Categorias: Análises

[Análise Rápida] TERA: Vale a Pena?

Um MMORPG gratuito que implementa a lista dos jogos disponíveis pela PS Plus.

TERA é novo jogo MMORPG disponível para os jogadores do PlayStation 4. Apesar do título não estar disponível na PlayStation Store Brasil, é possível baixa-lo pela PlayStation Store USA gratuitamente para os assinantes da PlayStation Plus.

O título é oferecido em outras versões e cada uma em diferentes preços que disponibilizam recursos exclusivos, como montarias, melhorias específicas e outras vantagens. Mas para aqueles que buscam uma alternativa gratuita e voltada para os fãs deste gênero, o game cumpre seus propósitos.

Infindável

A premissa do game, como todo MMORPG que se preze é oferecer ao jogador inúmeras horas de jogabilidade. Com isso, é inegável que o jogo sofra com a famosa repetitividade. Contudo, isso é uma característica presente em quase todos do gênero. Muitas das quests e missões disponíveis apresentam a mesma ideia.

  • Mate tantos monstros ou alguns específicos;
  • Colete tantos recursos ou alguns específicos;
  • Vá a tantos lugares ou alguns específicos.
Fonte: captura de tela.

Basicamente, é isso. Afinal, todas as quests são apenas pretexto para o jogador subir de nível e é isso que estão buscando. Não são todas as pessoas que aderem a um jogo desta magnitude buscando uma narrativa linear e profunda, mas sim, querem buscar equipamentos melhores, subir de nível, conquistar recursos aprimorados e etc.

Sobre isso, TERA mostra-se enorme. Os jogadores possuem, além de múltiplas raças diferentes com suas especificações e características próprias, a possibilidade de selecionar em até oito classes diferentes. Guerreiros, magos, rogues, tanques, arqueiros. É uma variedade que contribui positivamente para o gameplay.

Fonte: captura de tela.

MMORPG com cara de adventure

O mais divertido de TERA é como ele conseguiu assimilar alguns recursos legais de Black Desert, por exemplo. O jogador sente que possui o total controle de seu personagem. Não basta apenas comandá-lo para atacar, mas é preciso realizar esquivas para fugir dos ataques inimigos, aplicar as habilidades em momentos devidos e administrar suas poções.

Ao contrário de outros jogos, o jogador era passível aos ataques. Bastava apenas um comando para que o personagem executasse os movimentos. Em TERA, é preciso atacar, usar as skills, esquivar, tudo dependendo da agilidade e estratégia do jogador. Tudo acontece de uma maneira ideal, em que a classe escolhida favoreça o estilo de jogo.

Fonte: captura de tela.

Obviamente, o título não apresenta níveis de dificuldade a serem escolhidos, já que se trata de um jogo exclusivamente online. No entanto, é interessante observar a gama de inimigos apresentados e suas dificuldades variantes. As dungeons presentes oferecem desafios ainda mais aguçados e todos os chefes precisam de muita paciência para derrotá-los.

Adeus vida social

Um dos grandes perigos de adentrar-se no universo de TERA é o tempo consumido. A proposta do MMORPG é consumir toda a sua vida, afinal, será preciso realizar vários loots e buscar por quests ainda mais difíceis para evoluir seu personagem a um nível superior.

Para os jogadores casuais, não é um jogo recomendado, afinal, você perceberá que todas as pessoas irão evoluir enquanto que você, por causa do seu tempo de jogo escasso, sentirá que não sai do lugar. É preciso entender que TERA não foi feito para ser jogado casualmente, mas sim, investir seu tempo afinco, como o próprio Destiny.

Fonte: captura de tela.

O título não recebe um selo porque pode ser experimentado por todos os jogadores de forma “gratuita”, então não se trata de investimento monetário. É preciso entender que TERA oferta uma possibilidade ao mundo dos consoles: um MMORPG de aventura com um vasto mundo a ser explorado.

Suas qualidades técnicas cumprem o seu propósito, apesar de estarem certo nível abaixo se comparado ao PC. O desempenho visual de TERA nos computadores de mesa é de tirar o fôlego, enquanto que nos consoles apresentam gráficos razoáveis, nada excepcionais. Já quanto as taxas por quadro, é possível reparar em queda quando acontece a famosa bagunça de combate, em que os jogadores e inimigos se enrolam em um confronto intenso, divertido e repleto de magias e cores.

Diante de tudo isso, uma alternativa gratuita para aqueles que são apaixonados pelo gênero. Mas lembre-se: adentrar neste jogo exigirá todo o seu tempo para tornar sua evolução, no mínimo, satisfatório. Por isso, julgue bem se vale a pena para o seu tempo, já que sua carteira está livre do perigo.

Disqus Comments Loading...
Compartilhar