaste natural, principalmente da parte superior dos analógicos, deixando-os em más condições que prejudicam o gameplay. O ideal é efetuar a troca deste componente, ao invés de comprar um controle novo.

Ensinamos, passo a passo, como abrir o DualShock 4 e trocar os botões danificados ou por motivos estéticos.

Mas, antes de começar, é necessário um aviso fundamental. De acordo com o manual do produto, caso ele seja aberto por pessoas não autorizadas por uma equipe técnica oficial, ele perde a garantia. “A garantia é perdida quando: Produto foi modificado ou consertado por pessoal não autorizado pela Sony“.

Dessa forma, recomendamos, em primeiro lugar, a busca de uma assistência oficial e especializada no produto 🙂

Quer saber mais sobre os termos da garantia?

Pois bem, avisos feitos e você estando ciente de tudo, vamos aos componentes e ferramentas necessárias:

  • Chave Phillips de ponta pequena;
  • Ferramenta plástica para abrir travas de equipamentos;
  • Opcional: Pinça para trabalhos em eletrônica – ferramenta facilitadora para soltar flats e encaixar peças pequenas (como as molas dos gatilhos)

1 – Abrindo a parte externa

Passo 1

Com o auxílio da chave Philips, remova os quatro parafusos localizados na parte de trás do controle. Armazene-os em algum recipiente seguro.

Como trocar bateria DS4 passo 1

Passo 2

Insira a ferramenta plástica entre as cavidades do apoio esquerdo do controle, colocando um pouco de pressão até que as duas partes se desencaixem. Passe a ferramenta pela abertura para estender até os analógicos. Repita o mesmo processo para o outro lado.

Passo 3

Realize o mesmo procedimento anterior na parte superior do controle, próximo ao touch e aos gatilhos. Ao soltar as duas partes, atenção para o cabo que permanece conectado à placa da parte de baixo do controle. Abra com cuidado para não danificar ou mesmo romper o fio.

Três partes pequenas ficarão soltas: 2 molas dos gatilhos e 1 peça extensora do botão Options. Guarde-as em um local seguro.

Passo 4

Cuidadosamente, desconecte o cabo flat que conecta a parte que contém os botões (direcionais, analógicos, touch, etc). Depois de separar as duas partes do controle, deixe de lado a parte inferior.

Passo 5

Ao lado da bateria, é possível observar dois cabos (preto e vermelho) que conectam a bateria à placa por uma espécie de conector. Para remover, basta balançá-lo suavemente para os lados forçando também para cima.

Passo 6

Após remover a bateria, será possível ver um parafuso phillips. Remova-o sem forçar para que não prejudique a placa que fica por baixo desta proteção.
Trocar botões DS4 7

Passo 7

Delicadamente, desconecte o cabo flat (uma fita branca com a ponta azul) puxando-o com cuidado (se possível utilizando a pinça sem corte).
Observação: durante a remontagem desta parte após a finalização da troca dos botões, será necessário remover a parte plástica para conseguir visualizar o conector.

Passo 8

Após desconectar o flat, será possível separar a placa do controle da parte frontal, onde os botões estão localizados. Cuidado para não virar a frente de uma vez, para que os botões não caiam e se percam pelo chão.
Outra atenção especial é no armazenamento dessa placa, pois anexo a ela estão os motores responsáveis pela vibração do controle. Coloque-a de forma a não forçá-los e não causar danos.

Passo 9

Desmontagem bem sucedida! Neste momento, estamos com o DualShock 4 em três partes:
  • Placa mãe
  • Capa frontal
  • Capa traseira

Passo 10

Finalmente o momento de trocar os botões. Comecemos pelos representados pelas figuras geométricas (quadrado, círculo, triângulo e xis). Note que, antes dos botões, é necessário remover uma “capa de silicone” que é a responsável pela suavidade no toque dos botões.
Após removê-la, o acesso aos botões estará livre para que a troca seja efetuada.

Passo 11

Do outro lado, com os botões direcionais, repita o mesmo procedimento do passo 10.
Passo 12
Para remover os botões SHARE e OPTIONS, utilize a pinça para retirá-los com precisão, por se tratar de um pequeno pino.
Passo 13
O botão PS está instalado de forma similar aos botões direcionais, com uma capa de silicone protetora. Basta remover esta para conseguir retirá-lo e efetuar a troca.

Passo 14

Os analógicos estão localizados junto à placa. Eles são encaixados e, para remover, basta puxar delicadamente peça até que esta se separe da placa e seja possível encaixar a nova.
Trocar botões DS4 91
Prontinho! os botões estão em seus devidos lugares. Para efetuar a remontagem, basta seguir os passos de forma reversa, atentando-se para os encaixes das molas dos gatilhos e de remover a proteção plástica que está na placa para encaixar o flat do touch pad.

Para os usuários mais pacientes, que gostam e sabem manusear pequenas peças, este procedimento pode ser bem simples, exigindo apenas cautela e uma certa sensibilidade, visto que os componentes envolvidos são pequenos e frágeis.

Os que não são ambientados neste mundo de “assistência em casa” podem achar um pouco mais complicado, porém, seguindo rigorosamente o passo a passo e separando um bom tempo livre e doses de paciência, obterão êxito no trabalho!

Imagens: Ifixit.com