Como usar o controle da smart TV no PlayStation 4

As smart TV’s (ou televisores inteligentes) contam com cada vez mais recursos, inclusive de interação com outros equipamentos. No caso do PlayStation 4, é possível configura-lo (salvo alguns modelos) para que o conjunto funcione com algumas facilidades e comodidades para o usuário.

Uma delas permite controlar os menus do PlayStation 4 utilizando o controle da televisão. Função desejável e útil para momentos em que se utiliza o console apenas para reproduzir mídias como YouTube, Netflix ou mesmo assistir vídeos de produção própria.

É importante ressaltar que nem todos os modelos de smart TV são compatíveis com tais recursos. Já alguns aparelhos, que não são “smart”, podem também ser compatíveis. Procure no manual do equipamento se este possui alguma função “easy link”, “sync”, etc.

Configurando o PS4

Depois de verificado se a smart TV possui o recurso de link, é necessário configurar o PS4 para aceitar a conexão.

Basta dirigir-se ao menu de configurações > Sistema e marcar a caixa com a opção “Habilitar link de dispositivo HDMI” .

dispositivo-hdmi

Configurando a Smart TV

Esta configuração varia de acordo com o modelo de televisores e marcas, e geralmente pode ser encontrada no menu configurações, smart ou mesmo através de atalhos.

No caso dos televisores LG, esta função se chama “SIMPLINK”. Ao acioná-la, uma tela de menu aparecerá para ser configurado. Um passo a passo bem simples e auto explicativo.

Imagem 3 – SIMPLINK

Segue instruções de algumas grandes marcas para configurar o link com dispositivo HDMI de smart TV’s:

As funcionalidades

A quantidade de funções que é possível executar depois de configurado o link com dispositivo HDMI pode variar de acordo com o modelo da smart TV, mas em geral são estes:

  • A Smart TV liga quando o PS4 é ligado e vice-versa;
  • É possível controlar o menu inicial do console utilizando o controle da TV;
  • É possível controlar alguns aplicativos com o controle da TV (Netflix, Spotify, etc).

Utilizar o controle da TV enquanto se executa mídias é uma boa pedida para economizar a bateria do DualShock 4, mantendo-o desligado.

E então, já conhecia esta interação do PS4 com a TV? Comente conosco outras curiosidades e utilidades que você conhece!