inFAMOUS: Second Son chegou ao PS4 com o fardo de ser o primeiro grande exclusivo da Sony para seu novo console. O game tem a missão de mostrar o potencial do novo hardware e ainda servir de justificativa para aquisição de um novo e caro equipamento.

Será que ele conseguiu? Você confere agora nesta análise.

Enredo

Second Son introduz um novo personagem a franquia inFAMOUS. Após os acontecimentos no último game, a Sucker Punch decidiu trabalhar em uma história completamente nova e com novos protagonistas.

Quem assume o papel de herói é Delsin Rowe, um jovem de 24 anos que não exerce nenhuma atividade a não ser grafitar muros, outdoors e paredes em sua região. Rowe reside próximo a cidade de Seattle em uma reserva Akomish.

Delsin não está sozinho na trama, ele é seguido de perto pelo seu irmão Reggie, que constantemente tenta colocar juízo em sua cabeça.

inFAMOUS Second Son

Reggie é o irmão mais velho de Rowe e cherife local. Muitas vezes Reggie precisou prender seu próprio irmão por atos de delinqüência. Na trama, em vários momentos ambos tem conflitos e problemas de relacionamentos.

O game inicia justamente em uma discussão entre eles, quando a troca de ofensas é interrompida por um acidente próximo a reserva.

Ao verificar o que houve, Delsin se descobre como um mutante capaz de conduzir e absorver vários tipos de elementos.

A princípio, a descoberta gerou medo e ansiedade afinal, os condutores não eram vistos com bons olhos pela sociedade por serem muitas vezes taxados de bioterroristas.

O governo combate fortemente os condutores através de um departamento chamado de DUP (Departamento Unificado de Proteção). Esta agência foi criada após um incidente ocorrido no final de inFAMOUS 2 e tem como finalidade prender ou matar todos os bioterroristas.

Após o acidente ocorrido próximo a sua casa, Delsin e seu irmão partem para Seattle para tentar encontrar uma cura para o Delsin e uma forma de salvar sua comunidade que foi diretamente afetada pela DUP.

Ao longo da jornada, Rowe vai encontrar pessoas que podem ajudá-lo ou atrapalha-lo em sua aventura.

Second Son talvez até não tenha uma trama muito elaborada contudo, a maneira como os fatos são narrados durante o game são excelentes. Cut-scenes, conversas e muitos diálogos fazem do título o que tem mais bate papo entre as pessoas e acontecimentos.

A Sucker Punch ainda manteve o sistema de contar as histórias em formato de quadrinhos e incrementou outras boas formas de fazer a narrativa. Um excelente ponto positivo.

Visual e ambiente

Second Son é o título mais belo do PlayStation 4. Tudo é muito bonito e bastante detalhado. O ponto de destaque são efeitos de luzes e iluminação que constantemente preenchem a tela com explosões, fumaça e luzes.

A cidade de Seattle é reproduzida com fidelidade e pontos principais são réplicas idênticas aos modelos reais. Subir um prédio e contemplar a vista e todo visual do game é algo sempre muito prazeroso e agradável.

Apesar do clima não ser dinâmico, nos momentos em que chove percebemos o alto desempenho do PS4 em várias partículas sendo processadas ao mesmo tempo.

Second Son

Mesmo não contendo uma grande variedade de pedestres e carros, estes estão muito bem retratados, principalmente os automóveis.

Todo ambiente é cercado de grande variedade de eventos como manifestações de pedestres, músicos e pontos aonde é possível combater o tráfico de drogas e isso aumenta a imersão e realismo do ambiente.

O mundo aberto de inFAMOUS: Second Son é um imenso playground aonde é possível realizar diversas coisas, passear ou somente contemplar o visual.

Jogabilidade

Second Son segue os mesmos princípios dos demais games da franquia. Um esquema simples e objetivo de controles. Na medida em que se avança e conquista-se novas habilidades, mais incrementados ficam os comandos mas, nada que complique a vida do jogador.

Escalar locais, saltar e locomover é simples, principalmente quando se conquista novos “poderes” de outros condutores. A exploração fica muito mais fácil e ágil.

O que melhorou bastante foi a movimentação do personagem principal, agora ela é bastante suave e muito bem fluída! Vale ressaltar que a série inFAMOUS não tem como objetivo ser realista nas simulações de física.

Som

O game tem uma excelente trilha sonora, com um rock grounge bem característico da cidade de Seattle (berço de bandas como Nirvana, Pearl Jam e Soundgardem). Além disso, para nós brasileiros a boa notícia é que o game está localizado para nosso idioma.

O trabalhado de dublagem foi muito bem realizado, com vozes pertinentes aos personagens e realmente repassam a toda emoção e características do título. Parabéns à Sony pelo trabalho.

Pontos Fracos

A aventura de Delsin não é imune a falhas. Second Son possui uma série de side quests que contribuem para o entendimento da história e aumentam a exploração da cidade contudo, após o meio do jogo, esses afazeres se torna bastante repetitivo.

Mesmo podendo escolher a todo instante se você é um pessoa do carma do bem ou do mal, a história principal não altera em quase nada, isso acaba por transformar o enredo e suas escolhas morais em algo linear.

Outro detalhe que não ficou bacana foi a pouca exploração de alguns personagens. Tirando o Delsin, os demais condutores quase nunca são introduzidos na trama.  Personagens como a Fetch e o Eugene deveriam ser melhor aproveitados.

Vale a pena?

inFAMOUS: Second Son é um grande título e certamente o melhor game desta nova geração. A Sucker Punch realizou um grande trabalho e podemos afirmar com muita certeza que é o melhor game da franquia. Se você possui um PS4, certamente deve considerar a possibilidade de adquirir este game.

2 - Selo de Ouro