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5 curiosidades bacanas do mundo dos games (Parte 2)

por Charles Paim
5 curiosidades bacanas do mundo dos games (Parte 2)

Na segunda parte de nossa série de curiosidades bacanas do mundo dos games, apresentamos para vocês a origem de mais cinco aspectos que foram inovadores na sua época e entenda melhor os ingredientes que formam as receitas de sucesso dos seus jogos favoritos.

Mas antes que você comece a degustar estes exemplos, sugerimos que você veja primeiro a Parte 1 deste especial.

Confira:

Agora sim, veja:

Barra de vida

Todo mundo sabe o quanto é duro ser atingido uma única vez e perder uma vida preciosa. Em 1984, a Namco tornou a vida dos jogadores mais fácil com o Dragon Buster, o primeiro jogo a ter barra de vida. Era um jogo de plataforma, no qual um bravo cavaleiro, com sua poderosa espada, enfrentava inúmeros inimigos, e tinha como missão resgatar a inocente princesa (este é um dos roteiros mais recorrentes do mundo dos games).

Código secreto

Quem nunca ficou feliz ao inserir algum código secreto e ganhar, por exemplo, algumas vidas adicionais para conseguir finalizar aquele jogo mais difícil? Em 1986, ao portar para o NES um sucesso dos arcades chamado Gradius, a Konami fez a estréia do mais famoso código secreto (conhecido também como “Konami Code”) da história dos video-games, o qual era inserido na tela de apresentação do jogo com os seguintes comandos: cima, cima, baixo, baixo, esquerda,direita, esquerda, direita, B, A. Usando este código, ao iniciar o jogo, o número de vidas era mudado de três para trinta, tornando a missão muito mais fácil.

Super meter

Quem, atualmente, consegue imaginar jogos de luta como Street Fighter e Mortal Kombat, sem aquele barra adicional no canto inferior da tela, que vai enchendo aos poucos, e que te dá poderes extras (como EX Moves, X-Ray Moves, etc) ? Em 1993, a SNK teve a excelente ideia de trazer uma super meter pela primeira vez no, até então desconhecido, Samurai Shodown, À medida que sofria golpes do adversário, a barra ia enchendo aos poucos, e uma vez cheia, fazia com que seus ataques fossem mais poderosos, permitindo que rounds considerados perdidos, pudessem ser revertidos.

Easter egg

Todo bom jogador sabe o quanto é bacana encontrar um easter egg sutil dentro de um jogo, que nada mais é que algum elemento encaixado no jogo, propositalmente pelos desenvolvedores, e que pode nos trazer, por exemplo, uma referência a outro jogo, mostrar alguma tipo de informação inesperada, entre outros. Um jogo chamado Adventure, lançado para o console Atari 2600, trouxe o primeiro easter egg da história dos games: havia uma surpresa escondida, na qual era exibido o nome do criador do jogo, um programador chamado Warren Robinett (sim, naquela época tínhamos jogados criados do início ao fim por apenas uma pessoa).

Sangue

Antes do sangrento Mortal Kombat surgir nos arcades e atingir o sucesso estrondoso que todos conhecemos, em 1986 um jogo de arcade chamado Chiller foi lançado, e este foi o primeiro jogo da história a jorrar sangue na tela. Com uma pistola, o jogador deveria atingir vários prisioneiros espalhados em aparelhos de tortura, tudo isso com um tempo limitado. Infelizmente, o jogo tinha uma qualidade duvidosa, mas o seu pioneirismo foi essencial para o surgimento futuro de vários jogos nos quais o sangue foi o responsável por elevar o realismo dos games para outro nível.

E vocês, já conheciam estas curiosidades? Conhecem outras que também sejam bacanas? Compartilhem com a gente! 🙂

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