O PS4 recebeu no início de março o update 5.50 que, entre diversas funcionalidades, possibilita melhorias na gestão de contas familiares, adição de temas customizados e supersampling.

Mas a atualização vai um pouco além e conta com alguns truques que nem todos os jogadores chegaram a experimentar em sua totalidade. Por isso, a companhia japonesa listou 11 recursos ‘escondidos’ do update. Acompanhe:

Biblioteca Otimizada

A Biblioteca foi redesenha para facilitar a pesquisa de conteúdos. Na esquerda ficam opções para você saber o que está instalado.

  • A PS Plus agora tem sua própria categoria que lista todos os jogos resgatados com sua assinatura.
  • A guia ‘Comprado’ foi dividida em duas partes para separar os títulos já instalados daqueles que não estão.
  • A funcionalidade de pesquisa agora permite filtrar os resultados por categoria.
  • Aplicativos indesejados ou obsoletos agora podem ser ocultados na guia ‘Comprado’.

Notificações

Agora é possível excluir, permanentemente, os avisos de notificações indesejadas. Mas lembre-se: a exclusão é ‘para sempre’.

Lista Personalizada de Amigos

Se você tem um grupinho de amigos que joga constantemente um determinado jogo, uma boa ideia é organiza-los em uma categoria. Esta mesma categoria agora pode ser gerida através do Menu Rápido.

Galeria de Captura Melhorada

Pressionando o botão OPTIONS é possível acessar mais facilmente opções na Galeria de Captura.

Live From PlayStation

A opção de ‘AO VIVO no PlayStation’ também foi ajustada. Agora as ‘Tendências’ exibem as principais exibições, em tempo real, do momento.

Miniaturas Personalizadas para Grupos

Os grupos agora permitem a adição de miniaturas personalizadas através de um dispositivo USB.

Para tanto:

  • Via PC, crie uma pasta chamada “IMAGES” no diretório superior do dispositivo de armazenamento USB.
  • Insira suas imagens favoritas na pasta no formato .JPG ou .PNG. Lembre-se de não exceder as resoluções de 1920 × 1080 no PS4 e 3840 × 2160 no PS4 Pro.
  • Conecte o USB ao seu console, selecione o grupo para o qual deseja personalizar a miniatura e clique em “Group Settings”.
  • Use os analógicos para cortar a parte da imagem que você deseja exibir e confirme.

Logotipo Personalizado para Equipe

Também é possível personalizar o logotipo da sua equipe com uma imagem carregada a partir de um dispositivo USB. O procedimento é o mesmo do anterior. Na página da sua equipe, selecione “editar perfil da equipe”.

Melhorias em Eventos

A seção de Eventos também foi aprimorada. Enviar mensagens, gerenciar participantes e capturas de tela ficou mais fácil. Também foram adicionadas opções de filtros para distinção de torneios.

Navegação Rápida

Agora é possível navegar entre os aplicativos pressionando os botões L1 e R1. Uma navegação bem mais rápida e prática.

PlayStation Music no Menu Rápido

O Menu Rápido agora conta com um atalho para controlar o volume das músicas de fundo reproduzidas pelo Spotify. Outra boa funcionalidade é que o PS4 pode ser ligado através do App do Spotify de um dispositivo móvel. Basta realizar os ajustes no menu de configurações.

Músicas de Fundo no PS Now

Esta última, infelizmente, não é tão útil para nós brasileiros, já que o serviço PS Now não está disponível por aqui. De toda forma, agora é possível ouvir músicas de fundo enquanto se usa o serviço.

Aproveite para nos contar: o que você está achando do update 5.50? Faltou algum recurso que você desejava muito?