PES 2019 foi lançado no fim de agosto (clique aqui para saber o que achamos do jogo) e, novamente, o modo myClub é o principal destaque do jogo de futebol da Konami.

Em meio a empresários, olheiros, empréstimos, leilões e afins, muitos jogadores lutam para montar o “time dos sonhos”. Mas, seja em desafios online com outros jogadores, ou offline contra a CPU, a missão não é nada fácil.

Como muitas opções, é normal que os iniciantes passem por vários percalços até que aprendam os caminhos das pedras.

Com intuito de ajudar estes ‘marinheiros de primeira viagem’, elaboramos um pequeno guia com dicas muitos importantes para quem está começando no myClub ou mesmo para os curiosos que nunca experimentaram o recurso.

PES 2019 - myClub

Jogadores emprestados podem custar caro

Embora seja tentador pegar um bom jogador por empréstimo (já que é possível obter o jogador desejado diretamente, sem depender do fator sorte), a renovação dos empréstimos custa mais caro do que as renovações de contratos.

Porém, às vezes pode ser necessário adquirir um jogador emprestado para preencher possíveis lacunas em seu time. Exemplo: seu time – no geral –  está com bons jogadores, mas se você ainda não conseguiu um bom lateral direito, neste caso, é interessante ter um jogador emprestado – temporariamente – até que você consiga suprir esta deficiência.

PES 2018 - myClub - Empréstimos

Use instruções avançadas

No myClub não é possível alterar, no Plano de Jogo, as instruções ofensivas e defensivas do seu time por elas fazerem parte do perfil do técnico que você contratou. Porém, as instruções avançadas estão disponíveis normalmente e é recomendado utilizá-las, como forma de compensar instruções que deixam seu time mais vulnerável a contra-ataques, como linhas defensivas avançadas e pressão na frente.

Algumas estratégias recomendadas são o “Defensivo” (para manter jogadores presos na defesa como, por exemplo, laterais medianos) e “Invadir a Área”, para seu time recuar quando perder a posse de bola.

PES 2019 - myClub - Instruções Avançadas

Venda olheiros com poucas estrelas

Olheiros com 1, 2 ou 3 estrelas não são muito úteis, pois eles só darão a possibilidade de receber jogadores ruins ou medianos, portanto é mais viável vendê-los para ganhar alguns GP’s, do que mantê-los.

PES 2019 - myClub - Venda de Olheiros

Faça “upgrade” do seu técnico

Técnicos com baixo nível de gerenciamento, muitas vezes, te impedem de adicionar jogadores mais fortes, simultaneamente, ao time. Por isso, a partir do momento que você já esteja com técnico e com esquema tático adequado ao seu estilo de jogo, é importante utilizar o bônus de habilidade de gerenciamento para aumentar este atributo, fortalecendo seu elenco.

PES 2018 - myClub - Gerenciamento

Transforme jogadores fracos em preparadores EXP

Conforme a quantidade de jogadores de seu elenco vai crescendo, muitos jogadores ruins e medianos deixam de ser necessários. Nestas situações, o mais recomendado é transformá-los em Preparadores de EXP e utilizá-los para melhorar os atributos dos seus melhores jogadores. Lembre-se que os Preparadores e os jogadores beneficiados devem ocupar a mesma posição para garantir a melhora ideal.

PES 2019 - myClub - EXP

Leilões não estão valendo a pena

O myClub possui uma área de leilões, através da qual é possível efetuar lances para conquistar olheiros com as características adequadas para seu elenco. Porém, a disputa pelos melhores está super acirrada, chegando a quase 300.000 GPs em alguns casos.

Considerando que, para contratar exatamente o jogador que você deseja, é necessário combinar três olheiros que te retornem o jogador desejado como único resultado, será extremamente caro contratar o jogador por estes moldes.

É muito mais vantajoso juntar GPs e Coins para utilizar os empresários e contar com a sorte de ganhar um jogador de alto nível. Vale salientar que há, inclusive, empresários para uma posição específica, o que já aumenta suas chances de aquisição.

PES 2019 - myClub - Leilões

Simule partidas

Caso você esteja em de bobeira e não queira jogar em determinado momento, vale a pena utilizar o Ranking(SIM). Neste modo de jogo o seu time enfrentará a CPU sem precisar de sua intervenção, dando-lhe preciosas GPs ao término de cada partida.

PES 2019 - myClub - Ranking SIM

Jogue partidas ranqueadas

Quando os desafios (Novidades) semanais acabam, uma boa forma de ganhar GPs e outros itens é jogando partidas ranqueadas online. Com exceção dos desafios, este é o modo que dá maiores recompensas aos vencedores das partidas.

Economize na renovação de contratos

Quanto melhor o jogador do seu elenco, mais cara será a renovação do seu contrato. Por isso, caso você tenha itens bônus de renovação, guarde-os para os melhores jogadores e gaste GPs apenas com renovação de jogadores mais baratos.

PES 2019 - myClub - Vale de Renovação

Jogue um pouco fora do myClub para ganhar bastante GPs

Praticamente tudo que você faz no PES 2019 lhe confere GPs: desde a primeira vez que determinada ação é feita dentro do campo (cabeça, drible, escanteio, etc) ou que algum modo de jogo (Liga Master, Divisões Online, etc) é utilizado. Cada troféu de ouro nos Treinos de Habilidade rende 600 GP. Enfim, explore o PES 2019 o máximo possível e aumente seu caixa consideravelmente.

PES 2019 - Treino de Habilidade

E vocês, o que acharam das nossas dicas? Há outras dicas que vocês acham bacanas? Compartilhem com a gente!