[Tutorial] Como resolver os erros da PSN

A PlayStation Network, vulgo PSN, é a rede da Sony que agrega vários serviços online das plataformas PlayStation. Sua principal função é permitir que os jogadores dos videogames da empresa japonesa possam desfrutar de partidas multiplayer.

Contudo, por vezes, em algum momento o serviço pode (e certamente vai) apresentar algum tipo de erro. Na maioria dos casos, o problema se resolve sozinho, mas em outros não.

Para a segunda opção, existe sempre um código de erro que pode ajudar a resolver o transtorno. Confira quais são os principais e algumas sugestões de reparo.

Solução padrão

Existem vários problemas, fato. Mas, na maioria das situações, existe um procedimento padrão que pode resolver muitas da situações, independente do erro. Por isso, em primeiro lugar, tente sempre:

  • Finalizar a sessão na PSN e logo em seguida refazer o login;
  • Reiniciar o roteador;
  • Refazer as configurações de rede do PS4;
  • Inserir o DNS do Google;
  • Reconstruir o banco de dados.

WS-37397-9

Falha de conexão com a PSN. Mesmo que a conexão com a internet esteja funcionando normalmente, este erro pode aparecer inesperadamente.

Há relatos de que ele a Sony vem banindo IPs (endereços de internet) por motivos de segurança. Se, por qualquer resquício de suspeita, a empresa detectar algo, medidas drásticas estão sendo tomadas. Uma delas é banir IP.

Se você estiver com este problema. Tente:

Solução 1

Reiniciar o roteador. Muitas operadoras trabalham com a distribuição dinâmica de IP, com isso, a cada vez que o aparelho é reiniciado, lhe é atribuído um novo endereço de internet.

Solução 2

Em outras situações, é necessário entrar em contato com o provedor de internet e solicitar a troca de IP e desbloqueio das portas do firewall:

TCP: 80, 443, 3478, 3479, 3480
UDP: 3478, 3479

Solução 3

Esta sugestão é menos ortodoxa:

  • Finalize a sessão na PSN;
  • Faça login com sua conta através de outro console;
  • Refaça o login no SEU console.

ou

  • Finalize a sessão na PSN;
  • Compartilhe a internet 3G-4G do seu celular;
  • Conecte o PS4 no wi-fi do celular;
  • Faça login na PSN;
  • Desconecte;
  • Refaça o login normalmente usando sua internet tradicional.

CE-32807-0

Este é um erro de licença. Por algum motivo, como por exemplo sua conta foi ativada como principal em outro console, os jogos vinculados a ele podem perder licença de uso, sendo necessário atualizar.

Para tanto, siga o tutorial abaixo:

CE-33728-3

Amigo, a coisa está muito complicado para você! Este erro diz que o seu console foi banido. Verifique seu e-mail que, provavelmente, a Sony tem um comunicado lhe informando os detalhes.

Nestes casos, não há nada a ser feito. Contudo, você ainda pode entrar em contato com a Sony:

WC-40383-8 (PSN em manutenção)

Se você está tentando comprar algo na PlayStation Store ou entrar na PSN e uma mensagem de “manutenção” é exposta na tela, mesmo que a rede “OK” para todo mundo (menos você, claro), tente:

  • Primeiro, verifique se de fato a PSN não está mesmo em manutenção por AQUI;
  • Faça logout da PSN;
  • Tente reconectar novamente, inserindo usuário e senha;

Caso não surta efeito, proceda:

  • Refaça suas configurações de rede locais (reconfigurar roteador, rede wi-fi, IPs);

80710016

Este é um problema de DNS. Tente utilizar o DNS do Google ou mesmo confira algumas dicas do artigo abaixo:

Problemas com cartão de crédito

Um problema constante. Muitos relatam que não conseguem cadastrar cartão de crédito e realizar compras. Já abordamos este assunto e sugerimos a leitura do seguinte artigo:

Esperamos que as sugestões acima tenham sido úteis para você. De qualquer forma, você pode sugerir a inclusão de novos problemas/soluções no artigo. Nossa intenção é torná-lo um grande FAQ.