Review

Sonic Mania: Vale a Pena?

O jogo que todos os fãs estavam esperando há décadas.

por Hugo Bastos
Sonic Mania: Vale a Pena?

Sobre os ombros de Sonic Mania jazia uma injusta tarefa. Uma expectativa gigantesca se criou em torno daquele que seria “o retorno às raízes” da saga. Especialmente depois de tantos anos sendo alvo de críticas no mundo dos games, com lançamentos muito aquém de sua fama. Mas temos uma lição a aprender com este jogo.

Aqui jaz a prova do que acontece quando você dá liberdade aos desenvolvedores, para introjetar sua paixão pelo que estão fazendo. Sonic Mania não é apenas um presente. É o jogo que todo fã merece. O melhor jogo Sonic que você não vê há muito tempo.

 

Retrospectiva do último episódio…

A história de Sonic Mania se inicia exatamente após os eventos de Sonic & Knuckles (ou Sonic 3 & Knuckles, conforme o caso) e seu enredo trata, especialmente, sobre viagens temporais. Dessa forma, este pode ser considerado o verdadeiro Sonic 4, alcançando uma receptividade que o título com o mesmo nome não conseguiu.

Esta premissa fornece motivos para revisitar fases de jogos passados. O jogo também apresenta, pela primeira vez, um grupo de inimigos coordenados. Os robôs capangas de Eggman são divertidos e astutos, utilizado-se de estratégias para tentar abater o porco espinho.

1
Os Hard-Boiled Heavies são uma equipe. Não tão inteligentes, mas ainda uma equipe. Fonte: Captura de Tela.

Mesmo que a história seja simples, ela se aprofunda de forma interessante. Traições e reviravoltas, algo não natural para este estilo de jogo (ao menos, não em muito tempo) o farão querer descobrir ainda mais sobre os acontecimentos.

Honrando seu passado, construindo seu futuro

Jogar Sonic Mania traduz-se na mesma sensação que se observa no filme Ratatouille, da Pixar, quando Anton Ego prova a iguaria, e imediatamente sua mente viaja ao passado. Trazendo à tona uma diversidade de sentimentos, ele revive um momento sublime de sua infância.

2
O jogo já mostra a que veio logo na tela de início. Fonte: Captura de Tela.

Sonic Mania é um título genuíno, que usa todo alicerce de seu legado e constrói-se como um expoente do gênero. “Mas este não é sequer um título desenvolvido pelo Sonic Team”, pode-se argumentar. “É apenas um projeto desenvolvido com pouca participação do staff original”.

Tal assertiva não está errada. Mas esta “equipe de fãs” consegue entregar um jogo com inimigos cativantes, uma história relativamente complexa, e uma jogabilidade refinada. Fazem com que tudo no jogo se encaixe perfeitamente.

Na velocidade do som

A jogabilidade de Sonic Mania em nada deixa a desejar. Sonic possui novos movimentos, como o dash aéreo, que o permite ganhar um impulso extra ao tocar o chão. Da mesma forma, Knuckles pode planar no ar e Tails pode voar por um curto espaço de tempo.

Enfrentar subchefes e chefes é muito mais divertido. Clássicos e novos, cada um possui sua particularidade. Entre enfrentar Dr. Eggman em uma máquina caça níqueis, ou fugir de Metal Sonic em uma torre circular, existe toda uma gama de novidades a serem exploradas.

3
Agora, temos também as máquinas de bingo. Fonte: Captura de Tela.

Outro elemento que marca o retorno é os estágios especiais de Sonic 3 & Knuckles. Agora, ao vence-los, o jogador ganha medalhas, que servem para destravar habilidades e extras dentro do jogo. O jogo oferece muito conteúdo.

E, claro, os estágios especiais não poderiam faltar. Para se conquistar as esmeraldas do caos, agora é necessário perseguir UFOs em cenários circulares, enquanto coleta orbes para aumentar sua velocidade e anéis para lhe dar mais tempo. Uma jogada arriscada, visto que este pode ser considerado um elemento ambíguo, sem tanta unanimidade entre os fãs.

4
Não se pode dizer que esta foi uma escolha das melhores. É divertido, mas não empolga tanto. Fonte: Captura de Tela.

A duração do gameplay pode variar entre algumas e várias horas. Mas não importa qual seja o estilo do jogador. Aqui, há espaço para todos. Mesmo. Está cansado de enfrentar as fases regulares? Experimente ver o quão rápido pode ser no modo Time Attack. Terminou o jogo com um personagem? Experimente uma nova configuração.

5
Lembre-se: não toque nas esferas vermelhas. E pegue todas as esferas azuis pelas bordas. Fonte: Captura de Tela.

Há o modo de Competição 1 Vs 1, marcando seu retorno de Sonic 2. Com muitos estágios disponíveis, se mostra uma adição agora indispensável ao título. Além disso, o retorno do “debug mode” e “sound test” adicionam ainda mais versatilidade (nada melhor que fazer surgir 30 e tantos monitores de uma vez, só por diversão).

Esfera azul, esfera vermelha…

É interessante como o time responsável pelo jogo conseguiu a primazia de dar charme especial a gráficos simplistas. Apesar de um estilo 2D, Sonic Mania se comporta perfeitamente bem. Mesmo estágios com os quais os jogadores estão acostumados possuem uma beleza singular neste jogo.

Não há familiaridades. As fases que já constavam em jogos passados foram redesenhadas. Claro, será possível notar certos trechos e sentir aquela familiaridade, mas nada além disso. Não mais que de repente, tudo muda, e o jogador se verá enfrentando inimigos e desafios em paisagens completamente novas.

6
A área subterrânea de Green Hill mostra que o velho pode se renovar. Fonte: Captura de Tela.

Cruzar a Green Hill Zone pelo subsolo, enfrentar as águas rosadas da Chemichal Plant em níveis mais profundos, ou mesmo se aventurar pelo interior da Bateria Voadora de forma inédita. A preocupação de que este seria apenas mais um jogo reciclado vai-se embora após meros minutos.

Os novos estágios são soberbos, e tornam a tarefa de atravessa-los recompensadora. Suas paisagens e nuances são tão belas que os 10 minutos de tempo limite serão, por vezes, insuficientes para tal. E a diferença dos estágios para Sonic/Tails e Knuckles aumenta ainda mais o fator replay.

7
Tente não se maravilhar com os cenários enevoados de Press Garden. Fonte: Captura de Tela.

Existem também novos meios de cruzar obstáculos se fazem presentes (tirolesas, novas molas e impulsos, esteiras, etc). Inteligentemente integrados aos cenários, tornam a exploração muito mais divertida. E por falar em exploração…

Todos os cenários são imensos. Uma sensação de pequenez face a um universo tão espantoso não é algo raro de acontecer. Segredos diversos estão escondidos, o que incita mais a sua busca. Entretanto, o design das fases favorece espetacularmente a velocidade. Para aqueles que gostam de quebrar recordes, não há nada parecido há tempos.

Pare um pouco para ouvir

A sonoplastia do título traz intrínseco todo amor dos desenvolvedores pelo jogo. Uma experiência pode ser maculada se não há casamento entre o que é visto e o que é ouvido pelo jogador.

Não existe um tema que seja desconexo. Cada um deles encaixa-se perfeitamente nos estágios aos quais foi elaborado. Os temas dos chefes são soberbos, e até mesmo as fases já conhecidas, com seus temas clássicos, passam um sentimento de novidade com as suas canções recheadas de tons e estilos distintos.

O jogo também oferece um trabalho sonoro primoroso. Cada detalhe dos efeitos sonoros se encaixa na jogabilidade. Pegar anéis, pular em inimigos, cair em armadilhas e ser atingido (por motivos de saúde, evite estes últimos), cada um tem seu lugar no jogo. Complementam a jogabilidade como deve ser.

O Renascimento

8Foi necessário que um time de desenvolvedores, formado por fãs do ouriço azul, e que trabalhavam em diversos outros projetos não-oficiais, tomasse a frente do projeto.

Isso nos ensina uma valiosa lição: se quer algo bem feito, deixe nas mãos não apenas de quem sabe fazer, mas de quem faça com o coração.

Após anos de lançamentos meia-boca, com diversos títulos com notas medíocres, Sonic finalmente encontrou a sua redenção. Sob diversos aspectos, Sonic Mania pega e melhora muitos dos elementos que fizeram os gloriosos jogos do Genesis/Mega Drive tão famosos.

9
Estamos de volta! Fonte: Captura de Tela.

Um título completo, sem a menor sombra de dúvidas. Uma obra de arte, e a prova maior são as notas que o jogo vem recebendo. Ousaria dizer, talvez ainda melhor que seus pares que o inspiraram.

Valeu a pena esperar. Não há páreo para ele.

Hugo Bastos
Hugo Bastos
Publicações: 664
Jogando agora: Nada no momento.
Hugo Bastos e revisor do Meu PS4, apreciador de uma boa comida, e de platinas difíceis. E viciado em Rogue Legacy, OlliOlli2, Dead Cells, e não dispensa uma boa noite de jogatina.