[Análise Rápida] Unravel Two: Vale a Pena?

Anunciado na EA Play e lançado no mesmo dia, Unravel Two é uma aventura que conta com uma nova proposta cooperativa, onde duas pessoas podem resolver puzzles, balançar e pular através de belas paisagens e viver lindas histórias. 

Trata-se de um título que trabalha diferentes emoções com simplicidade, profundidade e companheirismo.

Oi, eu sou um Yarny!

Os protagonistas são pequenos bonequinhos feitos de um único fio de lã. São seres mágicos, verdadeiros espíritos protetores formados de bons sentimentos. E não existe apenas um Yarny no mundo.

O segundo título fala sobre dois jovens e em como seus futuros estão entrelaçados. Juntos, os Yarnys e seus humanos enfrentam desafios em busca de uma centelha mágica que os guiam durante o caminho.

Além de quebra-cabeças, dos mais simples aos mais complexos, há ainda inimigos que vão desde a maus espíritos deformados a pássaros, ou mesmo árvores e pedras que podem esmagar os dois pequeninos. Os desafios desta jornada estão mais trabalhados, interessantes e complexos, quando comparados ao primeiro jogo.

Juntos vamos mais longe…

Este é um jogo que foi completamente projetado para ser melhor aproveitado jogando com um amigo. Alguns puzzles são mais bacanas quando são solucionados em harmonia ou no momento em que os dois tem aquela percepção do que é necessário fazer no mesmo instante. 

A jogabilidade, e seus comandos, é bem simplista. Unravel Two aposta na câmera de visão 2D, mantendo sempre a mesma perspectiva, mas que se ajusta em ambientes em que o jogador precisa de uma visão mais ampla do que está a sua frente.

As paisagens estão ainda mais trabalhadas que no primeiro título, principalmente nos detalhes de cenário e na iluminação. O jogo rende belíssimas capturas de tela e momentos para serem apreciados durante o gameplay.

Outro ponto a ser destacado é a trilha sonora que combina com cada momento vivido pelo jogador. Em determinadas situações, é a música que dita como o jogador deve proceder: balançar mais rápido, ir com cautela, fugir rapidamente de um peru maluco e perseguidor… e por aí vai.

Segura minha mão, e não solta nunca mais

A “história principal” de Unravel Two não é grande. O jogo é composto de sete níveis principais, onde a história é contada. Além disso, aqueles que desejam fazer tudo no jogo podem repetir os níveis atrás de colecionáveis e medalhas de tempo e não-morte.

O modo cooperativo não é a única novidade em Unravel Two. Existem variados desafios espalhados pela “lighthouse” (que funciona como o lobby do jogo). Neles, é necessário que os dois Yarnys estejam em sincronia e sintonia para resolver enigmas e resgatar outros bonequinhos de lã presos.

Ao resgatar estes Yarnys perdidos, são desbloqueados novos itens que permitem a personalização do seu próprio bonequinho de lã.

É possível personalizar os Yarnys

Hey, this way!

Um dos pontos de falhos de Unravel Two seja a falta de uma localização em nosso idioma. No entanto, não há narrativas (falas) durante o gameplay. Apenas orientações, dicas, e tutoriais. Aqueles que não dominam o inglês podem ter pequenas dificuldades de entender o que é preciso fazer em determinadas partes.

Valeu a pena, eh eh

Unravel Two mostra como um título de uma modesta produtora pode ser tão surpreendente e agradável, além de dar a sensação de como uma jogatina pode ser tão prazerosa e convidativa. O título cumpre seu papel e supera seu antecessor mantendo a mesma fórmula de diversão e emoção.

Para aqueles que buscam um jogo com uma narrativa profunda e envolvente, com altas doses de entretenimento, desafios e alegria, não devem deixar a oportunidade de Unravel Two passar.