[Análise] Razer Panthera Arcade: Vale a Pena?

Panthera da Razer oferece um conjunto muito competente de qualidades.

Razer Panthera Arcade

Muito conhecida por sua linha gamer de ponta, além de oferecer teclados, mouses, headsets e outros a Razer agora também se envereda no segmento de “Arcade Stick” com bastante propriedade.

A empresa lançou neste segundo semestre o Razer Panthera Arcade, um joystick arcade, direcionado, prioritariamente, para uma performance diferenciada em jogos de luta. Nós recebemos uma versão diretamente da assessoria da empresa. Veja o que achamos dele!

Razer Panthera Arcade - Caixa

Bem protegido por laterais de espuma, o controle acompanha: cabo de três metros, manual de instruções, bolinha (ball top) para substituição do manche (bat top, que vem, por padrão no controle), ou vice-versa e chave de fenda para facilitar customizações.

Com boa distribuição de peso, a parte inferior emborrachada merece elogios pelo conforto. Por sinal, requisito bem importante para jogatinas mais longas, já que muitas das vezes o Arcade Stick fica no colo do jogador. Também impressiona: design de bom gosto e um acabamento de qualidade.

Razer Panthera Arcade - Unboxing

Ao centro, um botão que revela um compartimento interno onde podem ser guardados de forma organizada todos os itens e componentes.

O acesso fácil aos objetos permite que, uma vez que você saiba o que está fazendo, customizar ou trocar à vontade suas peças. Exemplo: você poderia comprar botões de outras cores e colocá-los no lugar dos atuais.

Razer Panthera Arcade - Compartilhamento

Fios?

Em tempos de conectividade facilitada, por que um equipamento tão moderno ainda precisa de fios e cabos? A resposta é simples: precisão e rapidez. Principalmente em jogos de luta, é fundamental que a latência exerça a menor influência possível nas repostas aos comandos.

Por este motivo, o controle acompanha um cabo USB que, por ser destacável, pode sempre ser guardado no compartimento após a utilização. Os generosos três metros de comprimento fazem com que seja possível utilizá-lo nas mais variadas situações.

Razer Panthera Arcade - Cabo

O fato de tantos os botões quanto o joystick serem da japonesa Sanwa – um dos principais fabricantes de componentes para arcades do mundo – faz toda a diferença para a experiência do jogador. A precisão dos botões é excelente. Um leve toque é suficiente para acioná-lo.

O joystick é igualmente preciso e as diagonais são acionadas com perfeição. Resumidamente, está muitos passos a frente do que o jogador possa estar acostumado com controles convencionais.

Ironicamente, acostumar-se com a precisão e a sensibilidade vai exigir algumas boas horas de treino. Mas após vencida esta curva de aprendizado, será bastante recompensador executar aquele hadouken quase que instantaneamente.

Razer Panthera Arcade - Jogando

Vou de manche ou de bolinha?

Quem teve oportunidade de frequentar fliperamas no Brasil provavelmente já achou estranho que alguns controles contassem com joystick com bolinha em vez de um manche. Isso é em razão da maioria destes controles seguirem o padrão adotado no Japão.

Como o Razer Panthera vem com ambos, e estes são intercambiáveis, cabe ao jogador testá-los e decidir com qual se sente mais confortável. Em termos de performance na jogatina, não haverá diferença relevante, ou seja, vai depender da escolha pessoal do jogador.

Razer Panthera Arcade - Bolinha

Serve apenas para jogos de luta?

Definitivamente, não. Mesmo sendo denominado um “Fighting Stick”, e que não faltem boas opções de jogos no PlayStation 4 para sua degustação (Street Fighter V, Mortal Kombat XL, Injustice 2, Tekken 7, Dragon Ball FighterZ e muitos outros), há outras categorias nas quais este controle pode ser muito útil.

A primeira, seria nos beat´em ups. Lançado recentemente, o Capcom Beat’em Up Bundle é uma excelente indicação para uso deste controle. Visto que exige um apertar desenfreado de botões, poupar o DualShock 4, utilizando um produto muito mais robusto, é uma alternativa muito bem vinda.

A segunda opção, e não menos importante, são os Shoot´em Up (jogos de navinha). A precisão do joystick fará toda a diferença na hora de desviar dos milhares de tiros presentes na tela. Confira aqui quatro indicações nossas que testamos com este Razer Panthera Arcade.

Astebreed – Gameplay

Serve apenas para o PlayStation 4?

Não, e isso é um grande diferencial. O Panthera arcade é compatível com o PlayStation 3 e com o PC, o que aumenta suas possibilidades. Seria uma ótima oportunidade para ligar seu PS3 e jogar novamente o Street Fighter 2 HD Remix, por exemplo.

O bacana é que o controle possui todos os botões disponíveis no DualShock 4, inclusive o touchpad. Lembra dos quatros leds que indicavam o número do jogador no DualShock 3? Eles também estão presentes. A entrada para fone de ouvido, idem.

Os botões de Options (ou Start, no PS3) e Share (ou Select, no PS3) ficam na lateral, para evitar acionamentos por acidente (algo que pode desclassificar um jogador em uma competição).

Street Fighter HD Remix - Gameplay

Vale?

O preço do Razer Panthera Arcade está na casa dos R$ 1.000 nas lojas brasileiras – US$ 200 nos EUA -. De fato, não é algo tão acessível. Mas se você já é um jogador que participa ou deseja participar de competições, vale: este produto é altamente indicado para você, pela precisão, durabilidade e facilidade para a troca de componentes.

Agora, se você não é tão ligado assim nas competições, algumas questões precisam ser pensadas. A primeira:  quanto tempo você se dedica a uma jogatina? Um controle com este valor não pode ficar guardado. Ele precisa ser muito utilizado para compensar o investimento. Por este motivo, caso você venha a comprá-lo, é importante convidar os amigos, com frequência, para umas boas sessões de socos e chutes.

A segunda questão: sua paixão por jogos úteis nele. A precisão e a durabilidade em relação ao DualShock 4 fará muito diferença. Quantas vezes aquele seu amigo de mão pesada te fez se arrepender de um convite para um fighting e seu direcional ficou altamente comprometido? Um controle robusto vai te trazer uma tranquilidade muito maior neste sentido.

O Razer Panther Arcade é um controle robusto, preciso, com belo design, ergonômico, customizável e durável. Evidentemente, estas qualidades tem um preço o qual você deverá estar disposto a pagar. O investimento “se paga” se você quer uma experiência de alto nível ou mesmo se tornar um competidor.

Avaliação
Geral
9.0