Os consoles evoluíram muito nos últimos anos, não apenas em hardware que possibilitam visuais de ponta, mas em recursos que foram acrescentados para torná-los, além de um melhor lugar para se jogar, um equipamento que possibilita acesso à internet, assistir filmes e TV, conversar com amigos, etc além de muitas outras coisas legais.

No PlayStation 4 há muitos recursos e informações que são pouco conhecidas. E para ajudar você a explorar 100% do potencial do seu video game, destacamos 10 curiosidades e funcionalidades que provavelmente você desconhecia.

1 – Todos os modelos fabricados, desde o lançamento são bivolts

Essa tem sido uma das maiores dúvidas dos donos de PlayStation 4. E sim, mesmo que na caixa indique que ele seja apenas 110 V, internamente há uma fonte bivolt. Ou seja: ele pode ser conectado em qualquer tomada, seja 110 ou 220V, sem a necessidade de transformadores ou estabilizadores.

Todos os consoles distribuídos no mundo atualmente são fabricados e montados na China e saem, desde o lançamento, com esse tipo de fonte. Os modelos que serão fabricados no Brasil seguirão a mesma linha!

Se você desmontar o seu console (não faça isso se não for habilidoso ou se não souber como se faz!), encontrará as seguintes informações gravadas na fonte de energia:

imagem 1 - fonte interna PS4

2 – Você pode ligar o seu console e sua televisão apertando apenas um botão do seu DualShock 4

Seria tão bom se você apertasse um só botão e seu console e TV ligassem não é mesmo? Pois saiba que isso é perfeitamente possível com a configuração correta!

Basta configurar o seu PS4 e sua TV (que tenha a função) que, ao ligar o seu console pressionando o botão “PS” do DualShock 4, a sua TV também ligará.

E como se faz isso?

Bem, antes de tudo você precisa configurar o seu console.

Acesse o menu CONFIGURAÇÕES > SISTEMA – e marque a opção “Habilitar link de dispositivo HDMI”

Imagem 2 – Link HDMI PS4

 

O segundo passo dependerá da sua TV. Ela também deverá ter esta funcionalidade. Provavelmente você encontrará sobre ela no site do fabricante ou no manual de instruções. Na TV em que testamos essa função, ela se chama “SIMPLINK”.

Após configurar a TV, ela detectará o console e a mágica estará pronta!

Imagem 3 – SIMPLINK

3 – Você pode controlar a Dashboard do PS4 e os aplicativos com o controle remoto da sua TV

Ao habilitar a função anterior, na maior parte das Smart TV’s é possível utilizar o controle remoto para interagir com a dashboard do console. Essa função é interessante quando se está utilizando o video game para assistir filmes, acessar à internet e outros aplicativos.

Imagem 4 – Controle TV-PS4

4 – Use o seu smartphone como teclado do PS4

Digitar uma mensagem ou um título para sua captura de tela é cansativo ou demorado utilizando o Dualshock? Que tal utilizar o seu celular para facilitar tudo?

É bem simples! Basta baixar o aplicativo oficial da PlayStation (que é gratuito e pode ser baixado em qualquer smartphone) no seu aparelho, efetuar login com sua conta da PSN.

Imagem 5 – Celular-PS4

Antes de continuar no celular, vá até o console para adicionar o dispositivo. Acesse: CONFIGURAÇÕES > CONFIGURAÇÕES DE CONEXÃO DO PLAYSTATION APP> ADICIONAR DISPOSITIVO.

Ao fazer isso, um código aparecerá na sua TV. Agora, volte ao aplicativo no smartphone,  no canto inferior esquerdo da tela inicial você encontrará a opção “CONECTAR AO PS4”. Selecione o console em que deseja conectar e insira o código que aparece na sua TV. Pronto! O seu dispositivo está conectado.

Para utilizar o teclado do smartphone, selecione a opção “Segunda Tela” e você poderá executar comandos como alternar, executar aplicativos e o teclado quando precisar digitar algo.

5 – O Playstation 4 não possui trava de região

Imagem 6 – trava de região

Sim meus amigos, o PlayStation 4 não possui trava de região para jogos em mídia digital ou física, porém é recomendado a compra dos jogos e DLC’s na sua região para uma melhor experiência, pois as próprias produtoras podem escolher travar um jogo por razões específicas.

6 – O seu DualShock4 pode ser resetado

Está na jogatina e seu controle travou? Sem pânico! Observe na parte de trás do DS4 que existe um pequeno “furo” do lado direito. Este é o botão de reset do controle. Basta encontrar algo para passar pela abertura e pressionar o botão. O DualShock será resetado. Para configurá-lo novamente, basta conectá-lo ao seu console através do cabo USB que foi fornecido com o sistema PlayStation 4.

Imagem 7 – reset controle

 

7 – Você pode reduzir o brilho da barra de luz do DualShock4

A sua bateria do seu DualShock 4 está durando aquém do esperado? Que tal reduzir o brilho da barra de luz (aquela “luzinha” linda que fica na parte da frente) e economizar bateria?

Isso é bem simples! Basta acessar: CONFIGURAÇÕES > DISPOSITIVOS > CONTROLES

Além de ajustar o brilho da barra de luz, você também tem as opções de habilitar ou desabilitar a vibração e ajustar o volume do alto-falante do controle.

Imagem 8 – Lightbar DS4

8 – Use o botão “PS “ para alternar rapidamente entre aplicativos

Esse é um recurso bem útil quando você quer ficar de olho naquele download enquanto joga. E é muito simples: basta acessar a tela dos downloads e depois iniciar o jogo/aplicativo. Para alternar entre as telas, pressione rapidamente duas vezes o botão “PS”.

Imagem 9 – Botão PS

9 – Explore as funcionalidades do botão SHARE

Você sabia que pode alterar as configurações do botão “SHARE”? Assim você pode escolher o que acontece ao pressioná-lo, dar um toque curto ou dois toques.

Para alterar essas configurações:

  • Dê um toque curto no botão “SHARE”;
  • Ao aparecer a tela de compartilhar pressione o botão “OPTIONS”;
  • Selecione a opção: CONFIGURAÇÕES DE COMPARTILHAMENTO > TIPO DE CONTROLE DO BOTÃO SHARE.

Imagem 10 – SHARE

Prontinho! É só escolher a configuração que melhor lhe agrada!

OBS: Neste mesmo menu você ainda pode alterar as configurações de videoclipe, transmissão e outros.

10 – Opere o sistema PlayStation 4 por comandos de voz

Sim! Você pode dar ordens ao seu sistema Playstation 4 e ele obedecerá, como um bom servo. Para isso você precisa habilitar essa opção nas configurações e utilizar o fone/headset, headset (SONY, Tritton, Razer, etc) ou a PlayStation Camera.

Para iniciar, basta dizer a palavra “PlayStation” em alto e bom som, e dar um outro comando a seguir.

Infelizmente todos os comandos estão em inglês, entretanto são comandos bem simples e fáceis de decorar!

Imagem 11 – comandos de voz PS4

Bom, essas são as funcionalidades e curiosidades que acreditamos ser as menos conhecidas pelos usuários. Esperamos ter ajudado você a conhecer mais sobre essa maravilha de PlayStation 4 e que os recursos agora conhecidos, possam facilitar sua vida e seu gameplay!

E você, conhece algum outro "truque" escondido no PlayStation 4? Já conhecia todos esses citados?

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos :). Aproveite também para conferir: