Todo ano, Madden NFL parece evoluir, mesmo que de maneira modesta. E com o Madden NFL 19 não é diferente. O jogo é mais um a honrar o nome da franquia e a representar bem o futebol americano nos games. Com uma nova tecnologia de movimentos, diferentes possibilidades no Modo Franquia e o retorno de Longshot (o “A Jornada” do Madden), ele é um pacote completo para o fã da NFL.

No vídeo acima, você confere um resumo da nossa análise e algumas imagens do game para entender melhor o que iremos detalhar abaixo. Especialmente as melhorias sutis no gameplay, possibilidades pela “Real Player Motion”, que foi importada com sucesso do FIFA. Ela faz com que o contato com a bola e com outros jogadores se aproxime mais da realidade e melhore muito a jogabilidade.

Eu me remexo muito!

As melhorias, porém, dificultarão um pouco o jogo para quem estava acostumado com alguns “macetes” de Madden NFL há alguns anos – especialmente no jogo corrido. Ele está mais cadenciado e é preciso saber exatamente o que fazer para se dar bem, não só pegar a bola, dar um cortezinho e sair correndo para o TD. Até os passes precisam ser muito mais precisos para dar certo.

Assista a Meu PS4 Live: Madden NFL 19 de MeuPS4 em www.twitch.tv

As imagens acima são da transmissão na Twitch (aliás, segue o Meu PS4 lá!) que nós fizemos no dia do lançamento do jogo e mostram um pouco disso. Até pegar a manha do gameplay de Madden NFL 19, demorou um pouquinho. A defesa parece estar mais inteligente e há uma dificuldade maior em completar passes – o que nem sempre é tão real assim, e poderia ser melhor trabalhado.

É comum ver jogadores que são excelentes recebedores aparentemente estarem com a bola sob controle, mas sofrerem algum contato e deixarem-na cair. Isso acontece na vida real? Claro, mas com pouca frequência. Em Madden NFL 19, está se repetindo e, infelizmente, pode ser bastante frustrante. Com jogadores “comuns”, OK, mas não em passes para Odell Beckham Jr ou Rob Gronkowski.

Madden NFL 19: Vale a Pena? 1
Novo sistema de movimentos está incrível! (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Ainda há alguns fumbles meio inexplicáveis, um bugzinho aqui ou outro ali, porém nada que seja tão gritante como já foi em alguns outros jogos de esportes – como, por exemplo, o primeiro EA Sports UFC. É importante, no entanto, frisar que ainda não é um jogo perfeito o novo Madden NFL 19. Há espaço para seguir, como sua tradição, evoluindo no ano que vem.

De qualquer forma, o saldo é positivo. Animações e movimentações estão mais agradáveis e realistas. Em tackles (e quebradas deles), fintas, recepções e até mesmo na forma como quarterback movimenta o corpo para passar a bola… Dá para notar que o jogo evoluiu nesse ponto – o que é crucial para uma experiência que se aproxime mais da NFL de verdade.

Apresentação impecável

E não é só nos movimentos que Madden NFL 19 acerta a mão. A apresentação que a EA faz das partidas também é ótima. Desde a introdução das equipes até a forma com que o jogo mostra estatísticas dos atletas, os menus para chamar suas jogadas (que não mudaram muito), a narração… Tudo com muita qualidade.

Madden NFL 19: Vale a Pena? 2
Qualidade das cutscenes é bem interessante (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Para nós, brasileiros, fica uma nota negativa de que o game não possui nenhum tipo de localização. Nem menus ou legendas em português. Mas isso acaba até sendo compreensível, porque apesar de a NFL estar crescendo em popularidade no país, talvez os números de vendas do jogo não justifiquem tal investimento.

De qualquer forma, o clima criado para a partida é muito importante. É claro que o foco sempre será no gameplay, mas uma atmosfera que contribua para a imersão certamente vai ajudar. É exatamente o que acontece com Madden NFL 19. O jogo é bom e faz você se sentir em uma partida de futebol americano.

Os menus do modo Franquia, então, merecem um parágrafo só para eles. Que lindo é poder personalizar o seu treinador e os menus serem com cenas dele ao fundo – mexendo em um tablet, no telefone ou estudando jogadas. É um conteúdo simples, mas que surpreende e agrada pela imersão proporcionada.

Madden NFL 19: Vale a Pena? 3
Menus do Modo Franquia são incríveis (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Os gráficos, no geral, são os mais bonitos da história de Madden NFL. No 18, eles já estavam bons, mas no 19 dão o salto que faltava para ficarem de acordo com o que se espera mesmo da geração com o PS4. Detalhes nos corpos de atletas e até mesmo no campo de jogo chamam a atenção, porque tudo está mais nítido.

Iluminação, sombras, músculos, reflexos. Novamente, são detalhes. Para quem é um jogador mais casual, podem até passar bastidos. Mas para quem jogou muito os títulos anteriores da série, dá para sentir a diferença tranquilamente. Se foi em um PlayStation 4 normal e agora está em um PS4 Pro, então, nem se fala.

Voltando pra casa

O nome do segundo episódio de Longshot, o equivalente ao A Jornada do FIFA na série Madden, é Homecoming. Ou seja, De Volta Pra Casa. Isso já dá algum tipo de ideia do que vai acontecer com Devin Wade e Colt Cruise, protagonistas da “série”. Mas é só um “cheirinho” mesmo.

Madden NFL 19: Vale a Pena? 4
Devin Wade é uma das estrelas de Longshot (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Porque a história é bem legal, e tem alguns plot twists muito interessantes. Ela prende você de uma forma curiosa, e isso tem apenas um problema: torna sua experiência muito rápida, porque o modo acaba rápido demais. Ainda assim, é digno de muitos elogios.

Mistura storytelling e gameplay com uma fórmula super interessante, que deixa somente a desejar em um ponto: retiraram as escolhas. Na primeira temporada, assim como no A Jornada, era possível reagir a alguns eventos com diferentes ações. O jogador escolhia o que queria fazer. Isso não é mais uma opção.

De qualquer forma, “Homecoming” é uma expressão que serve para tratar dos outros dois modos de jogo de Madden NFL 19. O Franchise e o Ultimate Team. Afinal, eles estão não de volta pra casa, mas de volta (ou no caminho) para os estilos que os jogadores sempre pediram.

No Franchise, mais personalizações e jogadores ganhando XP, novos treinos e possibilidades de simulação, animações super bacanas e você ali, totalmente à frente da franquia. Ou então, se quiser, controlando só um jogador, o que é uma experiência divertida.

Madden NFL 19: Vale a Pena? 5
Ultimate Team, uma mina de dinheiro pra EA (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

No Ultimate Team, aquele estilo muito conhecido de outros games, porém com o single player mais valorizado. Há novas partidas e desafios para quem não quer ficar só jogando online. Esse modo é uma mina de dinheiro para a EA e, com os torneios profissionais de Madden bem sucedidos nos EUA, certamente é o foco.

Mas tem opções para todos. Storytelling, controle de franquia offline e o agora já tradicional card game-competitivo. Sem falar, é claro, nos jogos rápidos, que têm até calendário sincronizado com a NFL de verdade, permitindo você disputar as partidas reais de um dia no ambiente virtual.

Rumo ao Super Bowl!

Em suma, Madden NFL 19 é um jogo redondinho, bem completo e proporciona a quem busca uma simulação próxima da realidade do futebol americano algo bem justo. É o melhor título da franquia nos últimos anos, e as novidades adicionadas, apesar de mais detalhes do que grandes mudanças, realmente ajudam.Madden NFL 19: Vale a Pena? 6

Ainda não é um Super Bowl, aquela coisa inesquecível, perfeita, espetacular, que todo mundo quer ver (no caso, ter). Mas está no caminho certo para isso. Jarda a jarda, de primeira descida em primeira descida, a série segue evoluindo – mesmo estando já em uma posição de muito conforto no mercado.

Portanto, se você curte futebol americano e está querendo começar a jogá-lo em seu PlayStation 4, não houve hora melhor nos últimos anos. E caso já seja uma pessoa com alguma experiência na franquia, certamente irá apreciar as melhorias que foram feitas em Madden NFL 19.

Avaliação
Geral
9.0