Listas

10 jogos com platinas mais desafiadoras no PlayStation 4 [Parte 3]

Troféus são o combustível gamer. Venha se abastecer!

por Hugo Bastos
10 jogos com platinas mais desafiadoras no PlayStation 4 [Parte 3]

Caçadores de troféus nunca estão satisfeitos. Sempre buscando um novo jogo para adicionar à sua coleção de platinas. E se você é como eu, não busca nada menos que as platinas mais desafiadoras que puder encontrar. Porque não basta conseguir conquistar um objetivo: é preciso se orgulhar dele.

Assim, o Meu PS4 traz o terceiro compilado das platinas mais desafiadoras para PS4. Dessa forma, se você pretende mergulhar completamente na busca pelas mais difíceis platinas, ou se você quer somente saber onde não deve pisar, se for um jogador mais casual, este guia é para você.

  • Conheça também: As 10 Platinas mais Desafiadoras para PlayStation 4 [Parte 1 / Parte 2]

Nota: A lista abaixo tenta seguir uma ordem de dificuldade, conforme pesquisa realizada  em rankings de troféus pelo mundo. Por isso, pode haver discordância.

10 – Shadow Warrior (Flying Wild Hog)

Shadow Warrior é aquele título que não deve ser levado muito a sério, e por isso mesmo é divertido. Lo Wang é um ninja mercenário, incumbido de entregar uma katana amaldiçoada a um determinado contratante. Mas as coisas não deram muito certo, e agora o pau vai comer solto.

Em se tratando de troféus, o jogo tem somente um troféu realmente difícil. Tanto é que os troféus subsequentes são aqueles relativos a “mate X inimigos em Y condições”, e o dobro de jogadores já desbloqueou o segundo mais raro troféu. Isso não quer dizer que esse troféu realmente difícil deva ser menosprezado.

  • Troféu mais difícil: Não é um Wang Comum – Concluir o jogo na dificuldade Heroica. Checkpoints desabilitados, inimigos mais difíceis, e fases muito longas fazem deste troféu um martírio. Morrer significa voltar para o início da fase, o que por vezes significa horas perdidas. A partir da fase 8, que Deus esteja com você.

09 – XCOM 2 (Firaxis Games)

XCOM 2 (que já foi objeto de análise do Meu PS4) é um jogo de estratégia em turnos, com uma temática bastante “original”. A Terra foi invadida por forças alienígenas, e cabe ao jogador, no comando de uma força de resistência, lutar para retomar o controle do planeta, 20 anos após os eventos de XCOM: Enemy Unknown.

XCOM 2 é difícil no sentido que tudo no jogo é pensado para te derrotar. Muitos são os elementos que podem causar uma fim de jogo prematuro, e estes precisam ser mitigados com tropas e equipamentos menos que recomendados. Mortes tendem a ser permanentes, e seu esquadrão pode ser obliterado em segundos sem os cuidados adequados.

Fora que o título parece seguir as leis de Murphy. Muito mais que raramente, suas unidades com 95% de ‘precisão’ irão errar o alvo. Tentar conquistar vários troféus de dificuldade em uma única campanha é totalmente desaconselhável, e existe um troféu onde é necessário um gerenciamento de tempo e recurso inumanos.

Troféu mais difícil: Exquisite Timing – Beat the game on Commander+ difficulty by July 1st. O jogo começa em 1 de março, e a última missão deve ser iniciada até 30 de junho. Tudo tem que ser pensado e planejado com perfeição, e os resultados das missões não podem ser nada menos que sem falhas. Não há margens para erros aqui.

08 – Metal Slug Anthology (SNK e outros)

Se você nunca jogou Metal Slug no fliperama, certamente já o fez no console (ou emulador, confesse!). O jogo da SNK traz personagens caricatos, um humor leve, e uma ação frenética. Além disso, é responsável por frases icônicas, como “Révi Machingum”, e disputas para ver quem fica com os veículos (geralmente o dono do console).

A franquia também é conhecida por sua dificuldade elevada e gameplay insanamente rápido. É preciso ter nervos de aço, e ser veloz no gatilho, para superar os obstáculos e desafios que o jogo envia, constantemente, contra o jogador. O multiplayer é a cereja do bolo. Jogar com amigos torna tudo ainda mais divertido.

  • Troféu mais difícil: Todos os que requerem terminar os jogos com menos de 5 continues. Metal Slug é difícil de terminar com continues ilimitados. Com 5 então? Só com muito treino.

07 – WipEout: Omega Collection (Sony XDev e outros)

O jogo de corrida futurista da Sony já era considerado um dos títulos mais difíceis de se platinar na geração passada. O jogador encarna um piloto na copa FX300, correndo em naves a velocidades superiores a 1300 km/h. Precisão e reflexos são um ponto chave, e perder é uma constante no caminho para a vitória.

Omega Collection traz os dois jogos da geração passada, Wipeout HD/Fury e 2048, em um único pacote. Infelizmente, a lista de troféus foi aglutinada para apenas uma, e sendo assim, há somente uma única platina.

O que não quer dizer que seja uma tarefa fácil conquista-la. Os maiores desafios dos outros jogos estão nesse. Ainda será necessário alcançar pontuações insanas no evento Zona, e ganhar medalhas de ouro nas dificuldades mais altas. Um desafio apenas para os mais habilidosos.

  • Troféu mais difícil: Lenda da Campanha de Elite – Consiga uma medalha de ouro para cada célula na Campanha de Corrida na dificuldade Elite. É necessário vencer todos os eventos dos três jogos na dificuldade mais alta. Os eventos da campanha Fury serão os piores.

06 – Outlast 2 (Red Barrels)

O primeiro Outlast foi um hit, e este segundo jogo se mostrou assustadoramente bom. Você é um repórter que sobrevive a um acidente de helicóptero. Sua esposa sumiu, o piloto foi queimado vivo, e você precisa lutar e fugir de um bando de fanáticos religiosos em uma vila (quer saber mais sobre ele? Confira nossa análise).

Igualmente terrível será a jornada para os caçadores de platina. Os troféus mais difíceis requerem terminar o jogo nos modos mais difíceis, sem usar barris e armários para se esconder, e sem recarregar as baterias das câmeras. Ele só não é mais punitivos porque a campanha é relativamente curta (cerca de 4-6 horas).

  • Troféu mais difícil: Messias – Termine o jogo no Modo Insano sem recarregar as baterias. O modo Insano não permite saves ou checkpoints, e você só tem uma vida. Morreu, volta ao início. Não recarregar as baterias torna tudo mais “divertido”, porque o jogador precisará conhecer todos os níveis como a palma da mão para não morrer.

05 – Injustice: Gods Among Us – Ultimate Edition (High Voltage Software)

Uma lista das platinas mais difíceis não é uma lista confiável se não tiver, ao menos, um representante dos jogos de luta. Injustice: Gods Among Us U.E. é a versão definitiva do jogo de luta originalmente lançado para PS3. Ainda assim, tem uma platina para PlayStation 4 e, portanto, deve figurar nesta lista.

E, como todo bom jogo de luta, os troféus que compõem a lista para a platina são, no mínimo, estressantes. Executar os movimentos especiais de todos os personagens, conseguir três estrelas nos desafios, alcançar nível 100… Estes são apenas alguns dos desafios.

“Mas por que este e não o segundo jogo?”, você pode se perguntar. Em se tratando de dificuldade para platinar o jogo, comparando-se ambos, Injustice 2 é um fracasso.

  • Troféu mais difícil: Combatente Supremo – Conclua o Modo Batalha. Existem 20 tipos de batalhas diferentes, cada uma com um modificador distinto. A última delas, chamada “Impossível!” (por um bom motivo) é onde você terá que enfrentar TODO panteão de lutadores de Injustice com apenas uma barra de energia.

04 – Wolfenstein 2: The New Collossus (MachineGames)

Wolfenstein 2 foi considerado por muitos o melhor shooter do ano passado. Tanto que ganhou inúmeros prêmios, dentre eles o de “Melhor Jogo de Ação” na The Game Awards (tipo um Oscar dos jogos). O título narra as aventuras de William “B.J.” Blazcowikz, e seus esforços para derrubar o regime nazista na América, em um futuro alternativo.

Mas, por melhor que seja (e o jogo é excelente), ele é um terror para os caçadores de troféus. Tudo por causa do troféu “Mein Leben” (descrição abaixo). Este troféu é tão estressante que há uma queda gigantesca das pessoas que conquistaram o segundo troféu mais raro do jogo (Cabeça Dura) para este.

E é um troféu de bronze! DE BRONZE!!! P*##@, MachineGames!

  • Troféu mais difícil: Mein Leben – Acabar no Mein Leben. O jogador tem uma vida, nenhum save, e precisa terminar um jogo de 8+ horas em uma única “sentada”. Sério. Fora que não se pode cortar as cutscenes, e um único erro te manda de volta ao início (do jogo, não da fase).

03 – N++ (Metanet Software)

Mais um jogo indie figura na lista. N++ (leia “N Plus Plus”) é um título muito parecido com Super Meat Boy, tanto na jogabilidade quanto na dificuldade. O jogador precisa atravessar uma sala repleta de armadilhas e armas, para destravar uma porta e chegar ao outro lado. Tudo no jogo é um desafio, especialmente manter a sanidade.

Com todos esses elementos, já se esperava que este seria um título desafiador. Mas o caminho para a platina é pavimentado por troféus com a descrição “conclua todos os níveis”. N++ tem 2360 deles.

  • Troféu mais difícil: Achieve Enlightement – Explore the Options menu. O menu de opções tem diversas delas escondidas. Para libera-las, é necessário completar tarefas no jogo. Para liberar todas as opções, é preciso completar TODAS as fases normais e de Legado. T.O.D.A.S.

02 – Assetto Corsa (Kunos Simulazioni)

Já era esperado que um jogo de corrida fosse figurar nesta lista. Mas não em uma posição tão alta. Assetto Corsa é considerado o simulador de corrida mais real nos PCs. Contudo, ao ser lançado para PlayStation 4, teve inúmeros problemas, ficando atrás de outros já estabelecidos (como Project CARS).

Os tempos e requerimentos são muito precisos, e por vezes qualquer erro o faz perder aquela medalha de ouro. Jogar com um DualShock4 volta o jogo para a categoria dos impossíveis.

Ainda assim, é um belo jogo de simulação, se prezar pelo realismo.

  • Troféu mais difícil: Você é Especial – Obter uma medalha de ouro em todos os eventos especiais. Existe uma categoria específica de eventos especiais, que você tem que vencer. Cada uma tem tempos e carros específicos para tal. As mais difíceis são dos Hypercars. Boa sorte.

01 – Crypt of the NecroDancer (Brace Yourself Games)

Quem diria que a platina mais difícil desta lista seria um jogo indie aparentemente descompromissado? Crypt of the Necrodancer é um título rítmico, onde o jogador encarna diversos personagens, e precisa atravessar dungeons geradas aleatoriamente, movimentando-se e executando ações no ritmo da música.

Ações executadas fora do ritmo causam dano ao jogador. Existem personagens que, ao errar uma nota, morrem imediatamente, ou não podem pegar qualquer item durante sua jornada. Para piorar, existem troféus que só são ganhos ao completar o jogo com todos os personagens, em uma única campanha, sem morrer.

Fora que cada personagem tem suas restrições. Koda, por exemplo, não pode pegar ouro, e morre automaticamente ao errar uma batida. O negócio é tão brutal, que o consenso geral é que Crypt of the Necrodancer é muito, mas muito mais difícil que Super Meat Boy. Nossa pesquisa revelou apenas CINCO jogadores que o platinaram.

  • Troféu mais difícil: Lowest of The Low“All Chars” low%. Complete an “All Chars” run without picking up any items or using any shrines. (Picking up gold is permitted.) – Você não apenas precisa terminar o jogo com todos os personagens – cada um com suas restrições – mas deve faze-lo sem pegar itens ou entrar em templos. De. Uma. Só. Vez.

Aproveite e deixe sua opinião nos comentários!