[Análise Rápida] Yoku’s Island Express: Vale a Pena?

Um jogo que mistura diversos gêneros, como plataforma e pinball, que agrada bastante por todos os seus aspectos.

Yoku's Island Express

Yoku’s Island Express é um daqueles jogos que, facilmente, você vai observar e deixar passar na PSN. Um tímido título, que esconde um produto fantástico, com jogabilidade refinada, gráficos estonteantes, trilha sonora viciante, e muito mais. Com um estilo que mescla diversos outros, este é certamente uma grande supresa.

A Villa Gorilla e Team17 – esta última responsável pela franquia Alien Breed e Worms – fizeram aqui um trabalho primoroso. Encarnando um besourinho fofo que agora é responsável pelo serviço postal da ilha de Mokumana, você tem a justificativa perfeita para se divertir por horas a fio.

Enfim, um casamento mais que perfeito entre diversos gêneros, agregados a uma ideia exclusiva, fazem de Yoku’s Island Express um título que você nunca ouviu falar, mas que agora precisa jogar de qualquer jeito.

O Serviço Postal de Yoku’s Island

Yoku é um besouro destemido. Ao chegar à ilha de Mokumana, para servir como novo chefe do serviço postal, logo se encarrega de suas tarefas. No entanto, acaba por perceber que existe um grande perigo assolando o local. Então, sem ter muita escolha, o pequeno herói embarca nessa aventura.

Agora, as funções de chefe postal são suas. Boa sorte aí! Fonte: Yoku’s Island Express

O que é interessante no título é que ele faz essa adaptação do enredo de forma orgânica. Não apenas as seções de plataforma e pinball se interconectam sem loadings ou qualquer outra coisa que dê a ideia de quebra, mas percebe-se que todo o jogo passa a ideia de unicidade.

Inegavelmente, uma proposta bem interessante e divertida. Pena o jogo não ter uma localização ao nosso idioma.

Yoku vai enfrentar a aventura de sua vida. Fonte: Yoku’s Island Express

Uma verdadeira mesa de Pinball

Não se sabe onde ou quando a desenvolvedora teve a ideia de adaptar estes dois estilos tão distintos. O que é certo é que o casamento entre eles não poderia ser melhor. A jogabilidade é excelente, e a variação entre as seções de plataforma e pinball são feitas de forma orgânica.

As seções de pinball podem não agradar a muitos. Afinal, não se trata de mesas, como em outros jogos do estilo, mas de paisagens e cenários com flippers. Isso não quer dizer, contudo, que o título seja menos divertido. Para vencer as sequências, é necessário pensar estrategicamente.

As diversas mesas encontradas durante o jogo são variadas e extremamente divertidas. Fonte: Yoku’s Island Express

Os diversos recursos disponíveis, oriundos dos pinballs de mesa, também são incorporados à jogabilidade. Áreas duplas, bolas duplas e bolas de cores diferentes adicionam camadas de estratégias ao gameplay. Adicionalmente, as sequências de plataforma também são muito bem construídas.

Quase uma obra de arte

Uma das características mais interessantes de Yoku’s Island Express é sua apresentação. Os gráficos se assemelham bastante aos dos novos Rayman, da Ubisoft, mas com um toque característico. Todos os ambientes são muito bem trabalhados, e exaltam uma beleza fantástica aos olhos.

O título tem gráficos belíssimos, que se destacam pela sua qualidade. Fonte: Yoku’s Island Express

A trilha sonora é outro diferencial. Apostando em batidas mais tranquilas e que evocam aquela sensação de paz, tranquilidade e calmaria. Sabe aquelas músicas que transformam as fases em experiências memoráveis? É algo com o que o jogador irá se deparar constantemente.

Serviço de entregas a seu dispor!

Yoku’s Island Express é um daqueles joguinhos que você simplesmente não espera que seja tão bom. Mas acaba sendo. E com isso, você tem uma surpresa bastante agradável, com um jogo que entrega uma proposta diferenciada, recheado de conteúdo e extremamente viciante.

Com controles precisos e temática envolvente, o jogo vai de um passatempo descompromissado a uma experiência cativante e viciante sem que se perceba. É uma transição quase automática: você simplesmente não consegue parar mais de jogar.

Além disso, é um exímio representante de jogos ao estilo Metroidvania, com inúmeros segredos e áreas secretas, itens a descobrir, e missões secundárias a cumprir. Em termos de conteúdo, o jogo nada deixa a desejar. Inclusive, conta com uma lista de troféus que contém aquela platina mais que requisitada.

Yoku’s Island Express não é um jogo que você esperava. Mas certamente, será um que você vai querer jogar.

O review foi feito em um PS4 normal com uma cópia do jogo cedida gratuitamente pela Team17 uma semana antes do lançamento.

Avaliação
Geral
8.7