Você agora pode vivenciar todas as emoções de um rally sem precisar sair do seu sofá; DiRT Rally chega ao PS4 com simulação irretocável de corridas de carros.

DiRT Rally é a melhor experiência de direção que um fã de games do tipo pode ter no PlayStation 4. É um jogo extremamente realista em jogabilidade, com gráficos bem trabalhados e boa variedade de veículos e cenários para disputa de provas. Mas será que isso basta para ele ganhar um selo de “recomendado” do Meu PS4? Confira a análise completa abaixo.

DiRT Rally, o antigo Colin McRae Rally, é uma excelente recompensa da Codemasters aos gamers mais hardcore que aguardavam um simulador de corrida de carros na nova geração de consoles. Ele não é um jogo para qualquer um, e quem não possuir uma certa experiência com o gênero, provavelmente, não vai conseguir jogar mais do que alguns minutos sem se irritar.

Isso porque o nível de dificuldade do jogo é bem alto. Qualquer deslize, um toque errado do pneu em uma superfície que não seja a ideal para o trajeto e já era: você perde o controle do veículo, podendo não só perder tempo e ter que fazer algum tipo de manobra ousada, como também cair ribanceira abaixo.

DiRT Rally_20160410154559

Um simulador de verdade

Com um volante, fica ainda melhor. Mas, com o próprio DualShock é possível sentir como o DiRT Rally tem um belo trabalho em seu gameplay. Dirigir é bastante intuitivo, com a resposta do veículo aos comandos feitos sendo inteligente e agradável. O movimento do carro é perfeito e bastante influenciado por vários fatores.

A velocidade, a marcha, o cenário, a direção para onde você o manda ir… Tudo isso é levado em conta e faz a diferença no trajeto. Um detalhe diferenciado é que não há mapa na tela para saber como é a pista e planejar o que vem a seguir. Você é guiado por um “copiloto”, que fala as informações necessárias para sua rota.

Ele explica qual tipo de curva está a seguir, qual a velocidade indicada, se há algum obstáculo pelo caminho e coisas do tipo. É um guia interessante e uma forma de deixar o jogo ainda mais real – apesar de que ficar ouvindo as instruções do copiloto toda hora pode acabar deixando você com vontade de mandá-lo calar a boca em alguns momentos de tensão.

DiRT Rally_20160405230159

Mas, no geral, a impressão que DiRT Rally passa é de ser mesmo um simulador. Longe de ser um arcade, mais longe ainda de ser um jogo de diversão, e muito longe de o objetivo ser simplesmente correr mais rápido. É preciso atenção, inteligência, estratégia e, claro, um pouquinho de sorte, para obter sucesso nas provas.

Mais do Mesmo

Tudo o que a jogabilidade causa de surpresa positiva, os gráficos e os modos de jogo têm de mais do mesmo. O visual do jogo é legal, o padrão da geração, mas nada de impressionante. Parece haver uma preocupação maior em manter o framerate regular, sem alterações, do que tentar promover algo nas animações e ser algo diferente na hora da corrida.

DiRT Rally_20160405230817

O que é compreensível e até interessante, porque, obviamente, não é fácil manter uma qualidade altíssima de gráficos com os jogos de corrida, que têm tantas variações de movimento, iluminação, etc. Caso fossemos dar uma nota para a parte visual do DiRT Rally, poderia ser algo na casa dos 8,5 a 9,0. O que é bem aceitável.

Nos modos de jogo é que falta algo mais atrativo. O modo Carreira, por exemplo, não tem lá grandes desafios e é algo muito “mecânico”. Você não tem tanto o que fazer nele. A customização do carro é legal, você melhora sua equipe, mas fica aquela sensação de que poderia ser melhor; de que falta um algo mais.

Fica também o lado negativo de o jogo ser totalmente voltado para o usuário hardcore. Um tutorial jogável e interativo com dicas para mandar bem no DiRT Rally seria interessante, talvez um modo menos rigoroso em termos de jogabilidade e a opção de colocar um mapa e não um copiloto, por exemplo, poderiam ser adições interessantes.

Recomendado para os fãs

O jogo é muito recomendado para quem é um hardcore gamer. As pessoas especializadas em games de corrida e que curtem rally irão amá-lo. O problema é que quem joga só por diversão, infelizmente, não tem muito espaço em DiRT Rally. O que chega até a ser uma pena, porque ele é muito bom. Entretanto, acaba ficando voltado a uma parcela pequena do público em geral.
2 - Selo de Ouro