Xenon Racer é o mais novo título de corridas para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC. O jogador controla carros super-rápidos, cada um com um desenho diferente, em pistas ao redor do mundo. O jogo conta com diferentes modos de jogo, aos quais os fãs do gênero já estão acostumados.

No entanto, a melhor maneira de descrevê-lo é comparando-o com aquelas roscas de supermercado: belas e suculentas à primeira vista, o compelem a comprá-las. Mas quando você vai comê-las, percebe que não era isso tudo. Meio secas, sem muito sabor e um tanto quanto duras.

Da mesma forma, Xenon Racer é um tanto sem graça. Utilizando-se de mecânicas já vistas, de um modo ou de outro, o jogo não entrega bem sua proposta. Jogabilidade travada, ambientação sem criatividade, e gráficos bem “na aparência”, que não impressionam.

Xenon Racer – A competição do futuro

O ano é 2030, e os carros voadores já quase são uma realidade. Então, a competição intitulada Xenon Racer é criada com o intuito de que sejam testadas novas tecnologias a serem usadas nos primeiros carros com essa habilidade.

Xenon Racer

Em linhas gerais, Xenon Racer é quase um primo distante de WipEout. Focado em uma ambientação mais futurista, o título apresenta veículos com design arrojado. Algo sobre como poderiam ser os carros daqui a, digamos, 10 anos.

O jogo possui diversos modos, como o campeonato específico, corridas rápidas e modo online, onde é possível competir com outros jogadores ao redor do globo. Também é possível comparar seus tempos com outros na tabela de líderes.

Além disso, o jogo conta com multiplayer local e localização em nosso idioma de menus e legendas. Ou seja: o que se observa aqui é que o jogo cumpre com seu papel. Oferece modos geralmente encontrados em jogos do gênero, possibilitando ainda competições locais, o que é um tanto raro hoje em dia.

A (única) cereja do bolo

Como um bom jogo de corrida futurista, a sensação de velocidade deve ser algo que se sobressaia dos demais. Neste aspecto, Xenon Racer realmente se destaca. Ao se ganhar carros cada vez mais rápidos, é possível sentir uma evolução crescente na sensação de velocidade.

Xenon Racer
A sensação de velocidade do jogo é excelente. Isso não se pode negar. Fonte: Xenon Racer

Embalado por uma trilha sonora sem nomes de peso, mas muito bem escolhida, o jogador se sente imerso em um sentimento de correr em velocidades alucinantes. Especialmente quando se usa o turbo, uma vez que a sonoplastia se casa com a manifestação gráfica vertiginosa.

É certo que poucos jogos reproduzem essa sensação agradável de correr de forma desenfreada. Pena que esta é uma das poucas qualidades pelas quais ele se destaca.

Falha grave na suspensão

Aliado a isso, deveria existir uma jogabilidade que sustentasse tais qualidades. Ênfase no “deveria”, já que existem algumas falhas que não podem passar despercebidas (a rosquinha de supermercado, lembra?).

Um dos recursos mais alardeados é o drift. Muito ostentado como uma mecânica “diferenciada”, não se pode negar que sua implementação é interessante. Ele é usado para recarregar o “turbo”, e deve ser considerado sempre como estratégia para se vencer a corrida.

Xenon Racer

No entanto, ali pelo milésimo drift, você começa a perceber que muitas corridas não vão além de “faça o drift no ponto certo”. Não existe uma estratégia a implementar, algo que torne as corridas realmente competitivas.

Depois de mais algum tempo, esse recurso inicialmente tão divertido se torna maçante. Ganhar corridas por distâncias gritantes não será raro. Apenas faça drift, use turbo e pronto.

Problemas na “barra de direção”

Outro ponto a se destacar é a dirigibilidade. Pilotar os bólidos de Xenon Racer deve refletir, claro, a proposta do título. Controlar carros ultravelozes não deveria ser algo simples como “virar o volante”.

Xenon Racer

As características dos veículos, como velocidade terminal, manobrabilidade, recarga do turbo, podem ser modificadas ganhando-se peças novas ao se vencer corridas e campeonatos. Com isso, é possível aplicar melhorias diversas, aprimorando ainda mais os carros.

No entanto, na prática, isso não funciona muito. Realizar manobras como ultrapassagens e curvas ou é muito fácil, ou muito complicado. A física dos veículos é bem estranha, o que pode ser visto ao se colidir com paredes e outras coisas.

Xenon Racer

Falando em colisões, o sistema de colisão de Xenon Racer é falho. Ao bater contra uma parede, tudo o que o carro faz é diminuir a velocidade drasticamente, sem qualquer indício de que houve uma batida a 200 km/h. Algo que nem mesmo jogos de corrida mobile deixam passar.

Outros pequenos problemas técnicos

Além dessas questões, verifica-se ainda que o jogo apresenta gráficos bem aquém dos mostrados nos vídeos promocionais. Fica a sensação de que as estruturas, e até mesmo a torcida, são feitos de papelão. O asfaltos não reflete o realismo necessário para se fazer verossímil.

Xenon Racer

Ainda sobre os gráficos, os efeitos de luz e reflexos são mal executados. Os carros aparentemente foram granulados com areia, já que há uma séria inabilidade em refletir de forma satisfatória a luz ambiente ou reproduzir os efeitos de sombra do jogo.

Mas nem tudo são espinhos. O sistema de personalização é bastante amplo, com possibilidades de se modificar quase tudo no seu bólido. Asas, pinturas, rodas, quase tudo pode ser alterado, com muitas destas alterações provocando efeitos nas estatísticas dos veículos.

Xenon Racer

Os modos de jogo competitivo dão uma sobrevida ao título (apesar de não sustentarem a proposta por si só). Disputas locais entre amigos, ou campeonatos online, são divertidas. Especialmente a modalidade via internet funciona bem e sem problemas.

Acho que vou esperar uma promoção

Xenon Racer é um daqueles jogos que tem um potencial incrível. Sua proposta é extremamente interessante. Sua execução, no entanto, deixa a desejar em diversos aspectos.

[Análise] Xenon Racer: Vale a Pena? 1

Não é algo, contudo, que seja fadado ao fracasso. Assim como muitos outros jogos, seus problemas podem ser corrigidos em atualizações futuras, como já vem acontecendo. Inclusive, já foi disponibilizado suporte a volantes, para melhor imersão.

A questão é que o jogo se apresenta, atualmente, com diversos problemas, e estes impactam sobremaneira a jogabilidade e diversão, minando bastante a diversão que, de outra forma, poderia ser proporcionada.

Aproveite em uma promoção.

Avaliação
Geral
6.5