O PlayStation 4 pode ser configurado de variadas formas afim de deixá-lo mais personalizado e moldado de acordo com as necessidades de cada usuário, entretanto algumas delas são pouco exploradas, fazendo com que o videogame fique subutilizado.

Economia de energia, downloads automáticos, uploads para o armazenamento online são alguns dos benefícios que podem ser usufruídos atribuindo algumas configurações simples. Separamos e explicamos seis importantes configurações que você pode aplicar no seu console.

1 – Configurações de economia de energia

Esta configuração é uma importante aliada no momento de economizar energia. Nela, é possível determinar que o PS4 desligue sozinho após um tempo de inatividade. Ideal para aqueles que gostam de dormir assistindo um filme ou vídeo.

A mesma configuração também pode ser aplicada no DualShock 4, colaborando para que a bateria deste dure um pouco mais.

Para personalizar estas configurações, basta acessar o menu [Configurações] > [Configurações de economia de energia]

Configurações economia de energia

2 – Upload automático dos dados salvos no armazenamento online

Guardar os dados dos jogos (saves) em um outro local é uma questão de segurança. Se houver algum problema no console, os progressos podem ser recuperados posteriormente.

Uma opção prática e inteligente é o armazenamento online, que dispõe de 10 GB nos servidores da Sony (somente para assinantes do serviço PlayStation Plus). Porém, raramente nos lembramos de atualizar os dados manualmente.

A alternativa para manter os dados sempre atualizados no armazenamento online é configurar para que o upload aconteça de forma automática. Para configurar esta opção basta acessar:

[Configurações] > [Gerenciamento de dados salvos do aplicativo] > [Upload automático] e habilitar a configuração.

Recursos do PS4 - Upload automático de dados

Nesta tela, ainda existe a forma de escolher quais aplicativos deseja atualizar automaticamente.

3 – Notificações

No console de oitava geração da Sony, os jogadores podem ser notificados de diversos eventos: início-término de downloads, parties, mensagens, etc.

O mais importante é que existe a possibilidade de se configurar quais notificações podem aparecer na tela.

Para acessar e escolher os acontecimentos que gerarão notificações no PlayStation 4, basta acessar o menu: [Configurações] > [Notificações] e escolher entre as opções disponíveis, marcando as que deseja manter habilitadas.

Configurações de Notificação

4 – Configurações de privacidade

Para os mais discretos que não apreciam ter suas atividades e troféus divulgados para todos, basta alterar as configurações de privacidade do console, onde podem ser restringidas a exibição das atividades, jogos, troféus, amizades e outras para amigos, amigos de amigos, público ou privado.

As configurações podem ser acessadas no menu: [Configurações] > [PlayStation Network Gerenciamento de Conta] > [Configurações de privacidade]

Configurações privacidade

5 – Ativar como seu PS4 principal

Uma das configurações prioritárias e essenciais para os donos de PlayStation 4. Há vários benefícios em ter a conta definida como principal no PlaysTation 4, como outros usuários usufruírem dos aplicativos e de alguns benefícios da PlayStation Plus caso ativa no perfil primário, baixar automaticamente conteúdos de pré-venda, utilizar acesso remoto, etc.

Defina a conta como principal, acessando o menu: Configurações] > [PlayStation Network Gerenciamento de Conta] > [Ativar como seu PS4 principal]

Ativar PS4 Principal

Para saber mais sobre os benefícios, as restrições e todos os detalhes de conta principal no PlayStation 4, temos uma matéria completa:

6 – Conexão com o PlayStation App

O PlayStation App oferece várias praticidades quando conectado ao PlayStation 4. Uma delas é a opção de segunda tela, com vários recursos como controlar a tela principal, utilizar o teclado para facilitar a digitação de mensagens de texto, e até ligar o PS4 ou colocá-lo em modo repouso.

Configurações PlayStation App

Para conhecer mais sobre o PlayStation App, acesse:

Estas são algumas das configurações mais importantes e imprescindíveis de serem aplicadas no PlayStation 4. E você, também conhece outras não muito populares que considera importante? Compartilhe conosco nos comentários!