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12 shooters que fizeram nossa alegria em 30 anos (Parte 2)

por Charles Paim
12 shooters que fizeram nossa alegria em 30 anos (Parte 2)

Após o nosso primeiro artigo, notamos que nossos leitores sentiram falta de vários Shooters consagrados que não estavam presentes. Antes mesmo de escrevê-lo, já sabíamos previamente que apenas um artigo não seria o suficiente para mostrar para vocês todos os jogos de navinha que já nos trouxeram tanto emoção ao longo dos anos. Por isso, trazemos para vocês mais 12 jogos para relembrar os velhos tempos.

Shooters nunca ficam velhos

Astebreed - Gameplay
Astebreed representa muito bem os Shooters no Playstation 4.

Talvez o mais impressionante dos Shooters seja sempre a vontade de relembrar os velhos tempos e tirar aquele jogo empoeirado da prateleira e voltar a dar uns tiros. Torcemos de forma constante que esta categoria seja mais lembrada pelos desenvolvedores. Proporcionalmente, o PlayStation 4 ultrapassou sua versão anterior, então há uma luz no fim do túnel.

Xevious

Este provavelmente foi um dos primeiros Shooters a utilizar dois botões de ação: um para tiros que acertavam os inimigos aéreos e outro para soltar uma bomba para inimigos terrestres. Tinha bons efeitos sonoros e gráficos para a época e um bom nível de desafio. Foi lançado para os Arcades e para o NES.

Exerion

Este aqui trouxe uma inovação interessante: à medida que se acertava inimigos com o tiro normal, ganhava-se um estoque de tiros rápidos e limitados, que eram utilizados nos momentos mais duros. Haviam naves inimigas enormes que precisavam de muitos tiros para serem abatidas. Também trazia fases de bônus para incrementar a pontuação.

Defender

Clássico do Atari. Uma quantidade cada vez maior de inimigos surgia, e o jogo ficava gradativamente mais difícil. A inovação trazida por Defender foi um mapa que permitia acompanhar a aproximação das naves inimigas, além de ser possível deslocar a nave tanto da esquerda para a direita, como vice-versa.

Seaquest

Excelente jogo, cuja missão era pilotar um submarino e resgatar seis mergulhadores para passar para fases progressivamente mais difíceis. Era necessário correr contra o tempo, pois o oxigênio era limitado, caso estivesse próximo do fim, era necessário subir à superfície e recarregá-lo, o que custava um mergulhador resgatado.

Senhor das Trevas

Conhecido como Attach of the Time Lord nos EUA, provavelmente foi o primeiro Shooter de muitos jogadores brasileiros. Foi lançado para o Phillips Odyssey, um dos primeiros consoles brasileiros. Era possível deslocar a nave apenas horizontalmente e os inimigos atacavam em hordas, sendo que muitos deles atacavam pelo chão se não fossem destruídos a tempo. Para piorar as coisas, somente havia uma vida disponível, sem continues. Vale salientar que praticamente todos os jogos do Odyssey eram nestes moldes.

Einhander

Jogo de nave horizontal da Squaresoft, considerado por muitos fãs como o melhor do PSOne. Possui gráficos vetoriais (algo que era moda na época) bastante convincentes e dificuldade bastante desafiadora. Os efeitos sonoros também são muito bons.

Ikaruga

Venerado pelos fãs, Ikaruga oferece altas doses de desafio e tem uma curva de aprendizado complicada mesmo para os mais experientes. Durante a partida, sua nave pode ser alternada entre duas polaridades, que você escolhe baseado na cor dos projéteis que te atacam. Por exemplo, se sua nave está com a polaridade de cor vermelha e os projéteis desta mesma cor a atingem, os tiros são absorvidos e vai-se acumulando uma barra de energia, que te permite soltar tiros mais fortes. Tem versões para PC, Sega Dreamcast e Nintendo Game Cube.

Prehistoric Isle

A mesma SNK que muita gente conheceu jogando pérolas como King of Fighters e Fatal Fury, também já deu sua contribuição para o mundo dos Shooters. Prehistoric Isle é um jogo sensacional em todos os aspectos: gráficos, efeitos sonoros, jogabilidade e desafio. Além disso, ainda permite modo cooperativo.Chegou a ganhar uma continuação, mas que não repercutiu tanto.

Truxton

Este aqui foi o primeiro Shooter de muitos donos do Sega Mega Drive (também conhecido como Sega Genesis nos EUA). Possui ação vertical e tinha gráficos e efeitos sonoros acima da média para a época. A única lacuna era não possuir modo cooperativo.

Hellfire

Lançado inicialmente nos arcades (posteriormente teve uma conversão com qualidade muito inferior para o Sega Mega Drive), possuía modo cooperativo e tinha um recurso bem interessante, que era poder alternar a direção do tiro (dianteira, traseira, vertical e diagonais) o tempo todo, sem necessidade de power-ups, que eram utilizados apenas para melhora dos tiros. A dificuldade deste jogo era insana, era uma missão quase impossível completá-lo sem a utilização de continues.

Resogun

Este foi o primeiro jogo grátis do PlayStation 4, oferecido para os assinantes da PSN Plus, é um jogo sensacional e, sem dúvidas, um grande representante dos Shooters. Utiliza com maestria os recursos gráficos do PS4, tem grande jogabilidade e modo cooperativo. Uma curiosidade é que o Defender que citamos anteriormente foi a fonte de inspiração dos desenvolvedores. E para quem não sabe, o criador do Defender e os criadores do Resogun estão trabalhando juntos em um projeto inédito. Estamos ansiosos pelo resultado!

Aqua Kitty

Outro jogo do PlayStation 4, é uma mistura competente de Shooter e Tower Defense (estilo de jogo que você tem que proteger algo que seus inimigos tentam o tempo todo destruir) e que notamos influências de Seaquest e Defender. Mais uma vez o modo cooperativo está presente. E extremamente divertido e de baixo custo.

E vocês? Provavelmente ainda tem muitos outros shooters que gostariam de ver nesta lista não é mesmo? Compartilhem com a gente 🙂

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