É verdade que o serviço prestado pela Sony através da PlayStation Plus tem gerado muitas polêmicas. São muitos os jogadores que têm demonstrado sua insatisfação com os jogos disponibilizados mensalmente por serem, em sua grande maioria, títulos indies.

Entretanto, a crítica e o descontentamento de alguns podem influenciar no gameplay de outros, fazendo com que estes sintam-se desencorajados a experimentarem a line-up do serviço.

Este artigo tem como intuito a explanação objetiva dos pontos positivos e negativos dos jogos, a fim de dar aos jogadores uma prévia do que encontrarão nas obras, podendo tomar uma decisão clara sobre escolher jogar ou deixar passar.

Grim Fandango

O título em questão é um clássico dos jogos. Grim Fandango é considerado um dos melhores, se não o melhor, jogo do gênero “Point and Click”. A construção de personagens carismáticos, enredo coerente e humor sarcástico são pontos que justificam a boa fama do game.

O jogador controla o “agente da morte”, Manuel Calavera, um funcionário do submundo que deve vender pacotes de viagens para o 9º submundo aos recém-mortos. Frustrado por não receber, de seu patrão, nenhum cliente digno, ele acaba descobrindo um esquema de corrupção na firma quando tenta conquistar uma cliente de ouro, resultando em uma aventura para salvar sua vida e de sua cliente.

A dublagem para o nosso idioma ficou excelente, ainda mais porque o Manny (apelido de Manuel) utiliza um sotaque aparente mexicano, tornando-o de imediato, por esse detalhe, um personagem memorável e engraçado.

O gênero “Point and Click” pode estranhar aos jogadores da nova geração, já que o mercado está saturado de títulos que investem na ação frenética, explosões e tiros. Grim Fandango vai contra todos esses pontos, sendo uma obra trabalhada em cima dos diálogos, da narrativa, da descoberta de itens para abrir passagens.

O interessante do jogo é o seu alto nível de dificuldade, caracterizada pela necessidade de um raciocínio aguçado para obter determinados itens, abrindo assim novos diálogos que permitem a continuação do progresso da história. Ao contrário do que se pensa, esse árduo trabalho não desencoraja o jogador, mas o instiga a descobrir o que lhe falta.

GRIM FANDANGO REMASTERED

Utilizando o recurso da câmera fixa, igual aos primeiros Resident Evil, o jogo flui bem no PS4 já que foi remasterizado e polido visualmente.

Para os “caçadores de platina”, o título também agrada. Basicamente, todos os troféus são conquistados através de diálogos e muitos deles tornam-se cômicos pela citação de cada personagem. Platinar o game é uma satisfação e tanta.

Para os amantes do gênero, Grim Fandango é um prato cheio; para aqueles que querem conhecê-lo, o título é altamente recomendável por ser descontraído, desafiador, inteligente e divertido nas proporções exatas.

2 - Selo de Ouro

Hardware Rivals

Ao contrário do primeiro, Hardware Rivals reúne todos as qualidades de ação que um jogador pode querer. Carros turbinados e armas potentes são a combinação que resultam em um campo de batalha caótico, cheio de explosões, perseguições e muita destruição.

O título foi lançado na mesma semana quando foi disponibilizado para os assinantes da Plus, sendo os donos de um PlayStation 4 os primeiros a terem a oportunidade jogá-lo. Infelizmente, para um jogo recém lançado, dois arquivos de atualização já foram inseridos para a correção do matchmaking e de algumas falhas técnicas.

Focando toda a sua produção no multiplayer, a obra é baseada em combates entre carros equipados com munição destrutiva. É possível alternar entre veículos leves, jipes, ou até tanques de guerra, cada um podendo ser personalizado de acordo com a vontade do jogador.

HARDWARE RIVALS 5

A personalização inclui a troca da pintura, a montagem de novas peças para os automóveis, troca de roupa para o motorista e a opção de habilidades que garantem vantagens em determinados aspectos, dependendo da estratégia adotada.

O jogo conta com vários modos, como mata-mata por equipe, mata-mata solo, dominação, desafios, permitindo que o jogador escolha a opção em que mais se enquadre.

Logo de início, o game é excitante, a ação cumpre muito bem seu papel e o gameplay acaba tornando-se divertido. Porém, a experiência com amigos faz com que seja ainda melhor e permite que a sensação extasiante dure por mais tempo, já que sem companheiros para montar seu esquadrão a obra perde muita graça, sendo deixada de lado rapidamente.

2 - Selo de Ouro

O que achou dessa breve análise dos jogos da Plus? Gostou da ideia? Compartilhe conosco suas opiniões!