Recentemente, você pôde ler aqui no Meu PS4 a análise do bom MLB The Show, jogo de baseball oficial da competição norte-americana. Mas ele não é a única boa opção de game do esporte para os jogadores do PlayStation 4. Acaba de chegar ao console Super Mega Baseball 2, um modo mais divertido e lúdico de arremessar e rebater a bolinha branca.

É uma proposta bem parecida com NBA Playgrounds. Só que, infelizmente, sem a licença da MLB, que é o equivalente à NBA no baseball. Por isso, times e jogadores são genéricos. Mesmo assim, é uma experiência bastante divertida, com opções de customização, modos de jogo multiplayer local e online, ótima jogabilidade e gráficos bem legais.

Um jogo com a sua cara

O grande diferencial de Super Mega Baseball é a customização. Você pode personalizar tudo. Ligas, times, jogadores, uniformes… Tudo para deixar o jogo com a sua cara. É um atrativo bem bacana, e você certamente vai perder um tempinho nessas modificações. É muito simples de fazer e são várias as opções de edição.

Personalização é o atrativo de Super Mega Baseball 2 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Você pode até criar uma logo para sua equipe, por exemplo. Alterar o nome dela, mudar o uniforme e personalizar as características de cada atleta, para deixar a equipe exatamente da forma que você prefere. Não só na aparência como também na jogabilidade. Só que há um detalhe nisso aí.

Essas alterações valem apenas para os modos de jogo offline. O que não chega a ser uma surpresa, porque a partir do momento que você pode colocar todos os atletas do time com todos os atributos no 99, é claro que não deveria ser permitido jogar online. Só que poderia haver alguma solução para permitir a utilização, pelo menos, das edições visuais.

Até porque há grafismos que são vendidos por meio de microtransações. É claro que você pode jogar uma temporada longa, em uma liga customizada, e usar seu time personalizado. Mas que bacana seria jogar um amistoso ou uma partida ranqueada contra outro jogador e mantar nome, logo e uniforme que você criou e, possivelmente, ele também com os dele?

Gráficos são bem bonitinhos, não são? (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

E, por falar em modos de jogo, esse é um ponto bem interessante. A variação é grande, e o fato de permitir o multiplayer local também agrada muito. Afinal, você pode chamar amigos e jogar com eles lado a lado, algo bem tradicional em jogos de esporte, e que pode ser uma opção bacana para introduzir alguém ao baseball, que não é tão famoso aqui no Brasil.

A ambientação do jogo é outro detalhe positivo. Os estádios são muito bem feitos, e é bem legal como eles têm características diferentes de acordo com as localizações em que são inspirados. Japão, Nova York e Los Angeles, por exemplo, têm arenas totalmente diferentes visualmente. A pena é que são só oito locais para jogar. Poderiam ser bem mais.

Por falar em visual, os gráficos do jogo são excelentes. Os jogadores cabeçudinhos e bem estilizados são muito legais. E um toque bacana dos desenvolvedores foi incluir jogadoras nas equipes. Os times têm homens e mulheres – o que é um diferencial sutil, mas que tem uma mensagem legal.

Arcade só no visual

Vale ressaltar também o sistema de níveis de dificuldade de Super Mega Baseball 2, Egos. São 100 Egos, e quanto maior o número, mais difícil fica o jogo. Você pode começar com o zero para testar, e ir ajustando a cada partida, conforme for se sentindo mais confortável. É uma maneira bem bacana de deixar mais dinâmica a experiência.

Animações após home runs são bem divertidas (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

E, durante a partida, cada jogador tem seu Mojo, que é um sistema que faz com que ele renda mais ou menos de acordo com as jogadas que faz. Se fizer um Home Run, aquele rebatedor ganha mais Mojo e vai rebater melhor do que seus atributos indicam quando o jogador está em seu “estado normal”.

A partida, aliás, é bem realista. Apesar dos gráficos mais cartunescos e dos jogadores não licenciados, a jogabilidade de Super Mega Baseball 2 é mais MLB The Show do que muita gente esperaria. Ele não é um jogo arcade em gameplay, como NBA Playgrounds, não tem bola de fogo, animação, etc. É simulação de baseball mesmo.

Uma simulação bem justa, por sinal. Tem pequenas falhas, como o feeling de alguns tipos de rebatidas, a dificuldade de acertar pulos para pegar as bolas rebatidas, a ausência das sombras das bolas quando elas estão se movendo (fundamental para saber aonde podem ir) e as movimentações automáticas de alguns jogadores.

Game tem vários modos de jogo, inclusive online (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Mas, no geral, é uma experiência bacana. Infelizmente, porém, o trabalho de som é aquém do restante. Não há narração, nem trilha sonora, e as reações da torcida são sem graça. E, com isso, o baseball, que já não é um jogo muito dinâmico, pode ficar mais “chato” ainda se você não está acostumado com ele.

Preço mais acessível

Sabemos que baseball não é um esporte “para qualquer um”. Especialmente aqui no Brasil. Ele não é tão difundido assim, e muita gente não sabe nem as regras. Mas há games com o perfil de Super Mega Baseball 2 de outros esportes, como Mario Tennis e Mario Golf, por exemplo, que fizeram sucesso por aqui e no mundo todo.

Jogo é arcade só no visual; gameplay é de simulação (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Claro, Super Mega Baseball 2 não tem um dos personagens mais famosos da história dos jogos eletrônicos, porém, ainda assim é uma experiência bem bacana para quem gosta de esportes em geral. Se você tem algum interesse em baseball, então, melhor ainda. Não se compara a MLB The Show 18, claro, mas é bem justo.

Especialmente por seu preço. Super Mega Baseball 2, que tem modos de jogo cooperativos e competitivos, além de single-player, custa R$ 91,90 na PlayStation Store Brasileira. É um valor muito inferior aos de grandes lançamentos, e que pode até ser considerado justo diante de tanto conteúdo legal que ele oferece.

Por isso, mesmo com algumas falhas claras, como a ausência de licenças e narração, e a impossibilidade de levar suas características de time personalizadas para jogos online, dá para recomendar Super Mega Baseball 2. É um jogo divertido, bonito e com a jogabilidade surpreendentemente boa para um esporte complexo como o baseball.

Avaliação
Geral
7.5