Helldivers chegou agora, lançado pela Arrowhead Game Studios, combinando vários elementos que já vimos em outros jogos (tiro com ação vista de cima para baixo e elementos de Estratégia e RPG), proporcionando ao jogador um resultado bastante interessante, a partir desta mistura.

Para você que ainda não tinha ouvido falar deste jogo, comecemos conferindo o trailer oficial:

Enredo

A história não é das mais originais. Helldivers é uma unidade de elite que luta em uma guerra intergaláctica. São dois grandes conjuntos de planetas (um infestado de insetos, outro de cyborgs, os chamados “inimigos da humanidade”), e seus soldados têm que cumprir missões em cada um destes planetas, entre elas, conduzir reféns (você pensou em Conuter Strike ?), destruir ninho de insetos, entre outras. Após concluir cada missão, você precisa chegar em um determinado ponto do mapa para sua nave te resgatar.

PS4 - Helldivers - Resgate

Cada missão concluída faz com que você ganhe pontos de experiência, aumente sua patente e ganhe pontos de influência na comunidade intergaláctica. À medida que as missões são concluídas, ganha-se também pontos de peso, que são utilizados para comprar novas armas (ou aprimorar as que você já possui), valendo o mesmo para as estratégias que você utilizar no campo de batalha (falarei delas com mais detalhes daqui a pouco).

PS4 - Helldivers - Nave

Gráficos

O nível de detalhe que o jogo apresenta impressiona logo nas primeiras partidas. Desde o sangue jorrando quando os soldados ou cyborgs tomam tiros, as pegadas deixadas no chão, o movimento da água. A movimentação dos personagens na tela é bem realista, e a ambientação dos planetas é impressionante, seja os desérticos, seja os cobertos de neve.

PS4 - Helldivers - Areia

Som

Os efeitos sonoros, combinados com uma trilha sonora muito bacana, são muto bons. Gritos de dor, ruídos de tiros de pistolas e rifles, o som da fauna dos planetas, enfim, toda a ambientação é bastante imersiva e fará o jogador se sentir em plena batalha, lutando pela sobrevivência e trabalhando para cumprir as missões a todo custo.

Crossplay

Uma novidade bem vinda é a possibilidade de jogar com amigos que possuem um PS3 ou um PS Vita. Este recurso potencializa a diversão, criando uma comunidade em volta do título através de várias plataformas.

Modo cooperativo

Um dos grandes atrativos do jogo é poder jogar até 4 jogadores simultaneamente, tanto localmente, quando online.

Mistura de estilos

Helldivers tem uma combinação de estilos bastante competente. O estilo protagonista é um jogo de tiro com visão de cima para baixo, similar ao Dead Nation, combinando com elementos de estratégia e de RPG, mais especificamente com evolução de equipamentos e estratégias. Estas estratégias consistem em recursos que são utilizados durante as missões. Cada soldado pode selecionar 4 estratégias para cada missão, podendo inclusive adotar a mesma estratégia mais de uma vez, caso julgue adequado.

Além disso, há missões que possuem estratégias exclusivas como, por exemplo, uma bomba para estourar um ninho de insetos. Neste caso em específico é necessário fazer uma sequência de comandos no direcional, jogar um sinalizador no chão e esperar a ajuda literalmente vir do céu.

Dentre as estratégias disponíveis, estão desde munição extra (sim, são limitadas e podem te deixar na mão em um momento crucial), um canhão que atira automaticamente quando detecta presença de inimigos e até mesmo um exoesqueleto, que aparentemente tem munição ilimitada que, por sinal, é um dos recursos mais bacanas do jogo.

Multiplayer online

De tudo que foi falado até o momento sobre Helldivers, sem dúvida alguma, o multiplayer online é o ponto mais importante a se destacar. Como funciona? Salas que comportam até 4 pessoas podem ser criadas, e estes 4 soldados passam a fazer parte de uma única nave mãe, a partir da qual podem ser escolhidas as missões a serem cumpridas em cada planeta. E é neste momento que o jogo mostra o quanto é divertido.

Os combates são bastante intensos e fluídos, sem queda de framerate e sem lag. A utilização correta das estratégias e a cooperação entre os jogadores pela sobrevivência fazem a diferença na execução das missões. Se os 4 jogadores tiverem disposição, podem ir realizando missões indefinidamente, ganhando pontos de experiência e aumentando suas patentes.

PS4 - Helldivers - Armas e Estratégias

O que poderia melhorar no jogo ?

Algumas coisas poderiam ser melhoradas para deixar a experiência mais bacana. São elas:

  • Uma vez deitado no chão (é necessário fazer isso para não tomar tiros das metralhadoras, um dos recursos disponíveis nas estratégias explicadas acima), a única opção disponível é se locomover, não podendo realizar mais nenhuma outra ação. Seria interessante poder visualizar o mapa, ou acionar uma nova estratégia por exemplo;
  • Quando a munição acaba, poderia recarregar automaticamente;
  • Quando o mapa é visualizado, não deveria paralisar a ação no jogo;
  • Quando o jogo é pausado, aí sim deveria paralisar o jogo de fato (quando você faz esta operação, os inimigos continuam te atacando e você não consegue se locomover). Às vezes no meio de uma batalha intensa, você quer tomar um copo d´água ou precisa atender a um telefonema.

Curva de aprendizado

O jogo começa com um tutorial prático bastante completo, que te ensina todos os recursos que o jogo oferece: utilização e troca de armas, lançamento de granadas, corrida, uso das estratégias, missões, entre outras. Além disso, a nave mãe (que é uma espécie de menu principal do jogo) possui uma opção de Enciclopédia, que explica com detalhes todos os elementos do jogo. É importante comentar, que mesmo com este tutorial, as primeiras horas de Helldivers

são um pouco frustrantes, pois até pegar o jeitão do jogo, aprender a utilizar todos os recursos disponíveis e selecionar as estratégias adequadas para cada missão, demora um tempo considerável. Mas passado este primeiro momento árduo, você notará que as coisas acontecerão durante o jogo de uma forma muito mais natural.

2 - Selo de Ouro